O governador Jaques Wagner embarca para a China na madrugada desta segunda-feira, dia 14, em missão oficial para a atração de investimentos nos setores automotivos de petróleo e gás. Os destinos serão Beijing, Xian e Aoji. Acompanham o governador na viagem de negócios o secretário James Correia, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, o secretário José Sérgio Gabrielli, da Secretaria do Planejamento, e Reub Celestino, coordenador do Grupo Executivo da Indústria Automotiva da SICM.

O primeiro compromisso do governador naquele país, às 16 horas do dia 15, terça-feira, será uma reunião com a diretoria da China CNR Corporation Limited, quando tratará do metrô de Salvador e da implantação de fábrica de produção de trens e equipamentos ferroviários.

Já na quarta-feira (16), Wagner se reúne com os executivos de uma montadora automotiva para discutir a possibilidade de atração da empresa para a produção de veículos de passeio na Bahia. Logo depois, faz uma visita às instalações da fábrica. Ainda na quarta, o governador segue para a cidade de Xian, onde, na quinta (17), mantém encontro de negócios com a diretoria da Baoji Petroleum, seguida de visita à fábrica.

Ainda na quinta-feira, o governador Wagner embarca para Beijing. Nesta cidade chinesa, na sexta-feira (18), terá reunião com a diretoria da China National Petroleum Corporation, onde assinará um Memorando de Entendimentos entre o Governo da Bahia e a CNPC, ratificando as intenções da empresa de acelerar seus investimentos na Bahia na produção de equipamentos de perfuração de petróleo e de exploração de petróleo e gás no Brasil, prioritariamente na Bahia.

Na segunda-feira (21), o governador faz uma visita à sede da Foton Motors e se reúne com a diretoria da empresa, que já manifestou interesse em instalar uma unidade automotiva na Bahia. Ele retorna a Salvador no próximo dia 22 (terça-feira).