O governador Jaques Wagner inaugurou nesta sexta-feira (21) a primeira Base Comunitária de Segurança de Itabuna, instalada no bairro Monte Cristo. Uma comitiva de autoridades policiais acompanhou o governador na solenidade que marcou o início de uma nova fase de combate ao crime na cidade.

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, e o comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro. O governador comparou a tecnologia da Base de Segurança à UPP do RJ. “Não é igual porque não temos bairros governados pelo crime, mas temos conquistado resultados satisfatórios nas regiões em que as bases foram instaladas”.  O  deputado  federal  Geraldo Simões (PT?BA) destacou  a  importância da Base  Comunitária para melhorar a segurança  no município.

Após a instalação das bases – seis em Salvador e uma em Lauro de Freitas – “registramos uma redução de 40% nos casos de crimes contra a vida”. E completou: “Além desse trabalho, estamos realizando através de um convênio com o Governo Federal o Programa “Viver sem Drogas”, como resultado, estamos trabalhando três pontos importantes: a prevenção, o acolhimento e o combate ao crime”.

A Base Comunitária de Segurança de Itabuna funcionará com cerca de 60 policiais, veículos e sistema de videomonitoramento. Para finalizar, o governador ressaltou: “Esta Base abrangerá não somente o Monte Cristo, mas todos os bairros da Região, mas é importante lembrar que se houver necessidade de instalar novas unidades, iremos preparar contingente para isso”.