conservar a natureza se aprende desde cedo

           Agropecuaristas, autoridades, pesquisadores e extensionistas da Ceplac, ADAB e EBDA, dezenas de estudantes do Ensino Fundamental e do Nível Médio de escolas municipais de Almadina, Arataca, Camacan, Coaraci, Ilhéus, Itabuna, Itagibá e Gandu participaram das atividades comemorativas do Dia Nacional do Campo Limpo. O evento foi realizado hoje, 18, de 8 às 13 horas, na Central de Recolhimento de Embalagens da Associação de Revendedores de Insumos do Sul da Bahia (Arisba), Km 23 da rodovia BR-415- Jorge Amado, eixo Ilhéus – Itabuna.

            A gerente do Projeto Campo Limpo, em Ilhéus e Teixeira de Freitas, Joerlane Aquino, disse que as ações educativas visam conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das propriedades rurais de embalagens usadas de agrotóxicas e de insumos agrícolas pelos riscos de contaminação do solo, água e animais e do meio ambiente. Também houve a distribuição de folhetos sobre os cuidados no manuseio de embalagens plásticas e de papelão e a tríplice lavagem, apresentação da peça teatral “As Aventuras no Lixão” por um grupo de alunos de Arataca e circuito de visitação à Central de Recolhimento para que se conhecesse todo o processo até o descarte final.

            A gerente regional da ADAB de Itabuna, Catarina Mattos Sobrinho, afirmou que com a realização do projeto educativo junto às escolas urbanas e rurais dos municípios envolvidos professores e alunos são informados sobre os cuidados no manuseio e ciclo de vida útil de embalagens vazias de agrotóxicos e insumos rurais.