O balanço da operação das tropas federais na Bahia e das negociações durante a greve parcial da Polícia Militar foi apresentado pelo governador Jaques Wagner em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), na Governadoria. Participaram da coletiva os secretários da Segurança, Maurício Barbosa, do Turismo, Domingos Leonelli, de Comunicação, Robinson Almeida, e para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia, Fernando Schmidt, além do chefe de gabinete Edmon Lucas.

O governador afirmou que a convocação de reforço federal para apoio na segurança pública foi uma decisão acertada. Segundo ele, até então, nenhum outro estado havia enfrentado o problema como a Bahia. “O objetivo era que o movimento alcançasse o Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, até chegar a Brasília, sempre com essa formatação. Depois da divulgação, nacionalmente, das escutas, ficou evidente que o movimento transcendeu em muito a conotação salarial”. Para ele, essa mesma estratégia já havia sido utilizada no Ceará e no Maranhão. “Mas foi a primeira vez que eles terminaram com líderes presos aqui na Bahia e no Rio de Janeiro, e não prosperaram nessa metodologia que não tem nada a ver com a democracia”.

Wagner declarou que, sem a solicitação das tropas federais, provavelmente a crise ainda não estaria resolvida. “Com o apoio da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal, das Forças Armadas e também do Ministério Público e do Judiciário da Bahia, conseguimos impor uma derrota a uma metodologia de intimidação à população que não pode ser aceita para reivindicações salariais. Uma coisa é reivindicar salário, outra coisa é colocar a população deitada sob o medo das armas”.

PUNIÇÕES

 Quanto à punição dos policiais militares que cometeram crimes, o governador informou que está sendo apurado quais foram os autores dos atos criminosos e de vandalismo. “A apuração vai ter que ser feita com rapidez. Desde o primeiro momento, disse que não trabalho com a palavra anistia, que é utilizada para saída de regime de exceção, e nós estamos em uma democracia”. Ressaltou que, sobre o que for apurado, vai ser aberto o procedimento que pode resultar, inclusive, na exclusão dos quadros da Polícia Militar. “Para aqueles que não cometeram crimes, o inquérito não será aberto. Esta é a minha palavra e a do comandante-geral Alfredo Castro”.