A Academia de Letras de Itabuna realiza de 27 de agosto a 5 de setembro um homenagem ao Centenário de Jorge Amado. A programação será aberta dia 27, às 19 horas, no auditório da FTC, com uma palestra do escritor Cyro de Mattos, sobre “Jorge Amado em Itabuna” , seguido a apresentação de um documentário  do cineasta João  Moreira Sales sobre Jorge Amado.

No dia 28, às 9 horas, no Colégio Militar em Itabuna, a professora Margarida Cordeiro Fahel,  especialista  em Literatura Brasileira, fala sobre “ Jorge Amado: um humanista  nas terras do cacau”. Já no dia 29, às 9 horas, na Unime, o escritor e jornalista Antônio Lopes, escritor e jornalista, faz uma palestra sobre “ Jorge Amado:  o pão e a liberdade”. No dia 30, às 9 horas, na Escola Lourival Oliveira Soares, em  Ferradas, o escritor e consultor empresarial Gustavo Fernando Veloso Menezes, escritor, e a professora  e poetisa  Ceres Marylise Rebouças,  pós-graduada em Linguística, coordenam um debate sobre a obra do escritor, seguido da exibição de  documentário sobre Jorge Amado e atividades interativas.

As atividades da ALITA em homenagem à Jorge Amado serão encerradas no dia 5 de setembro, às 14 horas, no Colégio Galileu (avenida Ilhéus), com uma palestra do professor Ruy Póvoas, especialista em   Letras Vernáculas  e  babalorixá, que fala sobre “ Jorge Amado: ficcionista, ogã e obá”, além de exibição de documentário.

De acordo com a diretora social da Alita, Sione Porto, “a nação grapiúna reserva lugar especial para Jorge Amado em sua memória.  Através  da  literatura  do autor da saga do cacau,  nossa  terra  e  nossa  gente são divulgadas por diversos  países, daí o nosso reconhecimento a esse grande escritor”.