Sob os gritos: “respeito aos animais, crueldade nunca mais”, ativistas saíram, na manhã deste domingo (18), em passeata, do Campo Grande, em Salvador, até a Praça Municipal para pedir aumento das penas para crimes contra animais no novo Código Penal.

A ação faz parte do Movimento Crueldade Nunca Mais, mobilização nacional simultânea que contou com 166 municípios brasileiros mais a cidade de Nova Iorque, nos EUA. Na Bahia, Protetores de animais também foram às ruas em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Porto Seguro.

A vereadora Ana Rita Tavares (PV), eleita com a bandeira de defesa dos animais, acompanhou o enorme grupo e empunhou faixas com frases de protesto. “Nosso gabinete vem funcionando como delegacia. Todos os dias recebemos mais de 50 ligações, entre elas, várias denúncias de maus-tratos contra animais”, relata a edil. ”Minha sugestão para a reforma do código penal é o aumento da pena + multa e inclusão obrigatória do agressor em programa de educação e sensibilização.”

Também entre os ativistas, estava a cadela Miguinha, resgatada das ruas por Rosemary Oliveira, após receber uma pedrada. “Ela estava magra e ferida, agora está comigo e não será mais agredida por ninguém”, lembra a protetora.