Superintendentes do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e gestores da Seagri se reuniram com o Secretário de Agricultura do Estado, o engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, para discutir os avanços das negociações para viabilização de crédito para os produtores da região do cacau.  Após 90 dias da reunião, realizada em Ilhéus, os bancos apresentaram os dados ao secretário afirmando que 1200 produtores da região estão aptos para receberem os créditos e mais 120 entregaram seus projetos e já foram contemplados.

O objetivo é buscar caminhos para destravar o crédito, criando condições para a expansão da cacauicultura e fortalecendo a economia nos municípios de Ilhéus e Gandu. Para Eduardo, a viabilização destes créditos será fundamental para resolver um dos principais entraves da região. “Nossos estudos mostram que três gargalos (crédito, assistência técnica e tecnologia) impedem ou atrapalham o desenvolvimento da agropecuária da região. Hoje focamos no destravamento do crédito”, explica Eduardo Salles.

Banco do Brasil e do Nordeste assumiram o compromisso de aprovar cerca de 1500 projetos para a região cacaueira, sendo que 500 exclusivos para a região de Ilhéus e os municípios vizinhos. Cada instituição ficou responsável por aprovar 750 projetos e estudar a possibilidade de também aumentar, de dois para três anos, o prazo para quitação dos financiamentos.

Para Eduardo Salles, a reunião serviu para que eles pudessem mostrar todo o apoio a agricultura e a região cacaueira. “Acho muito importante a presença de vocês aqui e considero esta reunião até como uma prestação de contas, pois percebo que vocês estão empenhados em nos ajudar a fortalecer a região cacaueira. Se em pouco tempo vocês conseguirão liberar estes créditos significa que temos a capacidade de dobrar os números iniciais” avalia o secretário.

Além da prestação de contas, Eduardo sugeriu que fossem feitas reuniões quinzenais para acompanhar e facilitar a ampliação do projeto. De acordo com ele, os líderes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Seagri/EBDA e representantes dos bancos irão se reunir na segunda semana do mês de outubro.

Para ter acesso aos recursos, os produtores vão elaborar projetos com assistência da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Seagri, e da Ceplac. Com o aval dessas entidades, os projetos serão encaminhados às superintendências do BB e BNB, que darão o sinal verde para as agências na região. Equipes técnicas da EBDA e Ceplac vão trabalhar em sintonia com técnicos dos bancos para elaborar planilhas de custeio, relacionando o que os produtores querem fazer e quanto vão precisar.

O objetivo do crédito é atender aos agricultores das cidades de Gandu, Nova Ibia, Ilhéus, Itamari, Pirai do Norte, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves e Ipirapitanga