12 anos depois,  Justiça responsabiliza Estado  pela violência

o indio pisoteado pelo policial, imagem que correu o mundo

 

A Justiça Federal condenou o governo da Bahia a pagar R$ 10 milhões em razão da violenta repressão da PM à manifestação de indígenas e militantes de outros grupos na festa dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, realizada em 22 de abril de 2000. Cabe recurso à decisão.

A sentença foi motivada por uma ação movida em 2006 pelo Ministério Público Federal. Nela, o Estado é condenado a indenização por dano moral coletivo por ter impedido “o direito constitucional de reunião e liberdade de expressão de índios, negros e cidadãos comuns”.

Naquela data, índios e sem-terra, entre outros grupos, foram impedidos pela Polícia Militar de se aproximar de Porto Seguro (BA), onde o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) encabeçava as festividades dos 500 anos. Na ação, 141 militantes foram presos e ao menos 15 índios se feriram. Para a Procuradoria, a operação foi “desproporcional”.

A  ordem  de  reprimir  os manifestantes teria  partido  do então  governador César Borges,  atendendo a um “pedido”  do então senador  ACM,  à época do  auge  de seu poder.

A propósito,  vale  conferir a reportagem feita  por esse blogueiro,  que estava em  Coroa Vermelha na “porrada”  dos 500 anos , e publicada no jornal  A Região.

http://www2.uol.com.br/aregiao/art/massacre.htm