A Assembléia Geral da ONU exigiu nesta terça-feira (25), pelo vigésimo ano consecutivo, o fim do bloqueio norte-americano imposto a Cuba há meio século, em uma resolução adotada por uma maioria esmagadora de 186 países. A resolução foi adotada por 186 votos a favor, apenas dois contra (Estados Unidos e Israel) e três abstenções. 
“O dano econômico direto contra o povo cubano supera os 975 bilhões de dólares”, disse o chanceler cubano Bruno Rodríguez, ao defender a resolução que condena o bloqueio e exige seu fim diante da Assembleia Geral reunida em Nova York.

Rodríguez lembrou que em 1991 e no ano seguinte foi incluída pela primeira vez a questão de eliminar o bloqueio contra Cuba. “É inacreditável o fato de que, 20 anos depois, esta Assembleia continue considerando este assunto”, afirmou Rodriguez, reiterando que “os Estados Unidos nunca ocultaram que seu objetivo é derrubar o governo revolucionário cubano”. “Agradeço o apoio de todos os países que, nesses 20 anos, têm votado a favor do fim do bloqueio”, disse.