Após 13 anos pagando aluguel, a trabalhadora doméstica Valdirene Boaventura, 32 anos, conseguiu conquistar o sonho da casa própria. Ela conferiu cada detalhe do apartamento do Núcleo Habitacional 27 de Abril, localizado no bairro do Doron, região do Cabula, em Salvador, inaugurado nesta sexta-feira (28) pelo governador Jaques Wagner. Mãe de um menino de seis anos, ela se emocionou ao entrar pela primeira vez no imóvel.

“Ninguém tem ideia do quanto sofri nesses anos morando de aluguel. Passei por muitas humilhações. Era meu sonho ter um lugar decente para o meu filho crescer. Achei que nunca iria conseguir. É uma benção de Deus”, disse Valdirene, enquanto enxugava as lágrimas.

Além da casa própria, Valdirene e as outras beneficiadas também vão contar com uma creche dentro do conjunto habitacional, que vai acolher seus filhos enquanto trabalham. “Antes tinha que deixar o meu filho com um e com outro, porque não podia ficar sem trabalhar. Agora, com a creche, vai ficar mais tranquilo”.

O empreendimento é o primeiro do país construído exclusivamente para trabalhadores domésticos. A solenidade teve ainda a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Milton Villas-Bôas, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos (Sindomésticos).


O Núcleo tem nome em referência à data nacional que homenageia a categoria e beneficia 80 famílias. Elas vão morar em apartamentos de dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e parque infantil.

Projeto premiado

A presidente do Sindomésticos, Cleuza Santos, explicou que o empreendimento só foi possível por causa da parceria entre a categoria e o governo. “Nós levamos a ideia para o governo, que desenvolveu o projeto, por meio da Conder. Essa é uma conquista muito grande da categoria de trabalhadora doméstica, que nunca teve um empreendimento voltado para suas necessidades. Agora, essas mulheres não vão precisar pagar aluguel e podem economizar o dinheiro para conquistar outras coisas como para mobiliar a casa e investir na educação de seus filhos”.

O projeto voltado para as empregadas domésticas foi premiado com o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Companhias e Agentes Públicos de Habitação (ABC), durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social realizado, no ano passado, em Brasília. “Temos atendido a todos os movimentos sociais, principalmente no que se refere à casa própria, dando mais segurança às famílias. Esse é um trabalho inédito no país, que valoriza as trabalhadoras domésticas do nosso estado. Elas, que sempre cuidaram da casa dos outros, agora vão poder cuidar de sua própria casa”, enfatizou o governador Jaques Wagner.

 

No Brasil, segundo levantamento realizado pelo IBGE, existem 7,2 milhões de empregadas domésticas, deste total, 500 mil apenas na Bahia, sendo 150 mil em Salvador.