A situação da Cadeia Produtiva da Fruticultura, na área de abrangência da gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Itabuna, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), foi o assunto da reunião técnica, que aconteceu na sede regional da empresa. Representantes dos onze escritórios locais participaram do encontro.

 O engenheiro agrônomo e técnico da EBDA, lotado no escritório de Itabuna, Sândalo Marcos Barreto, falou sobre os principais cultivos da região, destacando a banana, o maracujá, mamão, cajá, abacaxi, graviola, cupuaçu, acerola e cacau.. Ele também ressaltou os trabalhos que vêm sendo realizados pela empresa para o fortalecimento dessa cadeia produtiva, e sugeriu algumas ações para o melhor desenvolvimento da fruticultura, como a necessidade de formação de um grupo técnico específico para trabalhar essa cultura.

 “A questão da fruticultura é muito significativa nesta região”, declarou Barreto, mostrando ainda que em alguns municípios, situados na área de jurisdição da Gerência, a população rural é superior à urbana, a exemplo de Camamu e Wenceslau Guimarães, na região do Baixo Sul. “Nesses locais, se faz necessário intensificar as políticas públicas voltadas para o campo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra os produtos da agricultura familiar”, disse.