O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), oferta 120 vagas para os cursos de Montador e Reparador de Redes de Computadores e Instalador e Reparador de Rede de Computadores. As inscrições estão abertas e só podem ser realizadas na sede da SDS (Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista), no período das 8 às 12 horas.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve ser maior de 18 anos e comparecer ao local portando os documentos originais de identificação. As aulas terão início no dia 14 de outubro e irão até o dia 15 de janeiro de 2014. Os alunos, que frequentam assiduamente as aulas,receberão uma bolsa-auxílio de R$ 8,00 diários para despesas com transporte e lanche, disponibilizados a cada 15 dias.

De acordo com o titular da SDS Jamil Ocké, é objetivo do município ampliar a oferta de cursos no próximo ano, em parceria com o programa, possibilitando mais qualificação aos cidadãos ilheenses.  “A nossa pretensão é criar em 2014, mil vagas nos cursos do Pronatec, para que adolescentes, jovens e adultos do nosso município possam obter uma melhor qualificação para ingressar no mercado de trabalho”.

O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 e tem como objetivo principal oferecer oito milhões de vagas para cursos profissionalizantes, com prioridade, para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego.