A Bahia Pesca promoveu no  sábado (26), em Ilhéus, no Centro Estadual de Educação Profissional oficinas em “Saúde Ocupacional” para marisqueiras e pescadoras com o objetivo de diagnosticar, prevenir e tratar as doenças causadas pelas atividades destas profissionais. Esta é mais uma ação que faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul, projeto do Governo do Estado.

Uma equipe formada por duas fisioterapeutas, duas técnicas em enfermagem e um clínico-geral atendeu cerca de 150 pessoas fazendo aferição de pressão, teste de glicemia e glicose. O trabalho tem segmento. Segundo a subgerente de pesca Eliana Carla, “a Bahia Pesca montou um ambulatório no Edgar Santos (antigo Hospital das Clínicas) em Salvador, para a realização de exames mais detalhados. O transporte também é custeado pela empresa.”

Nas oficinas as mulheres receberam orientações sobre a correção da postura durante a realização das atividades profissionais e, também, no dia a dia, a exemplo de deitar, levantar da cama e levantar objetos pesados. Fizeram ainda exercícios físicos que contribuem para evitar alguns problemas de saúde.

Dona Vitorina Santana de Jesus tem 60 anos e começou a pescar e catar mariscos aos sete de idade ao lado da mãe. Ela disse que falta tempo para os exercícios, mas vai se organizar melhor, pois reconhece que “trás bons resultados.” Todas receberam material impresso sobre o assunto.

O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli falou sobre a importância desta iniciativa e citou outras ações da empresa nesta área a exemplo da distribuição de EPIs-Equipamento de Proteção Individual e Kits Marisqueiras. Na segunda-feira às 9:00 horas, as oficinas serão realizadas na Colônia Z-18 em Itacaré.