Os cantores Bell Marques e Cláudia Leitte, o campeão mundial de MMA, Júnior Cigano, entre outras personalidades do cotidiano baiano, fazem parte da nova campanha contra o uso de drogas, promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). A campanha traz uma surpresa, revelando que estes famosos – que não cobraram cachê – são dependentes, viciados ou usuários, porém, não das drogas, mas de tudo que faz parte do lado positivo da vida, como suas conquistas, alegria e sucesso.

Com um formato leve, descontraído, mostrando rostos sorridentes e felizes, desta vez as peças publicitárias criadas pela agência Engenho Novo não atacam ou criminalizam o uso das drogas, mas apontam para uma alternativa de vida saudável como meio para se conquistar a felicidade. Também participaram como voluntários da campanha Margareth Menezes e Leo Santana, cantores, o professor Jorge Portugal, os jogadores de futebol Giovanni e Marcelo Lomba, e a chef de cozinha Dadá.

“Nós estávamos baseados na repressão e queremos sair deste contexto e mostrar às pessoas os benefícios de uma vida sem uso de entorpecentes”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Segundo ele, a campanha visa ao esclarecimento. “Não há nada melhor do que a informação para evitar que os jovens, principalmente, façam uso de substâncias entorpecentes. Nós atacamos por todas as frentes, esta é uma campanha importante e nós queremos mudar a visão de que Segurança Pública só se faz com medidas repressivas”, disse o secretário.

Pacto pela Vida 

Maurício Barbosa informou que a campanha faz parte do Programa Pacto pela Vida, que possui ações preventivas e de tratamento dos dependentes químicos, especialmente do crack.

“Dentro do Pacto pela Vida, tivemos diversas iniciativas, como a criação de dez delegacias, que ficarão sediadas em todas as regiões do estado, e a implantação das bases de segurança no Calabar, onde a redução do número de homicídios foi de 100%, e no Nordeste de Amaralina, onde a queda foi de 60%. A previsão é implantarmos, em 2012, mais 12 bases, sendo a primeira agora em janeiro, em Fazenda Coutos”.

Estratégia 

Carlos Sarno, coordenador da campanha, diz que a proposta não criminaliza, não ameaça, mas oferece uma opção para o cidadão viver como estas pessoas que são bem-sucedidas, alegres, felizes e não usam drogas. É o resultado de uma grande pesquisa nas áreas de saúde, psiquiátrica, marketing, entre outras.

Sobre a estratégia, Sarno disse que tão logo apareceram as primeiras peças, já começaram a ser comentadas nas redes sociais. Segundo ele, o outdoor criou um primeiro impacto, relacionando o rosto feliz de pessoas conhecidas a termos comumente utilizados para se caracterizar usuários, mas guardando uma surpresa para outro momento da campanha.

“Foi feito assim porque hoje temos uma saturação de informação na publicidade, então, é preciso elementos para se chamar a atenção. Depois, mostramos que estas pessoas são viciadas, dependentes, em alegria, em música, em Carnaval, e não em substâncias psicoativas”, afirmou Sarno.