PADRE DE ILHÉUS É EXCOMUNGADO PELA IGREJA CATÓLICA

Dom Mauro (esquerda) anunciou excomunhão de Nildemar

O Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, anunciou a excomunhão do padre (agora ex-padre) Nildemar Andrade pela Igreja Católica.

Na carta que explica a excomunhão, o bispo explica que o padre Nildemar se filiou  à Igreja Católica Apostólica de Comunhão Anglicana do Cone Sul da América, uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana.  

Com isso, o padre Nildemar deixou de se sujeitar ao Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Bento 16, ficando passível de excomunhão,  pena máxima da igreja desde o fim da Inquisição, que condenava os infiéis à fogueira.

O bispo de Ilhéus afirma ainda que “quem participa das celebrações promovidas por Nildemar está impedido de receber os sacramentos, ser padrinho ou madrinha de batismo, crisma ou matrimônio, e de exercer qualquer oficia ligado à Sagrada Comunhão ou da Palavra de Deus e de coordenar qualquer ação, movimento ou pastoral da Igreja Católica”.

O bispo determina ainda que a nota de excomunhão seja lida em todas as paróquias e comunidades da Diocese de Ilhéus e afixada em todas as igrejas e capelas.

Nildemar ficou  conhecido  conseguir reunir centenas de fiéis em missas realizadas ao meio dia, no estilo da Renovação Carismática, e por desenvolver ações sociais na periferia de Ilhéus. Ele chegou a ensaiar uma candidatura a prefeito de Ilhéus em 2008

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 3,00 de 5)
Loading ... Loading ...


15 Responses to “PADRE DE ILHÉUS É EXCOMUNGADO PELA IGREJA CATÓLICA”

  • EMERSON disse:

    Diante do absurdo cometido por Dom Mauro sou obrigado a me manifestar.

    Nildemar já havia sido afastado das funções de padre por Dom Mauro faz muito tempo, fato este que levou Nildemar a pedir demissão conforme explicitado na nota emitida pelo Bispo. Sendo assim, o ex-padre não é mais membro da Igreja Católica Apostólica Romana que é vinculada ao Vaticano tendo o Papa como líder supremo.

    Há alguns meses Nildemar juntamente com outros irmãos de fé cristã-católica vêm se reunindo, refletindo e orando para finalmente decidir como assim foi feito, por uma adesão coletiva à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o que consecutiu na instalação do PONTO MISSIONÁRIO DE SANTÍSSIMA TRINDADE vinculado à Paróquia Anglicana do Bom Pastor (Salvador-BA), esta vinculada à Diocese de Recife. O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, em frente ao Colégio Estadual de Itabuna (em frente à faixa de pedestres, ao lado da sorveteria).

    Por ser atualmente católico-anglicano Nildemar e os demais membros da IEAB em Ilhéus NÃO ESTÃO SUJEITOS à qualquer norma, bem como a nenhuma penalidade instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois, esta só pode “legislar” sobre seus membros.

    Importante ressaltar que excomunhão significa privar o fiel de receber a hóstia consagrada, ato este que Nildemar e os demais anglicanos ilheenses só tem feito nas celebrações anglicanas.

    Pra finalizar, a Igreja Anglicana é de fato oriunda de uma ruptura, há séculos, com a Católica Romana e, a atitude do Bispo Romano D. Mauro retrata seu temor em perder fiéis e até membros do clero descontentes com sua administração e com a falta de sensibilidade do Vaticano.

    Muito obrigado pelo espaço Gusmão.

    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h. no Ponto Missionário em frente ao Colégio Estadual de ilhéus, no bairro do Malhado.

  • IEAb de Ilhéus disse:

    Ser Anglicano significa…
    1.Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
    2.Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
    3.Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
    4.Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.
    5.Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
    6.Preferir a liberdade em Cristo, mais que a uniformidade de opiniões.
    7.Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
    8.Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados.
    9.Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
    10. Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
    11. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
    12. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.
    13. Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
    14. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que, por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

    O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 750, no Malhado, em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus (em frente à faixa de pedestres)

    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h

    Visíte-nos!

  • IEAb de Ilhéus disse:

    ANGLICANISMO

    A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva construída há 2.000 anos, quando Cristo comissionou seus apóstolos conforme Marcos 16:15.

    Nos anos seguintes, os apóstolos, seus associados e seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em vários lugares e também escreveram os Evangelhos e os livros que conhecemos hoje como Novo Testamento.

    A doutrina cristã na Inglaterra está presente desde o Século III, através das Igrejas celtas e missionárias que surgiram após a legalização do Cristianismo por Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a existir na clandestinidade.

    Mesmo com a conversão dos invasores ao Cristianismo no século VI e devido à condição insular da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou independente de Roma até a chegada de Santo Agostinho em 597. A partir daí, e por quase um milênio, a Igreja da Inglaterra reconhecia o Papa como seu bispo-chefe, apesar das diferenças.

    Na época da Reforma do Século XVI, a Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, conservando a Fé Católica e Apostólica que sempre observou.

    Numa reforma de dentro para fora, de nenhuma maneira interrompeu a continuidade da Igreja e tampouco nenhuma de suas ligações com o passado primitivo da Igreja de Cristo.

    A COMUNHÃO ANGLICANA

    A Comunhão Anglicana é uma grande família de Igrejas, tendo como líder espiritual o Arcebispo de Cantuária, atualmente Sua Graça Rowan Williams, entronizado em 27 de fevereiro de 2003, sendo o 104º Arcebispo de Cantuária.

    O Arcebispo de Cantuária é o foco único de unidade Anglicana. 

    A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil faz parte da Comunhão Anglicana, uma família de igrejas anglicanas e episcopais em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra e especificamente com a Sé de Cantuária.

    A palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional. 

    Tal comunhão foi formada pelo desmembramento de trabalhos missionários e ex-colônias do mundo britânico, formando 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países. 

    Com cerca de 80 milhões de membros, a Comunhão Anglicana é a terceira maior denominação cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas.

    O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, 750, no Malhado, em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus (em frente à faixa de pedestres)

    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h

    Visíte-nos!

  • Elaine disse:

    A ex-comunhão é para avisar aos católicos apostolicos romanos que a celebração realizada por esse padre não é mais válida, pois ele decidiu livremente deixar a Igreja Católica. Todo católico apostolico romano que deixa de ser de alguma paróquia católica para frequentar outras comunidades sejam elas anglicanas, luteranas ou evangélicas é ex-comungado, ou seja, não comunga mais da mesma fé, sacramentos e doutrina. Paz e bem!

  • Marcio Souza disse:

    Sou Católico Romano e praticante, quero dizer que quem esse Papa Bento XVI e esse Bispo pensam que são? DEUS???? para sair por ai excomungando as pessoas? estou muito chateado, pois quem deveriam ser excomungados seria eles (o Bispo e o Papa)que são convinientes com o hoxosexualismo e a pedofilia dentro da nossa Igreja.Rezo a DEUS que tire esse mal que está dentro da minha igreja que é o CELIBATO, pois só assim teríamos uma igreja mais SANTA.
    Ao Senhor, Pe. Nildemar que tantas vezes abençou a tantas pesoas, eu te abençoo, nessa nova caminha, vá com DEUS, Boa sorte. E pela permissão de DEUS lhe retiro toda maldição, em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. AMÉM!!!.

  • Não esqueças de pedir autrização do IBAMA. Para fazer a fogueira…. Concerteza irás precisar de muita madeira.
    Além de min, temos mais padres e muitos fieis.

  • Olá Pe. Nildemar é lamentável que o humano tenha a pretençao de excomugar o seu proximo, não se preocupe caríssimo Pe., ningume tem este direito e muito menos poder vc sabe, só JESÚS pode tudo, o padre, o homem comum, o sua Santidade, o medico ou qualquer cidaão, bem como o magistrado, o representante do MP, todos nós temos o dever de respeito mútuo um para com o outro, não devemos apontar o proximo tendo em vista querendo ou não nossos dedos são enchovalhados. Pe., eu estudei em convento com a pretenção de ser freira, cheguei a noviça, não realizei meu sonho porque era muita picuinha ente tanta ‘santidade’. Boa sorte Padre JESÚS te abençoi.

  • Annalise disse:

    Impressionante como as pessoas lançam seus comentários,sem conhecer nada,simplesmente querem ser solidárias ao Padre.Mas o Padre Nildemar não é nenhum ignorante e ele sabe que Dom Mauro como Pastor tem o dever de zelar pela instituição que ele está a frente.Se ele não tivesse tido esta postura,mais tarde o “crucificariam” por omissão.Todo clube,toda escola,todo partido,toda igreja…tem suas normas e suas regras e seus participantes as aceitam ou não.Dom Mauro comunicou aos membros desta instituíção que o Padre Nildemar, que já estava fora da igreja Católica a qual fazia parte,enquanto lhe foi conveniente;resolveu abrir um templo na nossa cidade de uma igreja derivada da Igreja Anglicana,numa versão mais moderna,onde não frequenta apenas quem quer se divorciar pra casar novamente,mas quem fez desaparecer o dinheiro da instituíção que pertencia,quem não foi fiel aos seus votos de pobreza, castidade,quem ainda tem sua sexualidade duvidosa e por aí vai.Para evitar que os seguidores de padres,comedores de hóstias desavisados,começasse a frequentar a nova igrejinha do então agora reverendo Nildemar sem saber de fato o que estava acontecendo e ainda na santa ignorância achando que Dom Mauro é um mostro,perseguidor,inquisidor,é que o Senhor Bispo tornou público a comunidade e a sociedade a situação do Ex Pe. Nildemar.Vamos rezar para que tenhamos santos e bons Padres na igreja instituida por Jesus na pessoa de PEDRO lá em ROMA e não na pessoa de homens podres lá na Inglaterra.Porque Jesus já dizia que no meio das ovelhas surgiriam lobos disfarçados de ovelhas e enganariam a muitos.Fiquemos atentos a esses pobrezinhos desses padres incompreendidos,injustiçados,coitadinhos excumungados,ou afatados das suas funções,que vão surgindo cada vez mais!!! Infelizmente para abrir igreja hoje,basta ter cadeiras.A vantagem delas é que não precisa excumungar ninguém, é só abrir abrir outra!

  • Jadson disse:

    E mais impressionante é quem acha que sabe alguma coisa e quer defender aqueles que tratam as mulheres como submissas e que se julgam os donos da verdade . Jesus era judeu e não existe hoje em dia nenhuma religião seita ou algo que tenha continuado o que Ele ensinou porque seus seguidores, os Nazarenos que não têm nada a ver com as igrejas nazarenas de hoje, foram pregar sua palavra e o que restou aos que ficaram em roma ou Jerusalém foram religiões criadas de acordo com o que Roma permitia. Há muito tempo Jesus e seus ensinamentos foram colocados em segundo plano. As Igrejas já têm seus fiéis seguidores que dançam conforme o que lhes é imposto e quem não está contente que procure outra. Cada um siga o que lhe é melhor mas ao meu ver, as mulheres catolicas romanas estão muito atrasadas pois ainda acreditam que são inferiores graças aos séculos de repressão e fogueira.

  • Clodoveu disse:

    Mas quanta ignorância!

    1°. Os casos de excomunhão são aplicados por DEVER, não por QUERER;
    2°. Admira-me muito que pessoas ditas “católicas” questionem a autoridade de Senhores da Santa Madre Igreja, como Sua Santidade Papa Bento XVI e o Bispo Dom Mauro, em defesa de um traidor. Só posso concluir que estes indivíduos ou não são católicos, ou, se dizem que o são, ignoram a Sã Doutrina: em todo caso, vale dizer, pelo próprio bem de suas almas, é melhor que parem de escrever besteiras na internet e vão se debruçar em longas leituras de seus Catecismos.
    3°. A excomunhão não foi feita pelo bispo, mas apenas comunicada por ele. Quem aplicou a excomunhão ao padre foi o próprio ao trair a Santa Igreja para abraçar uma heresia.
    4°. A Santa Igreja está aí para todos, embora não obrigue, como nunca obrigou, ninguém a ela abraçar nem a nela permanecer (vide a mais antiga sociedade judáica do mundo, fixada na Itália, próxima ao Vaticano), contudo, para ela abraçar e nela permanecer é necessário que a respeite e que obedeça suas regras. Portanto, senhor Márcio Santos, já que o senhor não reconhece a autoridade do Papa e do Bispo, e ainda causa escândalo para com a Igreja que o senhor apenas diz integrar, tenho uma infeliz notícia para dar ao senhor: o senhor está em estado de apostasia e por isso não participa dela e continuará a não participar até ter confessado e pago a penitência, e só então retornará à comunhão dentro do seio da Santa Madre Igreja.

    Sem mais,
    Peço a todos que rezem pelo regresso deste padre (não existe ex-padre) ao seio de sua Amada Igreja pelo bem de sua alma.

  • Isayas disse:

    A Igreja tem mesmo de expulsar o padre dissenso, assim como os próximos que atentam contra sua doutrina, assim como agiu com os padres ligados à herética Teologia da Libertação, a TL, o Boff, Betto etc. – aliás, de libertação e teologia nada possui por ser comunista – e extirpar esses cânceros infecciosos de seu meio, e que vão lá na frente participar de mais uma dessas pretensas seitas evangélicas ou outras semelhantes como essa a que se agregou, que à verdade, todas farinha do mesmo saco, ideologias religiosas, onde cada um faz o que quer ou convém com a Bíblia, reinos divididos entre si, inclusive há pastores na net acusando-se reciprocamente de pertença à maçonaria, confira.
    Por isso calacula-se haver mais de 10.000 seitas, sem falar as de fundo de quintal, sem denominação formal.
    Dispensam-se sacerdotes desse naipe!

  • jr. disse:

    O Isayas, Seita maior que a catolica Romana não ha.

  • Ser Anglicano significa…
    1.Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
    2.Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
    3.Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
    4.Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade.
    5.Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
    6.Preferir a liberdade em Cristo, mais que a uniformidade de opiniões.
    7.Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
    8.Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados.
    9.Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
    10. Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
    11. Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
    12. Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um.
    13. Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
    14. Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que, por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

  • Irmã Carol disse:

    Vamos falar de céu, de perdão, de eternidade…A vida é muito breve…precisamos nos converter…Vamos orar, orar, orar e orar muito…

  • Dagmar Marie disse:

    Falam tanto da Igreja Católica, na qual a pedofilia é punida, e esquecem do islamismo, que se intitula religião, no qual a pedofilia é legalizada, por que?

    Sem dúvida os pedófilos muçulmanos estão por trás dessas difamações.

    A verdade é que onde os muçulmanos se infiltram, seja no Continente Africano, Asiático, Americano ou Europeu, inclusive na Oceania, a pedofilia aumenta, assim como aumentou no Brasil.

    Islamismo não é uma religião, como alegam, mas uma Seita Pedófílica e política, na qual a pedofilia é legalizada por lei do ISLÃ. Aiatolá Khomeini, o líder “religioso” dos islâmicos, antes de morrer, abaixou a idade, para o “casamento” das meninas de 9 (nove) anos, para 8 (oito) anos de idade. Assim, qualquer muçulmano jovem ou velho, pode se deliciar em orgias pedofílicas, sem ser punido.

    Acordem para a realidade, e se informem! E, viva a NOVA ORDEM DOS TEMPLÁRIOS, que varrerá do planeta Terra, a chaga da humanidade, denominada islamismo, e suas aberrações sexuais: a pedofilia

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829