O Governo da Bahia apresentou, nesta quinta-feira (6), em Madri (Espanha), para mais de 100 executivos de 71 empresas da área de infraestrutura, o projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O evento, na sede da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), faz parte da missão internacional, liderada pelo governador Jaques Wagner, que se estenderá a Singapura e Abu Dhabi (Emirados Árabes), na Ásia, em busca de parcerias para as obras de mobilidade urbana.

A licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Matroviário despertou o interesse dos empresários espanhóis, que virão à Bahia em novembro de 2012, segundo informou o diretor de Relações Internacionais da CEOE, José Garcia-Morales.

Os espanhóis conheceram o projeto do Sistema Metroviário e o detalhamento dos procedimentos e critérios que serão adotados na licitação da PPP, bem como características da sua implantação e operação, que irão melhorar a mobilidade urbana em Salvador e Região Metropolitana.

Os integrantes da missão internacional também destacaram outras oportunidades de investimentos em todo o estado, com destaque para projetos estaduais e federais de infraestrutura. Também participaram do encontro o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira Campos, o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, o chefe de gabinete da Sedur, Eduardo Copello, o superintendente da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, Paulo Guimarães, o presidente do Conselho de Promoção Exterior da CEOE, Jose Luis González Vallvé e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, Jose Gasset.

Nesta sexta-feira (7), a missão internacional visita o Metrô e o Centro de Emergência de Madri, e participa de reuniões com empresas espanholas de infraestrutura. Os próximos eventos serão realizados em Singapura e Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. O retorno do governador para Salvador está previsto para o dia 13.