“Nos últimos 4 anos, cerca de 4 milhões de empregos foram gerados pelas micros e pequenas empresas. No mesmo período, as médias e grandes produziram apenas 700 mil novos postos de trabalho. Em virtude desses e de outros números, podemos afirmar com tranquilidade que o pequeno empresário e o pequeno agricultor, que segue colocando comida na mesa dos brasileiros, movem este país”. A declaração foi feita pelo secretário municipal de Governo, Alisson Mendonça, durante a manhã desta sexta-feira (21) na solenidade de abertura do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, evento que aconteceu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus.

 Representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo chamou atenção para a importância dos trabalhadores informais do município buscarem a formalidade com vistas à aquisição de benefícios variados, como o crédito, e de inúmeros direitos, como a aposentadoria. “Para isso, quando eu ainda era secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, criamos um espaço para atender, única e exclusivamente, as pessoas que querem tornar-se empreendedoras individuais. Ao todo, já possuímos 2.500 formalizadas e registradas no Portal do Empreendedor”, completou Mendonça.

 A solenidade de abertura do II Congresso do Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual contou com a presença de inúmeras outras autoridades e personalidades ligadas ao setor. Entre elas, Valdir Ribeiro, anfitrião e presidente da Ampesba (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia), Ercílio Santinoni, presidente do Monampe (Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas), deputado estadual Rosemberg Pinto, Carlos Leahy, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Renato Lisboa, diretor regional do Sebrae, Helder Falk, diretor de Negócios do Desembahia e Marcus Vinícius, da Caixa Econômica Federal, além de dirigentes, empresários, técnicos, políticos e estudantes.