O 3º Festival de Natação do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da Fundação José Silveira, reunirá no próximo sábado, a partir das 9h, desportistas de diferentes idades. Crianças, jovens e adultos portadores de deficiências vão participar de provas a nado nos estilos crow, peito e costas. “O evento tem a proposta de incentivar e valorizar o paradesporto e propiciar uma série de benefícios, como a inclusão social, o exercício da cidadania, o lazer e a melhoria das condições físicas e da autoestima dos participantes”, afirma o coordenador de pós-reabilitação e do Programa Vida Saudável do IBR, Danilo Haun.

O Festival acontecerá no Complexo Aquático do Centro Poliesportivo do IBR, que dispõe de duas piscinas para as turmas de natação e hidroginástica. A estrutura voltada à prática esportiva também conta com uma quadra para esportes adaptados. Além da proposta terapêutica, o objetivo é estimular a formação de paraatletas.

Para marcar a importância dessa iniciativa, estão confirmadas as presenças de dirigentes e técnicos do IBR, representantes de entidades governamentais de fomento à prática esportiva e órgãos de classe, como o Conselho Regional de Educação Física. O campeonato será prestigiado, ainda, pela paraatleta e nadadora medalhista nas Olimpíadas de Pequim, Verônica Almeida, madrinha do trabalho de aquaterapia desenvolvido no IBR.