Vinte e um mandados de prisão foram cumpridos em Ribeira do Pombal nas primeiras cinco horas da operação “Ato de Valor”, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e as polícias Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar e Técnica, na madrugada desta sexta-feira (17), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e outros crimes naquele município e cidades vizinhas. Os policiais já conduziram à Delegacia Territorial (DT) local um total de 26 pessoas, cinco delas presas em flagrante ou encaminhadas para prestar esclarecimentos.

Segundo balanço parcial da operação, destinada ao cumprimento de 33 mandados judiciais de busca e apreensão e 32 mandados de prisão, já foram apreendidos na região cinco veículos, seis motocicletas, dois revólveres calibre 38, com oito munições, dois revólveres calibre 32, municiados, além de 17 quilos de maconha, 15 gramas de crack e cinco gramas de cocaína. A operação, batizada de “Ato de Valor”, continuará ao longo do final de semana, com a presença da Polícia Civil na região. O resultado final deverá ser apresentado na segunda-feira (20), em Salvador, em horário e local ainda a ser definidos.

Sessenta e duas equipes das cinco instituições, totalizando 235 profissionais, participam da operação de combate ao narcotráfico, deslocando-se em 62 viaturas. Um helicóptero da PRF sobrevoa a região. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos desde quatro horas da madrugada, sem que os policiais tenham deflagrado nenhum tiro ou empregado o uso da força. Desde março deste ano, após denúncias da comunidade ao MPE sobre a intensa movimentação do tráfico em Ribeira do Pombal, o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) vem intensificando as investigações.

Os novos equipamentos com tecnologia de ponta cedidos, nesta semana, ao Denarc por Conselhos Comunitários de Segurança, que funcionam sob orientação do Ministério Público, já foram e continuam sendo utilizados na operação. São notebooks, binóculos, sistema de monitoramento online, rastreadores, GPS, câmeras fotográficas, filmadora e câmeras de investigação veicular, entre outros.