A equipe da 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari localizou, na manhã desta sexta-feira (21), a mãe do bebê abandonado por ela aos cinco dias de vida, em junho deste ano, num posto de combustíveis, à Avenida Radial A, naquela cidade. A desempregada Ana Lúcia dos Santos (foto),  de 32 anos, foi presa em casa, onde mora sozinha, na cidade de Mata de São João.

De acordo com o delegado João Uzzum, titular da 18ª DT/Camaçari, Ana Lúcia, que foi encontrada depois de informações encaminhadas ao Disque Denúncia (3235-0000), será levada ao Laboratório de Genética do Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador, onde fará exame para comprovar a maternidade do menino. Hoje com três meses e internado num abrigo em Salvador, o bebê também deverá ter material genético colhido para comparação.

Aparentando lucidez e raciocínio lógico, Ana Lúcia confirmou, ao delegado plantonista Luis Couto, da 18ª DT, que abandonou a criança porque não tinha condições de criá-la. Disse também que já fizera o mesmo com outro filho há alguns anos e se negou a dar qualquer informação sobre quem seriam os pais das crianças. A polícia apura agora a veracidade das informações.

Segundo o delegado João Uzzum, se os exames confirmarem a maternidade, o menino, que está sob a responsabilidade da Promotoria da Infância e Juventude, entra automaticamente na fila de adoção, uma vez que a mãe, depois de tê-lo abandonado, perdeu o poder pátrio. Nesse caso, a mulher será indiciada pelo crime de abandono de incapaz, artigo 133, do Código Penal.