O governador Jaques Wagner está em Roma, na Itália, a convite do Congresso Judaico Latino-Americano, entidade que reúne comunidades judaicas da América Latina, para se reunir com o papa Bento XVI, a fim de estreitar os vínculos entre judeus e católicos da região. O governador Wagner fará parte da reduzida delegação que participará da audiência privada que o Congresso Judaico Latino-Americano manterá com o Papa Bento XVI, na quinta-feira (10), no Vaticano.

O convite à entidade foi feito pelo papa Bento XVI, que reconheceu a importância do diálogo inter-religioso e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Congresso Mundial Judaico (CMJ), federação internacional que reúne e representa as comunidades judaicas e organizações em todo o mundo.

As comunidades judaicas latino-americanas vivem em um espaço preponderantemente católico, onde a Igreja tem um importante lugar na construção social e onde a relação entre judeus e católicos é um exemplo de convivência. O CMJ foi fundado em Genebra, em 1936, para unir judeus e mobilizar o mundo contra a investida nazista. É formado por mais de 80 comunidades organizadas em cinco estruturas regionais – América do Norte, América Latina, Europa, Euro-Ásia e Israel.