WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

abril 2012
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


ILHÉUS, TURISMO, PORTO E FERROVIA

Aos que acreditam que Ilhéus tem condições de sobreviver tendo o turismo como principal atividade econômica, e que por isso mesmo pode abrir mão do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, é de bom alvitre fazer uma visita a localidades como Ponta da Tulha, Vila Juerana, Barramares e Jóia do Atlântico.

Mal terminado o verão, cabaneiros e donos de padarias, mercadinhos, açougues, etc. já sofrem com a vertiginosa queda nos negócios. Na Ponta da Tulha, por exemplo, o dono de um mercado nem se deu ao trabalho de renovar o estoque. “Não tem ninguém pra comprar, mesmo”, disse.

No domingo, dava para contar nos dedos o número de clientes na principal barraca do Jóia do Atlântico. “Agora,só nos feriados e olhe lá”, afirmou um dos garçons.

O problema dos defensores do meio ambiente (que na maioria das vezes estão  mais preocupados com o próprio bolso) é que eles olham demais para os animais e plantas que devem, sim, ser preservados.

Mas quase nunca olham (posto que dispõem  de bons salários e de verbas generosas) para os seres humanos, que precisam de emprego pra levar uma vida digna.

Pra essa gente, o drama dos moradores que vivem dos empregos sazonais e sofrem com a falta de serviços básicos, é quase uma abstração.

Até porque, levam uma vida bem acima do “padrão” Ponta da Tulha, Vila Juerana, Mamoam e adjacências. E quando tem que passar por um desses locais rumo a mansões em áreas exclusivas, nada que um carrão com vidro fumê e ar condicionado não resolva…

3 respostas para “ILHÉUS, TURISMO, PORTO E FERROVIA”

  • Paulo EMILIO says:

    Esse tipo de matéria é ultrapassada e tendenciosa, visa nada menos que favorecer nao aos moradores dessa comunidade ou a uma cidade e sim a uma empresa ou grupo político.
    Não vejo nada de anormal, todos os setores do comércio tem seus momentos de pico e os momentos em que esse movimento diminui e os momentos mais fracos…Algumas comunidades estão crescendo e estão se organizando e não vai ser o PORTO DO PÓ DE FERRO QUE VAI TRAZER esse desenvolvimento.
    A Ponta da Tulha está estagnada na esperança de que a BAMIN cumpra o papel do Governo e isso não vai acontecer mesmo que ela se instale aqui.
    Cadê a escola que a Bramin IA construir na Tulha?

    Campanha publicitária apenas….e o povo acredita.

    O seguimento que alimenta nossas famílias é o Turismo e vocês não vão poder mudar isso!

    Paulo Emilio
    Vila Juerana

  • Myriam says:

    Concordo com o que foi contextualizado. Acho um exagero essa defesa a natureza, quando muitos seres humanos estão sofrendo com as mazelas da vida !

  • Carlos Diego says:

    Tendenciosa mesmo é a afirmativiva do internauta que abre a sequencia de comentários.

    O Porto Sul, a FIOL e os empreendimentos que se estruturarão na região de inteferencia destes dois projeto, irão propiciar uma vida melhor para a população de toda região, devido a geração de emprego e renda de qualidade e não o subemprego que é o que vemos hoje. São novas perpectivas que se abrem para todos, assegurando um futuro melhor para os nossos filhos.

    O progresso não pode ser um privilégio apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo. A Bahia tem este direito e deve lutar por ele.

    Porto Sul SIM! ..e JÁ!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia