A presidente Dilma Rousseff ocupou mais de 11 minutos em cadeia nacional de televisão para anunciar o fim da cobrança de impostos federais em produtos da cesta básica. Com a decisão, o governo espera queda de 9,25% a 12,5% no preço final dos produtos.

A desoneração incide sobre produtos como carnes bovina e suína, aves e peixes, feijão, arroz, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas e legumes. Também foram incluídos neste grupo, sabonete, papel higiênico e pasta de dente.
A presidente brasileira também aproveitou para mandar recado – duro – contra homens que agridem mulheres, fechando o discurso em cadeia nacional:
– Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem.

Confira vídeo com a íntegra do discurso da presidente, que destacou o Dia da Mulher.