Eduardo Salles com produtores rurais (foto: Eckel Junior)

Reuniões com pescadores das colônias de pesca do município de Maraú, com a comunidade indígena Pataxó Hã Hã Hãe, na aldeia Nova Vida, em Camamu, e um grande encontro em Valença, com centenas de agricultores de 11 municípios do Baixo Sul da Bahia, marcaram nesta segunda-feira (12) a 29ª Seagri Itinerante. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado pelos superintendentes, coordenadores, diretores e presidentes dos órgãos vinculados à Seagri, discutiram os problemas das cadeias produtivas do guaraná, palmito, mandioca, cacau, seringa, dendê, aquicultura e pesca, buscando em conjunto com eles as possíveis soluções.

Lembrando que o mês de novembro é o período das emendas parlamentares, Salles apresentou aos líderes, presidentes de associações, cooperativas e colônias de pesca o portfólio elaborado pela Seagri, com 18 projetos estruturantes, sugerindo que os parlamentares que representam os municípios sejam solicitados a apresentar emendas orçamentárias, destinando recursos para a execução de projetos que atendam às necessidades dos agricultores.

A bordo de duas lanchas rápidas, a comitiva da Secretaria da Agricultura navegou pela Baía de Camamu até chegar ao povoado de Taipu de Dentro, no município de Maraú onde, in loco, o secretário comprovou uma das demandas dos pescadores da região. O atracadouro, construído em madeira, que necessita de recuperação ou substituição. Essa solicitação da comunidade será encaminhada à secretaria pertinente. Em um quiosque à beira da praia, a equipe da Seagri debateu as questões apresentadas por representantes das associações de pescadores e marisqueiras e colônias de pesca de toda região.

De acordo com Antonio César Paraíso Santiago (Tonton), presidente da Colônia Z-62, os cerca de 1.400 pescadores cadastrados praticam a pesca artesanal, utilizando ainda um sistema de mais de 200 anos, chamado “camboa”. “Nós precisamos renovar nossa frota e capacitar os trabalhadores”, disse ele. O diretor técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, apresentou alguns programas que foram incluídos no Portfólio elaborado pela Seagri, entre eles os de unidade modular de beneficiamento de pescado; Renovar, que substitui as canoas de madeira por barcos de fibra com motor de popa; cultivo de ostras, cultivo de algas para produção de sabonetes, e cultivo de tilápias e de beijupirá. Ainda durante esse mês, as lideranças dos pescadores vão se reunir para definir suas prioridades.

Pataxós

A recuperação da casa de farinha, principal ferramenta de subsistência das 14 famílias Pataxós Rã Rã Rãe, da Aldeia Nova Vida, em Camamu, foi uma das principais demandas da comunidade indígena. Eduardo Salles solicitou ao superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, estudar como atender. “Esse encontro com o secretário para nós é muito importante”, disseram o presidente da associação indígena, Valdeir de Jesus, e o chefe da aldeia, Dermeval Oliveira, que relataram as dificuldades que enfrentam. De acordo com eles, a tribo só tem recebido ajuda da Secretaria da Agricultura, através da gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

De acordo com Demerval, a liderança da tribo vai elaborar o planejamento para 2013 e encaminhar à Funai. Com relação a isso, o secretário Eduardo Salles prontificou-se a agendar audiência com o presidente da Funai, e solicitar atenção especial para a aldeia.

Após a reunião com os Pataxós, a equipe Seagri visitou as instalações da indústria agroflorestal Natuvalle, que produz palmito na fazenda Chefe Rosa, e acompanhou o processo de beneficiamento do palmito. A indústria gera 38 empregos diretos.

Valença

No prédio anexo à igreja matriz de Valença, o secretário Eduardo Salles reuniu-se com centenas de agricultores dos municípios de Valença, Taperoá, Camamu, Igrapiúna, Nilo Peçanha, Cairu, Ituberá, Maraú, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Piraí do Norte, debatendo com eles as demandas das cadeias produtivas do guaraná, palmito, mandioca, cacau, seringueira, dendê, aquicultura e pesca e fruticultura.

Questões relacionadas a agroindustrialização, regularização fundiária, assistência técnica e desenvolvimento da pesca, dentre outras, foram discutidas pelo secretário; superintendentes de Agricultura Familiar, Wilson Dias, e de Desenvolvimento da Agropecuária, Raimundo Sampaio; diretor de Agricultura da Seagri, Almeida Junior; coordenador de Desenvolvimento Agrário, Luis Anselmo; presidente da EBDA, Elionaldo Telles; diretor técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo.