A Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, entregou ontem (24) EPIs-Equipamentos de Proteção Individual para marisqueiras na Colônia Z-18 em Itacaré.Também foram beneficiadas trabalhadoras da Apesmar-Associação de Pescadoras e Marisqueiras do São Miguel, bairro de Ilhéus,e da Colônia Z-19 no Pontal,totalizando 76 equipamentos.

O EPI é composto por camisa de manga comprida, calça, boné, bota, ou sapatilha emborrachada, e luva. O conjunto é confeccionado à base de FPU-Fator de Proteção Ultra-violeta,tecido especial que protege a pele e não absorve o calor solar minimizando a incidência de câncer, desidratação, envelhecimento precoce e cortes nas mãos e pés.

A distribuição faz parte do Programa Melhoria  das Condições de Trabalho e Renda das Marisqueiras realizado em parceria com a SPM-Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, representada pelas técnicas Mirella Dias e Saranama Brito. Os EPIs foram criados pela Bahia Pesca em parceria com o Fundacentro, fundação do Ministério do Trabalho para a segurança do trabalhador.

“Analisamos como é realizado o trabalho da mariscagem, o ambiente e o horário em que acontece a captura. A partir daí criamos um conjunto de peças para proteger estas profissionais”, relata o presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli. Ele destaca que “o projeto é pioneiro no Brasil e acredita que deve servir como referência para outros estados.”

A marisqueira Cristiane de Jesus Conceição, assoociada à Apesmar, disse é alérgica e por isso usa repelente para se proteger dos mosquitos. “Com o EPI vou economizar dinheiro e proteger minha pele contra os raios do sol. A iniciativa da Bahia Pesca é excelente,”elogiou

Segundo a sub-gerente da Bahia Pesca, Eliana Carla, os equipamentos estão em fase de teste. Técnicos da Bahia Pesca e do Ministério do Trabalho estão ouvindo as marisqueiras para avaliar se é necessário algun aperfeiçoamento para que seja legislado e elas possam ter os EPIs garantidos por lei, assim como em outras profissões. “Em seguida,serão distribuidos EPIs, em maiores quantidades, para marisquieras de vários municípios.”

 200 mil alevinos para quilombolas

A Bahia Pesca distribuiu também 200 mil alevinos de tilápia para cerca de de 300 famílias de dez comunidades  quilombolas de Itacaré,em parceria com a Colônia Z-18 e a prefeitura local.O sub-gerente de piscicultura Flávio Souza,explica que técnicos da Bahia Pesca vão dar assistência aos pequenos piscicultores orientando sobre as aguadas e a alimentação apropriadas.

A vice-presidente da Assoociação Umbauba de Produtos Orgânicos,Otília Maria Nogueira,disse que vai consumir e comercializar os peixes. Já Hildete de Jesus vai criar num sitio e incluir a tilápia no cardápio do restaurante de sua propriedade em Itacaré.

A  distribuição  de alevinos e a entrega  dos kits  para  marisqueiras  fazem  parte  das ações  do Governo  da Bahia  para atender e melhorar a qualidade de vida das famílias na área de influência do Porto Sul.