Jaques Wagner e Moreira Franco

O governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, se reuniram, na manhã desta segunda-feira (01/07), com o ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, em Brasília, para agilizar o processo da reforma e construção de uma segunda pista de vôo do Aeroporto de Salvador, bem como tratar das pendências ainda existentes para a construção dos aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e de Feira de Santana.

As obras propostas para o Aeroporto de Salvador – incluindo uma nova torre de controle, segunda pista de vôos, reforma e adequação de pátios e terminal de passageiros, contam com o apoio do ministro Moreira Franco, mas o governador Wagner pediu mais agilidade na execução das obras. A nova pista para o aeroporto da capital baiana terá distanciamento da pista atual em 1.160m. A construção irá permitir operações simultâneas de vôos bem como o aumento da capacidade de operação, com maior segurança. A nova pista também trará facilidade na manutenção do sistema de pistas e a ampliação da vida útil do aeroporto.

Sobre a construção do novo aeroporto de Ilhéus, o ministro Moreira Franco considerou a possibilidade de conceder uma delegação ao governo da Bahia para tratar da transferência do aeroporto de Ilhéus para o novo sítio junto à CEPLAC. O novo aeroporto terá duas pistas de 3 mil metros.

“Fizemos uma radiografia das pendências para a construção dos novos aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e Feira de Santana, além da construção da segunda pista do aeroporto de Salvador, muito necessária para a Copa de 2014”, afirmou Wagner. “Estamos fazendo nosso dever de casa com eficiencia e rapidez”, concluiu.