Atendendo ao pedido feito há dois meses pelos gestores do distrito de irrigação, membros do comitê das águas e produtores dos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Dom Basílio, durante a visita da Seagri Itinerante à região, o secretário da Agricultura Eduardo Salles entregou aos fruticultores do Projeto Brumado 100 válvulas de controle de pressão e vazão de água, sendo 70 plásticas e 30 metálicas.

As válvulas serão instaladas nas tomadas de águas de irrigação que atendem aos lotes agrícolas, otimizando o consumo e proporcionando o seu uso racional. Com 12 mil hectares de área irrigada, a principal cultura da região, a fruticultura, sofre com a falta do recurso hídrico, dispondo de apenas 15 milhões de metros cúbicos de água, o que já provocou a perda das lavouras e a migração para plantios de sequeiro.

Salles mostrou-se empenhado em buscar, junto ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), os recursos necessários para a compra de mais válvulas. O secretário afirmou que as ações estruturantes de convivência com a seca são intervenções que irão dar sustentabilidade para a região e devem ser tratadas como suprapartidária. “É preciso que haja uma cumplicidade entre os poderes públicos, com o envolvimento dos fruticultores da região para avançarmos”, disse.