Uma das ações da Federação Internacional do Diabetes e da Sociedade Brasileira de Diabetes é a realização da Sexta Azul, iniciativa que tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da população para a importância da prevenção do diabetes. Em Itabuna, a Sexta Azul, que começou no mês de julho, faz parte dos eventos que antecedem o Mutirão do Diabético, que em 2013 será realizado no mês de novembro.

De acordo com o Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna, o objetivo da campanha é espalhar o circulo azul, símbolo mundial do diabetes, pela internet e  incentivar as pessoas a vestirem azul na sexta-feira.  “Além disso, estamos incentivando as pessoas a usarem a logomarca do Dia Mundial do Diabetes a da Sexta Azul em seus perfis na internet às sextas feiras”, afirma o Dr. Rafael, destacando o papel nas redes sociais na prevenção do diabetes, uma das doenças que mais incapacitam e provocam mortes em todo o mundo.

Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), o Hospital do Mutirão do Diabético de Itabuna é considerado o maior evento do gênero em todo o Brasil, Em 2012, foram cerca  de 12 mil atendimentos, entre exames, tratamento médico-oftalmológico e ações de prevenção.