livros do thame

Limite de consumo de internet: o que muda

Débora Spagnol

debora 2Há alguns dias as prestadoras de serviços de internet causaram polêmica entre os consumidores ao informar que pretendem restringir o uso da internet fixa com pacotes determinados (quando o consumidor tem direito a um limite de uso a rede durante o mês – a chamada ´franquia`), como já ocorre com os celulares.

Os contratos hoje praticados pelas operadoras já contêm valores predeterminados e que são fixados de acordo com a velocidade escolhida pelo usuário. O que as empresas pretendem é inverter a forma de contratação: o usuário teria um valor pré-fixado de dados para acessar a internet e poderia ter a conexão cortada ou a velocidade reduzida quando atingido o limite contratado, além de ter que pagar valores adicionais pela utilização além do limite.

Não obstante o alvoroço entre os usuários é fato que as operadoras Claro, NET e Embratel já reduzem a velocidade da internet quando atingido o limite de dados. As empresas TIM e a paranaense Copel já afirmaram que não mudarão seu método de cobrança uma vez que seus planos já são baseados na velocidade de conexão. Mas a Vivo, considerada a segunda maior provedora de internet, anunciou que adotaria a medida a partir de 2017 – e esse foi o gatilho para as inúmeras manifestações indignadas nas redes sociais dos usuários, órgãos de proteção ao consumidor e entidades de classe, como a OAB.

+| Leia a matéria completa »

Isaquias Queiroz é recebido como herói em Ubaitaba

uba 2

 

Quando há dois meses Isaquias embarcava para Minas, para treinar e se concentrar para a Rio-2016, ele não poderia imaginar que  viajava como um atleta  e voltaria como um herói para a sua terra natal. O assédio na recepção desta sexta-feira, 26, após o sucesso olímpico  foi tão grande que ele precisou de seguranças para andar em Ubaitaba.

uba 1Emocionado, disparou: “Isso aqui é mais emocionante que ganhar medalha. Receber esse carinho não tem como descrever. É muito bom!”.  Vencedor de três medalhas, brasileiro que mais subiu ao pódio em uma só edição dos Jogos, Isaquias parece nem se dar conta da importância do feito.

Desde as 16 horas que uma multidão de pessoas se amontoava na entrada de Ubaitaba à espera do herói. Cada uba 3minuto era uma eternidade, a multidão olhava atenta a cada carro que chegava pensando que era o seu ‘menino de ouro’ que retornava para casa.

Faixas pela cidade, outdoors colocados pela prefeitura, camisas com a foto de Isaquias, carro de bombeiros, frases ensaiadas, paredão de som, polícia, segurança, carro de som com a música ‘Canoísta’ no ponto, celulares carregados para as selfies. Estava tudo pronto, só faltava Isaquias.uba 4

A espera terminou às 17h45. Foram muitos minutos  dando entrevistas, e o público gritava: “Deixa ele pra gente, agora é nossa vez, vocês já tiveram ele demais”. Somente meia hora depois é que Isaquias conseguiu desfilar no carro de bombeiros pelas principais ruas de Ubaitaba – com a bandeira da cidade amarrada nas costas, como a capa do Super-Homem. Foi ovacionado.uba 5

Durante as duas horas de desfile, Isaquias não conseguiu andar normalmente no público. Começou ali a ‘selfie Isaquias mania’, todo mundo querendo uma foto com ele.

“Cara, eu não fiz nada, só ganhei três medalhas”. Menino que nasceu pobre e venceu no esporte, Isaquias fez os políticos que já haviam engavetado o projeto do Centro de Canoagem da Bahia – prometido pelo governador Rui Costa para ser construído na região – voltarem a falar nele.

Feijão e arrocha

Mãe do ídolo, Dona Dilma revelou o cardápio da celebração posterior, familiar: “O feijão com jabá e bastante cebola que ele gosta já está o esperando”. Neste sábado, Isaquias deverá entregar uma nova casa a Dona Dilma, uma mais espaçosa, no centro da cidade.

E as comemorações para o mito da canoagem não vão parar por aí. No dia 3 de setembro vai haver uma grande festa, organizada pelo governador Rui Costa, com quatro bandas. O arrocheiro Binho Alves será uma das atrações.

Foi no paredão de som que Isaquias subiu para fazer seu discurso e tentar roubar o lugar de Binho Alves cantando. E logo depois ele faz seu agradecimento pela recepção carinhosa: “Obrigado a todos vocês pelo carinho, pelo apoio, pelos vídeos, pelas mensagens de incentivo. Por tudo, à prefeitura que colocou o telão, à ACC [Associação Cacaueira de Canoagem], que foi onde eu comecei, a todos que me apoiaram, que torceram por mim. Ubaitaba é minha cidade, eu amo isso aqui, amo vocês e aqui eu comprei minha casa, e quero voltar um dia, aqui eu quero morrer”.

Depois, frustrou possíveis pretendentes ao mostrar que seu coração já tem dono: “Essa aqui é Larissa, minha namorada, gostem ou não”. (Do site Ubaitaba Notícias/Aleilton Oliveira/A Tarde)

Rui entrega sete novas viaturas para a Polícia Militar em Uruçuca

uru 2

Para atender a demanda do policiamento ostensivo e preventivo na região sul da Bahia, o o governador Rui Costa entregou em Uruçuca, nesta sexta-feira (26), sete novas viaturas caminhonetes, modelo Ranger, ao Comando de Policiamento local, que atende também os municípios de Ilhéus, Itajuípe, Itacaré, Itapetinga e Maraú.

uru 3A chegada dos veículos à região faz parte da renovação da frota da Polícia Militar, que deve receber em todo território baiano 1,4 mil carros. De acordo com o governador, o investimento na aquisição de novas viaturas serve de apoio e estímulo às forças de segurança do Estado para a otimização do exercício de suas funções.

“Estamos no processo de renovação das viaturas da polícia. Isso melhora as condições de trabalho de nossos policiais, o que representa uma maneira de contribuir para o fortalecimento da segurança pública. Eles vão estar mais entusiasmados e tendo equipamentos mais modernos para converter o entusiasmo em ações”, afirmou Rui.

urucuca 1Além da segurança pública, o município foi contemplado com melhorias na assistência à saúde, lazer e educação. O governador inaugurou a Praça de Ciência e Tecnologia, o Ginásio de Esportes Talmo Régis Farias e a quinta Unidade Básica de Saúde da Família do município. Também assinou ordem de serviço para sinalização horizontal e vertical da cidade e entregou títulos de terra a 64 agricultores do Território do Litoral Sul. (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

Em Una, Rui autoriza pavimentação de estrada, entrega viaturas e conhece obra de montadora chinesa

una 1A população de Una, no Sul da Bahia, comemorou nesta sexta-feira (26) o anúncio da pavimentação da rodovia que dá acesso à Vila de Comandatuba. O trecho de três quilômetros entre a BA-001 e a localidade, de onde partem os barcos para a Ilha de Comandatuba, principal ponto turístico da cidade, receberá investimentos de R$ 3 milhões. O lançamento da licitação foi autorizado nesta manhã pelo governador Rui Costa, durante visita ao município. Segundo o governador, a obra será iniciada imediatamente após a licitação e vai aumentar e melhorar as condições do turismo na região.

Ainda no município, Rui entregou quatro de viaturas da Polícia Militar, destinadas aos municípios de Una, Buerarema, Jussari e Mascote, e inaugurou o novo pavilhão da Escola Municipal Davi Soares Pinheiro, com três salas de aula. O governador também conheceu o canteiro de obras da montadora de motos do grupo chinês Yasuna Motors, que está em construção na cidade e terá capacidade para produzir 3,5 mil motos/mês. Essa será a primeira unidade da empresa no país, que escolheu Una para se instalar devido a sua proximidade com os projetos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus.

una 2Durante a visita, o governador parabenizou os empresários da Yasuna e destacou a expectativa em relação ao projeto chinês, que produzirá, inicialmente, motocicletas de 50 cilindradas que farão até 60 quilômetros por litro de combustível, e, num segundo momento, motos que farão 100 quilômetros por cada litro. “Isso é extraordinário porque cria a possibilidade de mobilidade para as pessoas a um baixo custo. Aqui, empregos serão gerados direta e indiretamente. Além disso, a partir desta unidade, vamos ter desdobramentos em conhecimento tecnológico e também em pesquisa e desenvolvimento de outros produtos. Ou seja, Una se insere, não somente na geração de empregos, mas também na formação de oportunidade para os jovens e na formação de conhecimento para a Bahia e para a região sul do estado”, ressaltou Rui. (Fotos: Pedro Moraes/GOVBA)

O verdadeiro Menino do Rio

Daniel Thame

daniel charge cuba zapExatos 1.317 quilômetros separam o Rio de Contas, em Ubaitaba, Sul da Bahia, e a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
1.317 quilômetros que separam e ao mesmo tempo unem uma história de superação, que de tão improvável surpreendeu o mundo e fez surgir um novo ídolo brasileiro, no maior espetáculo esportivo do planeta.

A trajetória de Isaquias Queiroz, que emergiu das Olímpiadas 2016 como o maior medalhista brasileiro numa única edição dos Jogos, é ainda mais fascinante porque é fruto do imponderável, ainda também seja de um talento inato e de muito, muito esforço pessoal.

Menino humilde de Ubaitaba, cidade localizada ás margens do Rio de Contas, Isaquias sofreu um acidente doméstico e em seguida perdeu um rim ainda na infância. Ganhou dos colegas e assumiu sem maiores traumas o apelido de  `Sem Rim`, personagem que poderia muito bem caber num romance de seu conterrâneo Jorge Amado.

bronzeFuturo? Um emprego no comércio em Ubaitaba, quem sabe tentar a vida em Itabuna ou então arriscar-se no ex-Eldorado Paulista, que há muito perder o brilho.

Mas, não no meio do caminho, mas às margens do caminho, havia um rio.

E foi neste rio, que o menino Isaquias remou contra o destino e reescreveu a sua história.

Na cidade em que a canoa parece fazer parte da indumentária, Isaquias, ainda menino, demonstrou que poderia remar além dos limites do Rio de Contas.

E remou, sem deixa a canoa virar.

A primeira medalha veio em Itacaré, Sul da Bahia. Um menino de 10 anos, orgulhoso entre os pais e os amigos.

A medalha não mudou muita coisa. Era preciso continuar remando contra a falta de estrutura, os recursos escassos, o dinheiro contado para disputar competições dentro e fora do Estado. A dura vida de atleta de esportes fora do circuito Futebol/Vôlei.

E Isaquias, com seu  talento,  continuou remando. Cada vez mais forte, cada vez mais longe.

Em 2015, sagrou-se campeão mundial de Canoagem, privilégio estão restrito aos privilegiados europeus e suas superestruturas esportivas, com investimentos em atletas desde a base.

O mundo, então, voltou os olhos para o baiano, o Brasil descobriu que havia um canoísta pronto para brilhar nas Olimpíadas 2016. Ainda que não fosse um astro do futebol, Isaquias já não era um anônimo praticante de um esporte que poucos ouviram falar.

Vieram as  Olimpíadas, as duas medalhas de prata (uma delas ao lado do Erlon de Souza, vizinho de Ubatã, outra história de superação), e uma de bronze. Três provas disputadas, três medalhas conquistadas.

Veio enfim, a consagração, num palco planetário. O nome inscrito na história dos Jogos Olímpicos.

O esporte amador brasileiro, que nunca foi tratado com  a seriedade que merece, é pródigo em histórias de superação.

Essa foi a Olímpiada da menina da favela vítima de racismo que ganhou o Ouro no Judô, do menino abandonado pelos pais que levou o Ouro no Salto com Vara, do baiano da periferia de Salvador que faturou o Ouro no Boxe.

E foi a Olimpíada de Isaquias Queiroz, que remou contra as correntezas reais e metafóricas, e se tornou o verdadeiro Menino do Rio.

Do Rio de Contas, do Rio de Janeiro de todos os rios do mundo, porque se como cantou o poeta. Se navegar é preciso e viver é preciso, Isaquias pode acrescentar que remar também é preciso.

Encontro na UESC vai reunir candidatos dos 26 municípios do Território Litoral Sul

Candidatos aos poderes legislativo e executivo nos 26 municípios que integram a área de abrangência vão participar do Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável. O evento será realizado, dia 5 de setembro, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O Encontro vai possibilitar a assinatura, pelos candidatos, de carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que oferece uma agenda completa aos municípios, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Também, será apresentado um conjunto de 74 indicadores de cada uma das cidades, com dados dos últimos sete anos referentes à saúde, educação, bens naturais comuns, economia, meio ambiente, justiça social e mobilidade urbana.

Mais de 300 municípios brasileiros já aderiram ao programa e receberam gratuitamente instrumentos e um banco de boas práticas com ações de gestores de cidades do mundo inteiro. Inspirando as gestões municipais a utilizarem seus próprios indicadores como referências para planejamento e execução de políticas públicas, o PCS considera uma abordagem sistêmica sempre com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, integrando os diferentes campos que interagem no município, como os econômico, o social, o ambiental, o tributário, o tecnológico e o cultural.

O Encontro será aberto ao público e contará com a presença da reitora da UESC, Adélia Pinheiro; do coordenador nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew; da assessora do PCS, Clara Meyer; do diretor superintendente do Sebrae-Bahia, Adhvan Furtado, e de gestores de Campinas (SP) e de Abaetetuba(PA), que vão partilhar experiências baseadas no programa.

Durante o Encontro serão celebrados os compromissos entre a UESC, o Instituto Nossa Ilhéus e o Programa Cidades Sustentáveis. Na ocasião, o Sebrae fará apresentação sobre Política Pública de Desenvolvimento de Micro e Pequena Empresa. Os candidatos que se disponibilizarem a aderir ao Programa participarão da cerimônia de assinatura da carta compromisso durante o evento que será amplamente divulgado.

O Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável é uma realização do Instituto Nossa Ilhéus, da UESC e do Sebrae e tem o apoio do Instituto Arapyaú, da Amurc e do Instituto Nossa Uruçuca. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil organizada e apartidária, realizado pela Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Brasileira por Cidades justas, Democráticas e Sustentáveis.

Aula Magna de Direito da FTC debate carreira profissional do advogado

aula 1A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna promoveu a Aula Magna 2016.2 do Curso de Direito. Centrado na temática “O Dia do Advogado e a Carreira Profissional do Operador do Direito”, o evento atraiu ao auditório Gervásio Oliveira, dezenas de estudantes de Direito da FTC, bem como de outras instituições de ensino.

Na abertura da programação, o diretor geral da FTC Itabuna, Januário Lima ressaltou a importância da Aula Magna como instrumento facilitador na inserção dos novos estudantes ao universo acadêmico e na compreensão do perfil profissional para o qual eles estarão sendo bacharelados. “Este é um dos mais concorridos eventos da Faculdade por conta de sua relevância nos que diz respeito à temática que são abordados, a partir da experiência de quem vive o dia a dia como profissional do Direito”, argumentou.

aula 2Logo sem seguida, o presidente da OAB Subseção Itabuna, Edmilton Carneiro parabenizou a FTC pela iniciativa de promover eventos voltados à área jurídica, e aos novos acadêmicos de Direito, pela escolha de uma profissão que, num futuro próximo, os fará defensores e guardiães do Estado Democrático de Direito. Na sequência, o professor e escritor Josevandro Nascimento fez o lançamento do livro Fundamentos de Direito Penal, de sua autoria.

As exposições temáticas que antecederam o momento de debates tiveram início com o promotor Inocêncio de Carvalho, que tratou sobre a carreira do Promotor de Justiça, inclusive pontuando alguns novos paradigmas e conceitos que influenciam no modo de pensar, de defender e promover os direitos individuais e coletivos. Coube à juíza Karina Araújo, do Tribunal de Justiça da Bahia, discorrer sobre “A Magistratura como carreira jurídica”.

A Aula Magna de Direito da FTC Itabuna teve ainda a participação da delegada Lisdeili Nobre e do procurador geral do município de Itabuna, Mateus Santiago, que expuseram, respectivamente, sobre “A carreira do Delegado de Polícia Civil” e “A Advocacia como carreira jurídica”. Após, a rodada de debates o coordenador cientifico do evento, professor Fábio Santos, anunciou para o período próximo de 20 a 22 de setembro a realização da XI Semana Jurídica da FTC Itabuna.

Uesc lança livro sobre modelos de recuperação da Mata Atlântica

mata aQuando o assunto é um dos biomas mais importantes do país – a Mata Atlântica -, os números alarmantes mostram que tanta riqueza natural sempre foi acompanhada da destruição sem limites. A floresta é uma das mais devastadas e fragmentadas do planeta e mostra que além de preservar é preciso recuperar com consciência.

A discussão já faz parte há algum tempo da trajetória de pesquisa do professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Danilo Sette de Almeida. Agora ele apresenta a terceira edição do livro Recuperação Ambiental da Mata Atlântica, uma das publicações mais importantes do catálogo da  Editus – Editora da UESC.

Na edição revista e ampliada, ele reúne as principais técnicas para a recuperação das áreas degradadas, mostra os aspectos legais e econômicos de impacto no processo e exemplos de experiências bem sucedidas de estados e municípios no cuidado e restauração dos fragmentos de floresta.

O livro é referência e já está disponível na Livraria da Editus, localizada no Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, na UESC. Os interessados podem solicitar a publicação pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240. Todas as novidades da Editora são conferidasno site www.uesc.br/editora ou na sua página do Facebook @editoradauesc.

Mil crianças participam de ação solidária pelo McDia Feliz

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), por meio da sua presidente, a primeira-dama e patronesse da edição deste ano da campanha McDia Feliz, Aline Peixoto, prepararam uma ação especial para mil crianças carentes, neste sábado (27), no Teatro Jorge Amado, em Salvador. Divididas em dois grupos, elas participam de atividades lúdicas sob o comando de Tio Paulinho e logo depois recebem gratuitamente o sanduíche, que contribuirá para a arrecadação de recursos para as instituições filantrópicas beneficiadas pela campanha.

A abertura da maior campanha nacional de mobilização pela cura do câncer infantojuvenil, que acontece às 9, também terá a presença dos dirigentes das instituições beneficiadas  – o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (Gacc-BA) e do Hospital da Criança Martagão Gesteira. Logo depois, eles seguem para a unidade da rede McDonald’s localizada no Rio Vermelho, onde ocorre, às 10h,  o lançamento oficial da ação, que tem como mote a frase ‘Um Dia Pode Mudar Tudo’. 

Os interessados em colaborar podem comparecer a qualquer restaurante McDonald’s em Salvador e Feira de Santana e adquirir o Big Mac ou ainda comprar um dos produtos promocionais da campanha (camisas, chaveiros, copos e canecas). O McDia Feliz é coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e acontece sempre no dia 27 de agosto. 

As duas instituições filantrópicas têm, este ano, um padrinho e uma madrinha – o cantor Saulo é o McAmigo desta edição e a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, a patronesse. Os valores arrecadados têm destino pré-determinado – serão utilizados para a requalificação do ambulatório de oncopediatria e reestruturação e aquisição de equipamentos para a sala de procedimentos do Martagão Gesteira e aquisição de veículo auxiliar para o Gacc-BA, dentro do projeto ‘Transportando Esperança 3’.

Novos policiais baianos recebem distintivos e carteiras funcionais

policiais 3

Os 236 novos policiais que participaram, nesta quinta-feira (25), da audiência interna realizado na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, foram recepcionados pelo secretário Maurício Barbosa, pelo delegado-geral Bernardino Brito Filho, e pelos diretores de departamentos da Polícia Civil com quem trabalharão futuramente.

Durante o evento que começou às 9h, com a primeira turma formada por 51 delegados, os novos servidores receberam as boas-vindas do delegado-geral que realizou a entrega simbólica dos distintivos após a execução do hino da Polícia Civil.

policiais 1 Em seguida, cada dirigente de um departamento foi convidado ao palco para apresentar-se, apresentar sua área de atuação e todos se colocaram a disposição dos novos colegas para tirar dúvidas e oferecer orientações na nova jornada. Agora, os novos policiais serão designados para servirem no Gabinete do Delegado Geral (GDG), em fase de adaptação funcional, pelo prazo de 30 dias,

O alagoano Bruno Pereira Oliveira da Silva foi um dos delegados que receberam, nesta manhã, o distintivo da instituição. “Estou consciente de que o meu papel é o de lutar e contribuir para melhorar a segurança pública”, considerou.

Na parte da tarde, foi a vez dos 29 escrivães e 156 investigadores participarem da solenidade. Para a escrivã Hannah Barbosa do Amaral, a expectativa é a melhor possível. “Sei o tamanho do desafio. Nós escrivães estamos entrando com tudo para exercer o melhor da nossa atividade” vislumbrou a baiana de Vitoria da Conquista.

+| Leia a matéria completa »

Emissoras de rádio e TV começam a exibir horário eleitoral gratuito

eleradioTerá início nesta sexta-feira (26/8) a propaganda eleitoral em rádio e TV para o primeiro turno das Eleições Municipais 2016. A exibição foi distribuída em dois blocos diários, com 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado. Além disso, partidos e coligações farão uso de inserções nos intervalos da programação das emissoras ao longo dos 35 dias reservados ao horário eleitoral gratuito. A transmissão segue até o próximo dia 29 de setembro.

No rádio, as exibições dos blocos destinados às candidaturas de prefeitos ocorrerão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Para a transmissão em rede de televisão, serão obedecidos os seguintes horários: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções, válidas para prefeito e vereador, ocorrerão de segunda a domingo com tempo de 30 e de 60 segundos. Ao todo, as inserções deverão ocupar 70 minutos diários, distribuídos ao longo dos intervalos da programação exibida entre 5h e 00h. Desse tempo, deverá ser respeitada a proporção de 60% para prefeito e de 40% para vereador.

Nas eleições deste ano, algumas mudanças propostas pela minirreforma política (Lei nº 13.165), aprovada em setembro de 2015, já passam a valer. Uma delas é a redução do período de campanha de 45 para 35 dias. Além disso, foi extinto o bloco do horário eleitoral dos vereadores, que farão campanha em rádio e TV apenas por meio de inserções.

 

Últimos dias para inscrição de microempresas no Domicílio Tributário Eletrônico

Termina na próxima quarta-feira, dia 31, o prazo de inscrições das microempresas no Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), canal de comunicação direta on-line entre a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e os contribuintes do ICMS. O DT-e funciona, na prática, como um endereço virtual das empresas, através do qual a Sefaz envia avisos, intimações, notificações e dá ciência de todos os tipos de atos administrativos, além de oferecer uma gama de informações personalizadas sobre a vida fiscal do contribuinte.

Tudo isso em total segurança, já que para acessar o Domicílio é necessário ter uma senha ou assinatura digital. Antes do lançamento do canal on-line, para o contribuinte obter essas informações era necessário dirigir-se a uma das unidades da Sefaz-Ba, na capital e no interior.

A adesão ao DT-e é obrigatória para todos os contribuintes do cadastro do ICMS da Bahia, exceto os microempreendedores individuais, cuja inscrição é opcional. Já são, ao todo, 156,8 mil contribuintes inscritos, número que deve ganhar impulso nesta reta final para adesão das microempresas. O prazo de inscrições foi dividido em etapas. A primeira, em 2015, compreendeu o credenciamento das grandes e médias empresas, e a segunda, finalizada no dia 31 de março, envolveu as Empresas de Pequeno Porte (EPP).

+| Leia a matéria completa »

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
agosto 2016
D S T Q Q S S
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031