Foi inaugurada, nesta segunda-feira (28), em Porto Seguro, com  presença do governador Jaques Wagner,  a 12ª Base Comunitária de Segurança da Bahia, quarta no interior do estado. Montada com a mesma estrutura das outras já em funcionamento, terá 80 policiais patrulhando ostensivamente o bairro do Baianão, localidade escolhida levando em consideração os índices de violência. Doze viaturas (quatro automóveis e oito motocicletas) darão o suporte para a realização de diligências e abordagens e dez câmeras, instaladas em pontos estratégicos, servirão como ‘olhos da polícia’.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, houve diminuição média de 50% dos crimes de homicídios onde as bases já foram instaladas, números superiores a outras regiões onde há polícia comunitária no Brasil.

O objetivo do Pacto pela Vida e da implantação das bases comunitárias de segurança é fazer com que novas lideranças do tráfico não tenham condições de se impor sobre as comunidades mais carentes. “Não adianta todas as prisões que a Secretaria da Segurança Pública vem fazendo destes líderes do narcotráfico se o território não estiver ocupado pela polícia. Nós entramos com a polícia e com a segurança para que outras ações sejam executadas a partir deste processo, evitando que os jovens sejam aliciados pelos traficantes”, explicou Barbosa.

Centro Integrado de Comunicação

Também em Porto Seguro foi inaugurado o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que reúne os sistemas das polícias Civil, Militar e Técnica e do Corpo de Bombeiros em Porto Seguro, sul da Bahia. O Cicom atenderá Porto Seguro e mais sete cidades (Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim). Ali trabalharão 24 policiais, entre militares, civis e bombeiros, além de 14 atendentes.

O Centro funcionará com uma central telefônica, quatro câmeras fixas e 11 computadores. O contato com as unidades policiais naqueles municípios será feito através de 93 rádios (50 instalados nas viaturas, 25 portáteis e 18 dispostos em estruturas fixas das polícias, como delegacias, batalhões, companhias, dentre outras).