O novo secretário da Casa Civil, Rui Costa, foi empossado pelo governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (5), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) – CAB. Deputado federal licenciado, 48 anos, natural de Salvador (BA), é economista, desenhista-projetista e técnico em instrumentação industrial.

Rui Costa disse que uma das orientações do governador Jaques Wagner é manter o trabalho em equipe. O titular da pasta da Casa Civil também informou sobre algumas prioridades do Governo do Estado para 2012 na Bahia. “Melhorar a infraestrutura portuária e aeroportuária é um dos desafios”.

Na ocasião, o governador relembrou a passagem de Rui Costa pelo governo, ressaltando o trabalho executado. “Rui Costa já trabalhou no governo como secretário de Relações Institucionais e teve um ótimo desempenho como articulador. Esperei ele concluir o primeiro mandato como deputado federal e o convidei para a Casa Civil, no lugar de Eva Chiavon, que foi convocada pela presidente Dilma para atuar no Ministério do Planejamento”.

Além do governador, os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mário Negromonte (Cidades), secretários, prefeitos, parlamentares estaduais e federais, entre outras autoridades, participam da cerimônia de posse.

Trajetória política

Entre 2007 e 2010, Rui Costa foi secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia. Em 2010, foi eleito deputado federal, com mais de 212 mil votos, para a legislatura 2011/2015. Em 2004, foi eleito vereador em Salvador para a legislatura 2005/2009. De 1981 a 2000 exerceu diversas atividades em empresas do Polo de Camaçari, Candeias, e Salvador e foi dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros e da Confederação Nacional dos Químicos.

Na Câmara Federal, Rui integra as Comissões de Finanças e Tributação, Educação e Cultura e Segurança Pública. Também é titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e da subcomissão de Reforma Tributária. Em agosto de 2011, foi designado relator da Saúde no Orçamento da União.