O artista plástico Rildo Foge finalizou nesta sexta-feira (08) a intervenção urbana “Por uma Ilhéus mais Viva”. Utilizando a técnica do grafite, ele retratou cenas das décadas de 1920 e 30, tempos áureos da lavoura cacaueira. Ao todo, foram oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados, autorizados pelos seus proprietários ou responsáveis. A maioria está no Centro Histórico e pontos turísticos da cidade. E, para orientar o público, foram impressos folhetos informativos com fotos e localização das obras de arte urbana.

A intervenção urbana “Por uma Ilhéus mais Viva” foi patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), através do edital do Calendário das Artes. A iniciativa ainda contou com apoio do Teatro Popular de Ilhéus. Esta não é a primeira vez que Rildo Foge homenageia a cidade com sua arte. Antes, com recursos próprios e sem qualquer tipo de financiamento, ele embelezou diversos locais com painéis em grafite.

Para Rildo Foge, o grafite é uma expressão urbana de notoriedade crescente e, cada vez mais, vem sendo valorizada e reconhecida como arte. Em seus oito painéis, ele retratou cenas bucólicas dos tempos em que Ilhéus vivenciou o apogeu do cacau e despertou para o mundo.