hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Jornada de Agroecologia da Bahia valoriza desenvolvimento sustentável

teia 1O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reafirmou seu compromisso com a transição agroecológica na agricultura familiar, durante a 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada pela Teia de Agroecologia dos Povos. O encontro, que terminou ontem  (23), em Porto Seguro, se constituiu num  canal  de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências.

A Jornada é um importante espaço de divulgação, debates, e reflexões sobre a agroecologia no Estado, unindo povos e saberes para a defesa irrestrita da agroecologia, enquanto um modo de vida e um instrumento para conquistar a soberania dos territórios, onde a prática e os saberes tradicionais e científicos dialogam entre si em um espaço de articulação dos povos.

teia 2Para o diretor de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), Welliton Hassegawa, que participou da mesa de abertura e das discussões sobre Educação do Campo e formação em Agroecologia, o ambiente é de expectativa em torno dos modos diferenciados de vida no ambiente da agroecologia, da produção diferenciada e de culturas de cada bioma.

“Esperamos que ao final dessa jornada tenhamos avançado em temas como educação no campo, educação para agroecologia e políticas públicas para consolidar um sistema de transição agroecológica. Que a gente saia daqui com as redes mais fortalecidas e que a Teia, a partir dessas redes, consiga articular melhor a luta de todos os povos que são representados por ela”, disse.

jornadaDurante o evento aconteceu ainda a Feira de Economia dos Povos, além de plenárias, rodas de conversa, espaço auto-organizado de mulheres, oficinas práticas, troca de sementes crioulas, mostra de filmes e atividades culturais.

Participaram da 5ª Jornada, povos indígenas, quilombolas, sem terras, estudantes, juventude, agricultoras e agricultores, pescadores e pescadoras, marisqueiras, professores e professoras, cientistas e toda população engajada na defesa da agroecologia.

 

Estudantes de Direito da FTC realizam 12ª Semana Jurídica

Alunos de Direito 2017.2, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, realizam, entre os dias 4, 5 e 6 de maio, a XII Semana Jurídica da FTC Itabuna. Com o tema “Direito e Contemporaneidade”, o evento terá uma programação ampla em conteúdos e diversas atrações para convidados e participantes, como minicursos e palestras com professores e mestres da própria instituição.

A Semana Jurídica tem apoio do Grupo de Ensino Damásio Educacional. Além das palestras, serão oferecidos, por meio de sorteios, diversos brindes, bolsas de estudos do Damásio, ingressos para festa, livros e outros. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas em contato com Lucas Rocha (73-99194-0000); Diana Lemos (99107-4788) e Glauber Santos (98816-7711 ou 99118- 7535).

Entidades firmam compromisso para instalação da Ronda Maria da Penha em Itabuna

maria da penha 2Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, em parceria com o Território Litoral Sul e a Câmara Temática de Mulheres reuniu entidades representativas de Itabuna e de municípios da região em um encontro com a Major Denice Santiago dos Santos, que apresentou as ações para a implantação da Ronda Maria da Penha, que deverá acontecer nos próximos meses, em Itabuna.

O aparelho de proteção às mulheres vítimas de violência com medida protetiva foi um compromisso firmado pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante uma visita, no mês passado ao município de Itabuna, na reunião do Pacto pela Vida. A Ronda já funciona na capital baiana e nas cidades de Juazeiro, Paulo Afonso e Feira de Santana.

maria da penha 1O objetivo é proteger as mulheres vítimas de violência, com medida protetiva. Para o pleno funcionamento do equipamento, a Major convocou as entidades representativas de Itabuna para instituir uma rede, capaz de fortalecer as ações de apoio à mulher. Ainda segundo ela, “a Ronda só vai acontecer se tiver uma ação concreta e participativa com as mulheres”, declarou a Major.

O presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e firmou o compromisso de contribuir com as ações de apoio a Ronda Maria da Penha. Ainda em sua fala, o gestor chamou a atenção da sociedade e dos segmentos organizados de Itabuna para “formar uma rede e fortalecer o trabalho da Ronda”.

O coordenador do Território Litoral Sul, Carlos Alberto “Garotinho”, destacou que a entidade sempre divulgou as atividades desenvolvidas pela Lei Maria da Penha, através da Câmara Temática das Mulheres. Ainda segundo ele, a proposta é “fomentar, através desse espaço, a conscientização e orientação da mulher que esteja passando por problema”.

Ainda estiveram presentes na reunião, representantes de: Núcleo Regional de Educação – Itabuna; Consórcio Litoral Sul (CDS-LS); 15º Batalhão de Itabuna; Ordem de Advogados da Bahia – Seccional de Itabuna; Secretaria de Assistência Social de Itabuna e Canavieiras; Pastoral da Criança; RNP; MCNCP/BA; Simpi; Cram; DCE-Uesc e Setaf/Bahiater.

“Baleia Azul”: Sesab indica medidas de proteção e orientação a adolescentes

Vilas-Boas: medidas de proteção a jovens e adolescentes.

Vilas-Boas: medidas de proteção a jovens e adolescentes.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou a adoção de medidas necessárias para proteger e orientar adolescentes devido a suspeitas de tentativas de suicídio estimuladas pelo jogo virtual Baleia Azul. O secretário da saúde Fábio Vilas-Boas anunciou força-tarefa para investigar casos de jovens que procuraram assistência hospitalar nos últimos dias por causa de atos de automutilação e outros ferimentos autoprovocados.

“A orientação aos pais e educadores dos jovens é que se registre a ocorrência, seja preservado o material (celular e/ou computador) e prestado atendimento médico imediato”, disse Vilas-Boas. A Sesab determinou que hospitais, prontos socorros, unidades de saúde e demais serviços de atendimento médico na Bahia redobrem a atenção em situações de automutilação e uso inadequado de medicamentos por crianças e adolescentes.

Para a família, a recomendação é que, ao identificar algum comportamento suspeito, leve a criança ou adolescente para a unidade de saúde mais próxima. “A situação é delicada e os pais devem ficar atentos ao comportamento de seus filhos. Trata-se de um jogo criminoso que tomou conta das redes sociais e está vitimando crianças”, observa.

Uma nota técnica da secretaria vai orientar a conduta dos profissionais de saúde frente a este tipo de situação. Além disso, uma rede de serviços esta à disposição para dar suporte aos casos que forem registrados, tanto com assistência clínica quanto psicológica, em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Centro Antiveneno da Bahia.

bal 1

Caso haja algum sinal de automutilação, o encaminhamento deve ser feito para o pronto socorro, de um hospital ou de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Órgãos de saúde, educação e segurança pública estão trabalhando em conjunto para dar uma resposta à sociedade frente a este grave problema.

SINAIS DE ALERTA

Adolescentes saudáveis também podem ser atraídos pelo jogo por curiosidade ou pela sedução do proibido e acabar se colocando em perigo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de que os filhos possam estar entrando na brincadeira ou estejam precisando de ajuda.

Importante é manter as crianças e adolescentes protegidos e com a assistência necessária. Em casos de identificação de comportamentos suicidas, deve-se ligar para Centro de Informações Antiveneno (0800 284 4343), que funciona 24 horas, ou para o telefone 141, para receber orientações de como proceder.

Ilhéus festeja o padroeiro São Jorge

 

jorgeNeste domingo, 23 de abril, é feriado municipal em Ilhéus. A data comemora o transcurso do dia de São Jorge, padroeiro da cidade,comemoração que acontece desde o período de Capitania Hereditária. A programação dos festejos começa às 5h com a Missa da Alvorada, segue as 7h com a Missa das Intenções, 10h Missa Solene, 16h Procissão, logo após terceira missa, na Catedral de São Sebastião, tendo como tema central este ano “Alegremo-nos! Com São Jorge celebremos a Páscoa do Senhor”.

De acordo com a tradição católica, São Jorge foi um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados, tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa. O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A cidade homenageia, ano após ano, o seu padroeiro, como também presta homenagens a Nossa Senhora das Vitórias no dia 15 de agosto e São Sebastião no 20 de janeiro, padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.

 

Por que o chocolate pode e deve permanecer na nossa alimentação?

 

Andrea Spier

andrea FTCPassado o momento de celebrar a Páscoa, em que o consumo de chocolate aumenta, e muito…temos ainda as sobrinhas deles em casa, que vamos degustando aos poucos, com o sentimento de que deveriam durar para sempre e não acabar nunca!!!! Mas por que não fazer o chocolate entrar na rotina alimentar?

Isso é possível sim, desde que consumidos chocolates de boa qualidade e em quantidades moderadas, podemos fazer deles grandes aliados na manutenção da boa saúde e prevenção de algumas doenças.

A maioria das pessoas associam o alimento ao bem estar que se traduz em felicidade,  é ou não é verdade??  Isso por que o chocolate é feito a partir das amêndoas do cacau, que contém inúmeras substâncias, entre elas a Feniletilamina, que ativa a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados a sensação de prazer e bem estar.

choco 4Rico em flavonoides, substancias antioxidantes (aquelas que combatem os radicais livres), essas contribuem para saúde cardiovascular e envelhecimento precoce, as catequinas, por exemplo , agem aumentando o HDL (colesterol bom) além de diminuir o LDL (colesterol ruim). Ainda tem a cafeína que promove o estado de alerta e minerais importantes como magnésio, zinco, ferro e cromo. Entretanto, todas essas substancias encontram-se potencialmente na amêndoa do cacau e não necessariamente no chocolate beneficiado.

Aos chocolates a indústria pode adicionar açúcar, leite e gorduras vegetais o que reduz a quantidade de cacau nele concentrada, reduzindo assim seu poder de benefícios à saúde. Por isso, o consumo inteligente deverá ser do “nibs” do cacau que nada mais é que a amêndoa triturada, ou de chocolates com 70% de cacau no qual prevalece a massa de cacau, com pouquíssimo açúcar e nada de leite. Em relação a quantidade, 30 gramas são suficientes para aproveitarmos os benefícios desse alimento. Vale lembrar que chocolate branco não é considerado chocolate porque não contem a massa de cacau, apenas a manteiga de cacau associadas a gorduras, muito açúcar e leite.

Caso você não tenha o hábito do chocolate mais amargo e intenso, uma dica é ir aumentando gradualmente a concentração do cacau no consumo, em pouco tempo seu paladar se tornará exigente em relação ao sabor do cacau.  A nossa região produz amêndoas de ótima qualidade, proferindo chocolates excelentes, assim somos privilegiados com muitas opções.

Atentos à qualidade e quantidade o chocolate amargo poderá fazer parte da rotina alimentar, associado a uma dieta de boa qualidade e atividades físicas, não há o que temer, ele ajudará inclusive na perda de peso. Um abraço bem nutrido e muitas felicidades com chocolate!!!

Andrea Spier  é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública e Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna

O turismo associado a chocolate, uma nova oportunidade

gerson marques

 

Existe uma enorme sinergia entre chocolate e turismo, são inúmeros os exemplos de cidades que se tornaram referência em destino turístico vinculado ao chocolate, ou que tem no chocolate uma referência importante entre suas atrações.

No estado da Pensilvânia nos EUA, a cidade de Hershey, sede da primeira fábrica de chocolates da famosa marca que leva o seu nome, desprovida de excepcionais belezas naturais ou importância histórica, fez do chocolate sua principal atração, consolidando-se como um destino de referência neste tema, com centenas de atrações nas avenidas Cacau e Chocolate ruas que concentram restaurantes, museus, lojas e boutiques de chocolates.

No México em Tabasco, a cidade de Villa Hermosa, criou a Rota do Cacau Maia, oferecendo história associada a chocolates com sabores tradicionais, assemelhados as misturas que deu origem histórica ao chocolate, há mais de mil anos.

A capital belga, Bruxelas, tem no chocolate uma referência cultural importante é lá que está o principal museu do mundo dedicado a este tema, assim como Paris, que realiza eventos comerciais e promocionais associado a imagem da cidade, já tão badalada, ao chocolate.

cacau e chocoOutras estratégias também são interessantes como hotéis temáticos dedicados ao chocolate, seja na arquitetura,  decoração, serviços e culinária, como o The Chocolate Butique Hotel na Inglaterra e o Fábrica do Chocolate em Viena do Castelo em Portugal, construído no prédio de uma antiga fábrica de chocolates.

Aqui no Brasil, o exemplo mais conhecido de associação de chocolate com turismo, é Gramado na Serra Gaúcha, que fomentou uma parque fabril e comercial de chocolates tradicionais, usando o processo de derreter coberturas já industrializadas, re-formar e embalar sob novas marcas, vinculando-se ao conceito europeu, associado chocolate ao frio e ao leite.

Existe no entanto, um grande espaço para Ilhéus e região se posicionar neste filão, não nos falta história, somos literalmente os inventores da agricultura do cacau, que está aqui a aproximadamente trezentos anos, já fomos os maiores produtores do mundo e formamos uma civilização com raízes fincadas nas florestas de cacau, com ramificações na culinária, arquitetura, literatura e outros tantos aspectos da vida social e política.

Falta no entanto, um planejamento e uma assimilação cultural desta nova lógica, a chocolataria, em termos, é algo novo para nós, apesar de já haver uma boa associação de imagem, graças principalmente a realização dos festivais do chocolate, organizados por Marco Lessa, que tem gerado excelente cobertura da mídia nacional.

tur 1Promover o desenvolvimento de uma cultura chocolateira, com desdobramentos em comércio, hotelaria, serviços, além de incrementar a oferta de atrativos turísticos como fazendas, visita a fabricas, parques e hotéis temáticos, além de eventos, devem fazer parte de uma visão estratégica voltada a consolidação de Ilhéus e região como um destino turístico competente, fortemente associado ao chocolate.

Mais uma vez, surge uma grande oportunidade para o turismo de Ilhéus em particular, com desdobramentos para a Região, a tematização do destino ou a ampliação de seu portfólio, como parece ser o caso de Ilhéus, ( já que a praia será sempre uma atração âncora), abre assim novas perspectivas, com inovação e sinergias próprias.

Caberá as lideranças e instituições fazerem sua parte, articulando e motivando investidores e governos a se somarem nesta direção, para os chocolateiros, também se oferece uma oportunidade, visto que poderão  potencializar suas vendas na porta da fábrica, além de divulgar marcas e produtos.

 

Gerson Marques é produtor de Cacau e Chocolate e Diretor Presidente

da Associação dos Produtores de Chocolates de Origem do Sul da Bahia.

Quem vai dormir com a Orelhuda?

Daniel Thame

 

daniel thame FlicaA mais importante competição de clubes do planeta, a Champions League, chega à reta final com quatro times na briga pela desejada ´Orelhuda`.

Real Madrid, Atlético de Madrid, Juventus e Mônaco vão lutar pelo título.

Dois times da Espanha, um da Itália, um da França. Nenhum da Inglaterra ou da Alemanha, que ficaram pelo meio do caminho.

As quartas de final que definiram os quatro semifinalistas deixaram gigantes pelo meio do caminho e trouxeram surpresas na batalha da semifinal.

O Barcelona, por exemplo, parecia redivivo depois daqueles heroicos 6×1 sobre o PSG (heroísmo que incluiu um juiz gatuno, é bom que se diga). Só parecia. Diante de uma Juventus excepcionalmente bem na defesa e com um candidato a cracaço de bola, o argentino Dybala, o Barça de Messi, Suarez e  Neymar naufragou com um 0x3 em Turim e um melancólico 0x0 em Barcelona, num jogo onde apenas Neymar parecia querer alguma coisa com a bola, já que o M e o S do trio MSN estavam com a cabeça e os pés na lua. A Juve está vivíssima!

O Real Madri, de Cristiano Ronaldo (cada vez mais letal), Bale, Sérgio Ramos,  Casemiro e Cia passou pelo poderoso Bayern de Munique em dois jogos eletrizantes, decidido na prorrogação, um dos gols de Cristiano Ronaldo num impedimento que até cego marcaria, não tivessem os juízes uma compulsão freudiana em ajudar os espanhóis. O Bayern, de novo, ficou pelo meio do caminho e o Real já nem sabe onde pode colocar outra taça, tantas que já conquistou.

orelhudaSurpresa, mas nem tanto, foi o Mônaco ter eliminado o tradicional Borussia Dortmund, com vitórias na Alemanha e na França. O time francês tem um ataque poderoso, com o renascido Falcao Garcia e outro candidato a cracaço, Mbappé. A dupla vem triturando defesas e embora seja o menos tradicional dos quatro semifinalistas, o Mônaco, que também está a caminho do título francês, não pode ser descartado na briga pelo título.

Na disputa menos badalada, o Atlético de Madrid acabou com o conto de fadas do Leicester inglês. 1×0 na Espanha e 1×1 na Inglaterra, na menos empolgante das disputas. Comandado por Diego Simeone, o Atlético é o mais argentino dos times europeus. Fechado na defesa, mortal dos contra ataques, jogando sempre por uma bola. Não é por acaso que vem sempre chegando perto do título. Resta saber se finalmente chegará à praia…

Favorito?

Nenhum. Por ora, a Orelhuda namora os quatro embora só vá se casar com um.

Quem será o felizardo?

-0-0-0-

E pênalti- Corinthians e São Paulo, eliminados da Copa do Brasil, fazem a melancólica semifinal do Paulistinha. O popular abraço e enforcado, onde o prêmio de consolação vale tanto quanto uma nota de três reais.

 

É gol- A queda do Barça foi um baque no sonho de Neymar em ser escolhido o melhor do mundo pela FIFA. E é com correr, porque Dybala e Mbappé esão chegando. E Messi, definitivamente, está saindo.

Entendendo o Glaucoma

Dra. Carolina França

 Dra CarolinaO glaucoma é uma doença que exibe uma neuropatia óptica característica que pode resultar em perda progressiva de campo visual. O fator de risco mais importante é a PIO (pressão intraocular) elevada secundária a uma drenagem de humor aquoso reduzida através do ângulo de filtração. O glaucoma pode não provocar dor e os portadores dessa doença só percebem sua existência quando os danos são graves e irreversíveis. Se todo o nervo óptico for destruído, irá ocorrer uma cegueira definitiva. O Glaucoma pode ser: de ângulo aberto, de Ângulo Fechado, Congênito ou Secundário.

Os  principais tipos de Glaucoma são Glaucoma Primário de Ângulo Aberto (GPAA), que é a  forma mais frequente de Glaucoma. É uma doença geralmente bilateral, mas não necessariamente simétrica caracterizada por início na fase adulta, PIO > 21 MMHG, ângulo aberto, perda de campo e lesão glaucomatosa na cabeça do nervo óptico. Em geral, o glaucoma primário de ângulo aberto não apresenta sintomas. O paciente não sente dor e perde lentamente a visão, percebendo a perda quando o nervo óptico já está bastante lesado. Devido à ausência de sintomas, a melhor forma de diagnóstico desse tipo de glaucoma é o exame ocular periódico.

Já o  Glaucoma de Pressão Normal: é uma variante do GPAA, caracterizado por PIO média menor ou igual a 21 mmHg, lesão do disco óptico e perda de campo visual , ângulo aberto, ausência de causas secundárias para glaucoma.

O Glaucoma  Primário de Ângulo Fechado ocorre quando o sistema de drenagem é bloqueado, geralmente, pela íris (a parte colorida do olho) e o líquido não consegue penetrar na rede trabecular para ser drenado. O paciente apresenta dores de forte intensidade na cabeça e no olho, que chegam até a provocar vômitos e redução da visão. A pressão intra-ocular torna-se muito elevada e pode lesar o nervo óptico de forma rápida e agressiva. Este é o quadro de uma crise de glaucoma agudo, uma emergência oftalmológica que, se não tratada rapidamente, leva à perda visual irreversível, parcial ou mesmo total, em questão de horas

O Glaucoma Congênito é caracterizado pela má formação no sistema de drenagem do humor aquoso que ocorre em recém-nascidos e crianças. A criança apresenta lacrimejamento, dificuldade em tolerar a claridade, perda do brilho da região da íris – que passa a aparentar uma coloração mais azulada e opaca – e aumento do volume do globo ocular.

O Glaucoma Secundário é  o aumento da pressão intraocular ocorre após doenças inflamatórias, catarata avançada, alteração dos pigmentos naturalmente existentes dentro dos olhos, hemorragia e obstrução de vasos intraoculares. Outra importante causa de glaucoma secundário é o uso de colírios de corticóide por tempo prolongado sem indicação e/ou acompanhamento do médico oftalmologista.

Há três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicações de laser e cirurgia.

O uso de Medicamentos (colírios ou comprimidos): é o tipo de tratamento inicial mais frequente. O objetivo é reduzir a pressão intra-ocular, seja pela diminuição da produção do humor aquoso, ou pelo aumento da saída desse líquido do olho. Dessa forma, haverá proteção do nervo óptico e, em consequência, a manutenção da visão do paciente.

O Hospital de Olhos Beira Rio conta com excelentes profissionais especialistas no assunto, quanto mais precoce o resultado, maiores serão as chances de controle. Vale lembrar, que proporcionamos atendimento no Programa SUS Glaucoma, fornecendo colírios gratuitamente através do governo federal, as terças, quartas e quintas. Pela manhã às 7h e a tarde 13h no ambulatório SUS.

A Dra. Carolina França é oftalmologista do Hospital de Olhos Beira Rio.


Jovem sai de Teixeira de Freitas para realizar sonho no Neojiba

neo

Peter Almeida, 19 anos, deixou a cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, para realizar o sonho de fazer parte de uma orquestra. Hoje, o jovem mora em Salvador e é violoncelista nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). “Nunca pensei que estaria aqui. Mas quanto mais você gosta de algo e faz de coração, você vai chegando mais longe. E eu quero ver até onde posso chegar com a música. Quero evoluir. Música é a minha vida”, comenta.

Peter foi selecionado por meio de edital lançado pelo Neojiba, programa do Governo da Bahia que beneficia 4,6 mil jovens em todo o estado. A história dele é contada em vídeo da série ‘Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). A cada semana, a série apresenta um projeto que revela o protagonismo da educação na mudança de vida dos baianos.

Assista ao vídeo

Governador garante reforma em escolas dos assentamentos do MST

Reformas e construções de escolas e quadras poliesportivas serão realizadas em assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST) na Bahia. A educação no campo é um dos itens da pauta discutida na quinta-feira (20), em reunião realizada na Governadoria, entre o governador Rui Costa, representantes do MST e os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, da Educação, Walter Pinheiro, e das Relações Institucionais, Josias Gomes. Além de educação, também foram discutidos abastecimento hídrico, infraestrutura e, principalmente, produção.

mst 1Para o diretor do MST na Bahia, Evanildo Costa, a reunião mostra que o Governo do Estado continua aberto ao diálogo. “O secretário Walter Pinheiro esteve, na semana passada, em várias regiões, fazendo o levantamento das escolas que precisam ser ampliadas, das que precisam ser construídas e da necessidade de quadras poliesportivas. O governador garantiu, aqui, que as demandas em relação às escolas e de quadras serão atendidas”.

Segundo Evanildo, também foi discutido o fortalecimento das cadeias produtivas. “Nós já estamos implementando algumas, no caso do leite e do café, no sudoeste, na Chapada Diamantina e no extremo-sul. O governador também se comprometeu em ampliar cadeias produtivas em outras regiões, como o cacau, no sul e baixo sul, a fruticultura, no norte, e o café, no extremo sul. São questões importantes para ajudar a melhorar a vida das famílias que vivem nos assentamentos”.

mst 3O secretário Jerônimo Rodrigues informou que a agenda está sendo discutida com o MST desde 2015. “São pautas estratégicas, como a educação, para garantir que no rural o conhecimento seja utilizado para a cidadania e para a produção e comercialização. A água e a infraestrutura também estão sendo desenvolvidas e, naturalmente, o MST traz a pauta da produção e da comercialização. A Secretaria de Desenvolvimento Rural foi criada para isto e, junto com a Secretaria de Relações Institucionais e a Casa Civil, dialogou com as demais secretarias, para definir as condições de atender as pautas mais estratégicas”.

O secretário destacou ainda que, desde o início desta agenda, em 2015, o MST obteve várias conquistas. “São equipamentos tecnológicos, a exemplo de tratores para preparação de solo e temos uma agenda em bom andamento de agroindústrias, por exemplo”. Jerônimo também observou que, em plena crise econômica e institucional, o governador Rui Costa mantém o seu compromisso de início de governo, de dialogar sempre com os movimentos sociais. “O MST tem feito as caminhadas do interior até Salvador, e este período de abril e maio é quando eles vêm negociando a pauta e os outros estados não fazem isso com a mesma proeminência que o governador Rui Costa tem feito”. (fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Ato em Brasília lembra 20 anos do assassinado do pataxó Galdino

Ato em memória de Galdino  em Brasília (Foto Marília Marques/G1).

Ato em memória de Galdino em Brasília (Foto Marília Marques/G1).

Indígenas de todo o país e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos realizaram um ato ecumênico na noite desta quinta-feira (20), para lembrar os 20 anos do assassinato do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos. Ao som dos maracás e à luz de velas, os indígenas fizeram um círculo ao redor do marco na Praça do Compromisso, na 703/704 Sul, em Brasília.
gal 1Wilson Jesus de Souza, sobrinho de Galdino disse que a memória do tio, morto por quatro jovens em 1997, “continua viva”. Todos os anos Wilson participa dos atos e destaca que esta “não é uma comemoração”. Ao G1, o sobrinho de Galdino falou que até hoje está em busca de “mais justiça” para que não aconteçam outros casos semelhantes.

Durante o ato ecumênico, indígenas entoaram cantos pataxós, poesias e gritaram palavras como “Galdino vive!”. A procuradora-geral da República, Débora Duprat, compareceu ao ato e lembrou que em abril de 1997, estava à frente da pasta do Ministério Público Federal, na época, responsável pelas populações e comunidades indígenas tradicionais.
“Nós aguardávamos o índio Galdino para uma audiência, foi quando soubemos da morte dele”. A procuradora-geral diz que passados 20 anos da morte, “o atual cenário é ainda mais complicado”.  Leia a íntegra

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
abril 2017
D S T Q Q S S
« mar    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30