hanna thame fisioterapia animal
bahiagas livros do thame

Médicos baianos discutem direito de morrer com dignidade

O Hospital da Sagrada Família celebra a passagem do Dia do Médico com a realização de uma palestra sobre um dos temas mais palpitantes da atualidade: o direito de morrer com dignidade e os aspectos bioéticos relacionados à morte. A palestra será às 20 horas, nesta quinta-feira (17 de outubro), no Hotel Vilamar, em Amaralina, com entrada franca. A abordagem do tema será feita pelo médico Waldo Robatto, professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da comissão técnica do Conselho Regional de Medicina (Cremeb) e autor do livro intitulado “Eutanásia: sim ou não?”.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou, em agosto último, a Resolução 1.995/12, que define critérios para que o paciente possa estabelecer com o seu médico os limites terapêuticos na fase terminal de vida. A medida é considerada um importante avanço, pois dá ao paciente o direito de se expressar se é favorável a submeter-se a tratamentos considerados invasivos ou dolorosos, em casos clínicos no estágio terminal.

Na argumentação do CFM, a Resolução assegura o respeito ao desejo do paciente, cumprindo-se a sua vontade nos casos em  que a utilização de meios artificiais para o prolongamento da vida não se justificam sob o ponto de vista bioético. O tema será amplamente discutido na palestra do Dr. Waldo Robatto, com detalhes sobre o chamado testamento vital, lei em vigor em países como Espanha, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Japão, avanço histórico introduzido agora no Brasil.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031