Durante sessão na Câmara dos Deputados, o deputado federal Geraldo Simões (PT), destacou a iniciativa do Governo Federal por abrir-se à negociação com os trabalhadores portuários, setor considerado por ele como de trabalhadores com uma grande história de lutas memoráveis.

“Prevaleceu o bom senso entre as partes. O Governo aceitou debater o problema das contratações dos trabalhadores, e estes suspenderam as greves previstas”, frisou.

E completou: “Assim como se abriu à discussão com os sindicalistas, o Governo deve abrir-se para o debate com todos os interessados, incluindo os concessionários dos Portos Públicos, que fizeram e têm programados grandes investimentos para o setor”.

Na oportunidade, o parlamentar informou que na semana seguinte a Comissão Mista do Congresso Nacional que examinará a MP 595/2012 retomará os trabalhos e “estudaremos a melhor forma de atender a necessidade de modernização da infraestrutura portuária, resguardando as conquistas dos trabalhadores, preservando os interesses nacionais, respeitando os contratos vigentes e buscando a melhor solução para todos, pautando nossas propostas pela tradição de nosso partido”.