O governador Jaques Wagner recebe, amanhã (29), na Governadoria, o vice-presidente da empresa chinesa Foton, Li Xingxing, para apresentação do cronograma relativo a implementação do projeto da fábrica de veículos em Camaçari. O entendimento com o governo baiano avançou a partir da viagem do governador Wagner à China, este mês, onde se reuniu com os principais executivos e visitou a unidade fabril da companhia naquele país. O governador lembrou que a Bahia é o Estado que mais tem concentrado investimentos chineses nos últimos anos.  “A atração de um grupo empresarial baseado no outro lado do mundo”, disse Wagner, “exige um trabalho muito grande de convencimento; afinal, o mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar”, ressaltou.

Em setembro passado, a Foton Motors do Brasil, representante da empresa chinesa, assinou o protocolo de intenções com o governo da Bahia para a construção de uma unidade fabril em Camaçari. O investimento inicial previsto nesta fábrica, em Camaçari, que será erguida em uma área de 1 milhão de metros quadrados, é de US$ 300 milhões e prevê, inicialmente, a operação em duas linhas de produção paralelas para a  fabricação de dois modelos de veículos comerciais que serão lançados no mercado. A previsão é  que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos anualmente 30 mil veículos comerciais até 2017. A fábrica irá gerar, nesse período, mil empregos diretos e seis mil indiretos.

Com sede em Beijing, na China, a Foton é a maior produtora de veículos comerciais e pesados do mundo, com uma produção anual superior a 700 mil veículos. Com diversas fábricas em todo mundo, a Foton emprega hoje mais de 26 mil pessoas.