Com uma dívida acumulada de R$ 20 milhões por sonegação de impostos, uma quadrilha liderada por Neverton Oliveira Alves, empresário do ramo alimentício, foi desarticulada, nesta sexta-feira (28), por uma força tarefa composta pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra o Patrimônio (Dececap), e pelo Ministério Público Estadual. A operação “Faro Fino” cumpriu cinco mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Crime, em residências e estabelecimentos comerciais nos bairros de Brotas, Alphavile, Cajazeiras, Vila Laura, Bonfim e Pituba.

O resultado da operação foi apresentado à imprensa, às 10h30min, na sede da Dececap, em Piatã, pela delegada titular Débora Freitas, pela inspetora fazendária de investigação e pesquisa da Sefaz, Sheilla Meirelles, e pelos promotores Manuel Cândido e Ramires Tyrone, do GAESF (Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, às Relações de Consumo, à Economia Popular e os Conexos). Trinta e seis policiais de várias unidades do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) participaram da operação.

Segundo informou a delegada Débora Freitas, o esquema liderado por Neverton consistia na criação de empresas em nome de “laranjas”, com objetivo de driblar o fisco, tendo o golpista aberto e fechado, nos últimos quatro anos, 20 dessas empresas, acumulando uma dívida fiscal estimada em R$ 20 milhões. Proprietário de um apartamento em Alphavile, região da Avenida Paralela, ele foi preso no início da manhã, na residência da namorada, no Candeal de Brotas.

Neverton, que atualmente mantinha em funcionamento a empresa Macan Comércio Atacadista de Alimentos, possui três galpões para armazenamento de cereais, enlatados e outros gêneros alimentícios em Porto Seco Pirajá. Os produtos abasteciam pequenos comerciantes em diversos bairros de Salvador, e ficarão apreendidos nos galpões à disposição da Justiça.

quadrilha tinha carros de luxi

Também foram presos durante a operação “Faro Fino” Samuel Moreira Pimentel, responsável pelo aliciamento dos “laranjas” em troca de vantagens financeiras, Gésica Conceição de Matos Azevedo, Cátia Maria Ribeiro dos Santos e Jacira Ferreira de Siqueira, esta contadora da quadrilha. Três mandados de prisão, ainda em aberto, deverão ser cumpridos nas próximas horas. Neverton e Samuel ficarão custodiados na Polinter, no Complexo Policial dos Barris, e as três mulheres na carceragem da DERCCA, em Brotas.

O golpista e os seus liderados serão indiciados em inquérito por  sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro   e formação de quadrilha. Documentos fiscais, computadores, impressoras e celulares foram apreendidos durante a operação, bem como um Space Fox, de placa  NYU-5074, um Camaro de placa NZE-3333 e uma  Picape Toyota, de placa NZX-8080.  Neverton seria o proprietário dos três veículos.