Com uma história pessoal e profissional de superação, talento e sucesso, a atriz e empresária Ilheense Janete Lainha vai disputar a final estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ela integra o seleto grupo de 24 mulheres baianas, escolhidas entre 475 empreendedoras inscritas na premiação. O evento, no dia 22 de novembro, em Salvador, vai anunciar as vencedoras em três categorias: Pequenos Negócios, Negócios Coletivos e Empreendedor Individual. As escolhidas representarão a Bahia na etapa nacional.

Com a indicação, a atriz terá sua trajetória reconhecida não só nos palcos regionais, mas também na cena empresarial, inspirando outras empreendedoras a contar suas histórias de vida.  “A classificação de Janete Lainha é uma demonstração da capacidade da mulher sulbaiana. A partir de agora, outras podem despertar para a importância de comunicar suas conquistas”, destaca a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae, em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Motivação e Parceria

Dona de um invejável acervo pessoal de figurinos para teatro, construído ao longo de 25 anos de carreira, a atriz Janete Lainha, aos poucos despertou para a possibilidade de montar um negócio próprio que hoje é modelo na região. A empresa Casa Camarim Arte e Cultura, aberta há cerca de seis anos, tem uma loja no Calçadão Jorge Amado, no centro de Ilhéus, com 4.3 mil itens em exposição para aluguel de fantasias e roupas para festas.

Contando com a parceria do Sebrae na sugestão de soluções empresarias, ela sempre prezou pela qualidade de gestão do negócio, profissionalizando sua atuação no mercado. “O Sebrae é nosso apoio. Hoje temos sistema informatizado com software que auxilia na gestão, sistema de câmeras para maior segurança, estilista, vitrinista, catálogos, organização das roupas, além de atentar para o bom relacionamento com o cliente”, explica.

Sonhos e Futuro

Para a artista de personalidade dinâmica e realizadora, a paixão pelo negócio foi alimentada pelo amor à arte. “Com minhas fantasias, mais pessoas sobem aos palcos e valorizam a cultura da região. Por esse ideal, muitas vezes andei na corda bamba, chorei e sorri, como os palhaços, e usei a coragem de um atirador de facas, mirando no foco, especializando, fazendo parcerias, pensando coletivamente, criando meu diferencial”, relembra.

Revisitando o passado, ela diz que a vocação artística foi despertada ainda na infância: “Com sete anos eu já sabia o significado da expressão ‘Respeitável Público!’. Com ela, aprendi que sonhos impulsionam a vida”, revela. Para o futuro, Janete Lainha quer concretizar o sonho de expandir o negócio, abrindo mais lojas em Ilhéus e região, para atender a um público cada vez maior, levando também fantasia e alegria para crianças e adultos de áreas mais carentes.