O governador Jaques Wagner e os secretários Osvaldo Barreto (Educação) e Manoel Vitório (Administração) estão reunidos com o procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE), Wellington Lima, nesta quarta-feira (11), na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahia, como parte do processo de intermediação para o fim do movimento grevista dos professores da rede estadual.

O governo do Estado está apresentando o detalhamento da proposta feita aos professores. Além disso, também são explicados os detalhes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb), sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e informações técnicas sobre o orçamento estadual.

A intermediação do MPE junto aos professores foi solicitada pelo governo na última segunda-feira (10). Os professores se reuniram com representantes do Ministério Público na terça, e nesta quarta é a vez do governo do Estado. Quinta (12) haverá outra reunião entre representantes dos professores, do governo estadual, do MPE e do Tribunal de Justiça.

Cerca de 80% das escolas estaduais permanecem em funcionamento

Em toda a Bahia, apenas 21,52% das escolas públicas estaduais estão paralisadas, o que constitui 303 unidades de ensino, num universo de 1.408. Destas, 64,28% funcionam normalmente, e 14,20% parcialmente. A greve se concentra em Salvador e região metropolitana, e Feira de Santana.