empresários japoneses com Wagner: olhos abertos para bons negócios

A Bahia recebe representantes das 125 maiores empresas japonesas durante a 14ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, que se realiza pela primeira vez no Nordeste. Empresários e executivos dos dois países discutem nesta terça-feira (9) e na quarta (10) investimentos no Brasil, principalmente nas áreas de agricultura e exploração de petróleo, tecnologias avançadas e empreendimentos de infraestrutura. O encontro acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep.

 

As empresas japonesas presentes no evento movimentam recursos superiores a US$ 1 trilhão, o que equivale à quase a metade do PIB brasileiro. Elas também foram grandes investidoras durante a implantação do Polo Petroquímico de Camaçari e tiveram participação no desenvolvimento da soja no Oeste baiano.

 

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, há tradição nas relações diplomáticas com o Japão. “Temos muitos recursos naturais a oferecer, e em contrapartida teremos a cooperação japonesa na área tecnológica e de produção”.

 

O Japão é o sexto maior investidor internacional no Brasil. Para o governador Jaques Wagner, a Bahia oferece um importante espaço de crescimento e aproximação entre os dois países. “Afinal, o estado possui infraestrutura e base de exploração, como a segunda maior refinaria do país, maior polo industrial do Brasil e terceira maior reserva de gás natural. Já somos parceiros da Mitsui na área de gás e com a Bridgestone na área de fabricação de pneus, consolidando assim mais uma forma de estreitar laços econômicos”.