Eduardo Salles quer atender novas demandas na Bahia

“É inconcebível que a Bahia, grande produtor de soja e milho, matéria prima utilizada para a alimentação na suinocultura, produza apenas 25% da carne suína que consome, 50% da carne de frango e 30% dos ovos”, desabafou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, pedindo ajuda para reverter esse quadro a investidores e aos presidentes das associações de produtores de todo o País, reunidos na abertura solene do XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, no Hotel Pestana, em Salvador.

O secretário, que representou o governador Jaques Wagner, apresentou pelo menos três razões básicas para investir na Bahia. “A matéria prima é fundamental para produzir com baixo custo, e nós temos milho e soja com as maiores produtividades do mundo”. A Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que formam a região conhecida como Mapito-Ba, produzem anualmente 7,6 milhões de toneladas de soja e 3,6 milhões de toneladas de milho.

O secretário que, além da proximidade com outros mercados nacionais e internacionais, a Bahia, com população em torno de 14 milhões de habitantes, produz apenas 25% da carne suína que consome, tornando-se um grande mercado com demanda reprimida. A terceira razão citada por ele está na logística, que se torna uma grande vantagem com a implantação da Ferrovia da Integração Oeste Leste, (Fiol), que está entrando nos trilhos e vai ligar o Estado de Tocantins a Ilhéus, na Bahia. Salles destacou ainda que a Tecon, empresa exportadora, criou e já está operando uma linha marítima direta com a Ásia.