O Espaço Cultural Rota do Cacau, em Ilhéus, realiza de 10 de 30 de janeiro a exposição “Os 5 irmãos de Nacib”, com desenhos e instalações  do alemão  Thillo Scheuernann. A exposição vai narrar a saga de Nacib, o árabe-ilheense celebrizado por Jorge Amado no romance  Gabriela Cravo e Canela, e de seus cinco hipotéticos irmãos, todos eles migrantes ou imigrantes.

Os desenhos e instalações retratam a esperança das pessoas que no início do século passado em busca da Terra Prometida, simbolizada pelo cacau, chegaram ao Sul da Bahia e fincaram raízes na região. “Nacib e seus cinco irmãos representam os sonhos, ilusões e desilusões de  pessoas que, independente de suas origens, tem em comum a paixão por Ilhéus”, explica a portuguesa/ilheense Ana Merello, que coordena o Espaço Rota do Cacau, com o apoio da francesa Danielle Muller.

“Essa é uma alegoria que vale para os tempos atuais, onde ainda impera o espírito apreendedor dos tempos do cacau, hoje voltados para outras oportunidades, mas sempre movidos pela ligação com essa terra mágica”, afirma Ana Merello.

O Espaço Cultural Rota do Cacau está localizado no Edificio Vesuvio, 1º. Andar, ao lado a Catedral de São Sebastião, e pode ser disponibilizado para espetáculos de dança,  música, exposições de arte e exibição de filmes.