A Micareta de Feira de Santana registrou redução de 18,2% no número geral de ocorrências policiais em comparação à festa em 2011 (116 contra 203 registros), sendo encerrada, na madrugada desta segunda-feira (23), com o mesmo clima de tranquilidade do início da folia, na quinta-feira passada (19). Nenhum homicídio ou tentativa de homicídio aconteceram na Micareta 2012, cujo esquema de segurança foi elogiado pelos foliões, nas ruas, e do alto dos trios elétricos por artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, segundo informou o delegado Ricardo Esteves Brito Costa, coordenador da 1ª Coorpin/Feira (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior).

Na 74ª edição da Micareta de Feira, os procedimentos policiais aumentaram 31 por cento, contabilizou o coordenador regional, que também atribui a tranquilidade do evento às ações de prevenção à criminalidade e à violência, realizadas às vésperas da festa. Numa dessas operações, deflagrada no dia 17, foram aprendidos, com 12 traficantes, cinco quilos de maconha, dois quilos de crack e 150 gramas de cocaína que seriam comercializados no período da micareta, além de pistolas, revólveres, espingarda e munições.

Vinte e três ocorrências de lesão corporal foram registradas no circuito da festa, onde aconteceram 89 casos de furto, além de 50 situações de via de fato (redução de 54,1 por cento). As quatro ocorrências de roubo registradas nos quatro dias da micareta 2012 representaram uma redução de 33,3 por cento em relação à edição do ano passado – um total de seis.