Será realizado nesta quinta-feira (9) o curso Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com três palestras agendadas para o auditório do Hospital Calixto Midlej Filho. Com a presença do Coordenador Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Eraldo Moura, o curso deverá capacitar profissionais da assistência sobre os procedimentos técnicos e burocráticos para otimizar doações de órgãos e tecidos dentro das unidades hospitalares.

De acordo com a programação, o curso será aberto às 18h30min com a palestra da enfermeira da OPO, Daniela Navarro, que falará sobre o Processo de doação de órgãos e tecidos. A seguir, o médico coordenador Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, falará sobre dois temas centrais: Morte encefálica; e Manutenção do Potencial Doador. A carga horária será de quatro horas e serão emitidos certificados de participação para os presentes.

O curso terá como público-alvo enfermeiros, médico intensivistas e profissionais de saúde dos hospitais Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho e São Lucas. O curso é gratuito e não necessita de inscrições prévias. A realização é da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães.