hanna thame fisioterapia animal
camara itabuna prefeitura itabuna coronavirus 155 bom petiscos livros do thame

Rui participa da formatura de aspirantes-a-oficial da Polícia Militar

pm 2

O governador Rui Costa participou da cerimônia de formatura de 89 aspirantes-a-oficial da Polícia Militar da Bahia, na tarde desta quarta-feira (28). A cerimônia foi realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, com as presenças do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM-BA, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades.

“Nós temos dado prioridade à capacitação e à formação, inclusive acelerando o curso da carreira dos oficiais e dos praças. Valorizar esse momento é importante”, afirmou o governador. A turma é formada por 79 homens e 10 mulheres que agora irão cumprirão estágio de um ano para que possam ser declarados tenentes.

pm 3

“Essa é uma data solene muito importante para a Polícia Militar e para os aspirantes-a-oficiais, pois é o início da carreira de oficialato de cada um deles. Hoje é a formatura de 89 novos aspirantes que, daqui a um ano, chegarão a tenente da Polícia Militar ao cumprir o estágio de um ano. Isso faz parte da nossa política de formação e capacitação de servidores”, explicou Maurício Barbosa.

+| Leia a matéria completa »

UNEB oferta 307 vagas de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação na capital e interior

Treze programas de pós-graduação da UNEB estão com inscrições abertas para seleção de aluno regular dos cursos de mestrado e doutorado, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Natureza. Estão sendo ofertas 307 vagas: 139 para Salvador e 168 para os campi do interior do estado.

 

Na capital baiana, o Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) inscreve até o dia 6 de novembro para o curso de mestrado. Estão sendo ofertadas 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas, no site.

 

O Programa de Pós-Graduação de Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Campus I abriu seleção para 24 vagas do curso de doutorado e 35 vagas para o curso de mestrado. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de novembro, no site.

+| Leia a matéria completa »

Baianos contam com plataforma digital como espaço de formação em segurança alimentar e nutricional

bpUm espaço de formação e informação para contribuir para a inclusão produtiva de agricultores e agricultoras familiares e outras populações tradicionais da Bahia. Com esse objetivo, a Plataforma SAN Bahia Produtiva está disponível no site www.car.ba.gov.br.

Na plataforma, são encontrados cursos online para promover melhores oportunidades aos agricultores familiares na produção de alimentos para consumo próprio e para o mercado, mapa interativo apresentando as experiências e ações territoriais dos 27 territórios da Bahia, materiais educativos de apoio em Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição e Culinária, por meio vídeos sobre comida de verdade, valorizando os alimentos regionais.

Quem navegar pela plataforma também vai encontrar cartilhas com informações nutricionais, orientações de cultivo e de aproveitamento integral dos alimentos, vídeos e materiais com receitas e orientações de plantio e compostagem.

Também será possível acessar os empreendimentos da agricultura familiar, feiras agroecológicas, Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), sites de compras de produtos da agricultura familiar e banco de sementes, valorizando assim a nossa cultura pelo consumo de alimentos regionais.

A iniciativa da Plataforma SAN Bahia Produtiva é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a VP Centro de Nutrição Funcional, como parte da estratégia de inclusão produtiva e de diversificação das fontes de alimentação e renda, além da qualificação da gestão dos recursos naturais.

A coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Bahia Produtiva, Egla Costa, explica que a plataforma é um instrumento de formação para técnicos, Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e agricultores: “Um espaço para apoiar a diversificação alimentar dos agricultores, na produção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e na divulgação de experiências nessa área e na comercialização, e, também, um papel formativo de apresentar as ações do projeto, que estão sendo realizadas nessa temática junto às prestadoras de ATER”.

+| Leia a matéria completa »

Bahia terá voos para todas as regiões do país a partir de dezembro

voosA partir de dezembro, a Bahia estará conectada com todas as regiões do Brasil com as novas rotas da Gol Linhas Aéreas para Palmas, São Luís, Teresina, Porto Alegre e Curitiba. Os voos vão sair de Salvador direto para todas as capitais do Nordeste e do Sudeste, para duas capitais do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Norte. O destaque fica com a rota inédita SSA-Palmas, na região Norte, com quatro viagens semanais.

Até o momento, a cidade é a única do Nordeste a ter voos diários para duas capitais da Região Sul. As viagens sem escala para Porto Alegre e Curitiba serão diárias, oferecendo mais conforto para os turistas que vêm visitar o extenso litoral da Bahia. Facilitando a conexão com outras cidades brasileiras, a companhia aérea também disponibilizou mais um voo diário para Guarulhos, com saída às 04h.

Também ficará mais fácil para os baianos passar as férias no Nordeste, já que Salvador terá voo direto com todas as outras capitais da região durante o verão 2020/2021. A GOL já colocou à venda as passagens para São Luís (3 partidas semanais) e Teresina (4 partidas semanais). Esses dois destinos são uma novidade em relação ao verão passado. Outras cidades já atendidas regularmente pela companhia aérea na região ganharão reforço. A VoePass irá operar mais voos para Maceió (mais duas partidas diárias) e para Porto Seguro (mais um voo diário). As passagens podem ser adquiridas no site: www.voegol.com.br

+| Leia a matéria completa »

Governador anuncia construção do Hospital do Planserv em Salvador

Rui CostaO Governo da Bahia irá contratar, por processo licitatório, empresa especializada para estudo de viabilização do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). A opção que será considerada é a adequação do Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, em Salvador.

Durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (28), ocasião em que se comemora o Dia do Servidor Público, o governador Rui Costa discutiu detalhes da iniciativa com representantes de sindicatos ligados à área da saúde e ao funcionalismo público.

“Hoje, fazemos um anúncio importante, que é um pleito antigo dos servidores. Vamos fazer um hospital de referência, de alta qualidade e de alta performance para atender o servidor. Para isso, definimos como referência o Hospital Espanhol. O estudo vai determinar o perfil, quais serviços serão inclusos e todo o processo legal de conclusão da desapropriação”, detalhou Rui.

Em função do aproveitamento da estrutura do Hospital Espanhol, serão estudadas as adaptações que serão necessárias para a acomodação dos pacientes na unidade, que foi transformada em um centro de tratamento exclusivo para pacientes da Covid-19.

O estudo técnico vai avaliar a infraestrutura necessária à implantação, em aspectos como recursos necessários, localização, adequação de equipamentos, serviços e especialidades a serem oferecidos, número de leitos e modelo de gestão, levando-se em consideração o perfil da carteira da Assistência, hoje com mais de 510 mil beneficiários. A conclusão será um plano de ação a ser avaliado pelo governo estadual.

Participaram da reunião representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia e dos sindicatos dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz); dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde); dos professores do Estado da Bahia (APLB); dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc); e dos Delegados de Polícia da Bahia (Adpeb).

+| Leia a matéria completa »

Recuperação da BA-001 beneficiará as regiões da Costa do Cacau e da Costa do Dendê

ba 001

A BA-001 é a principal via de acesso para quem segue em direção as regiões da Costa do Cacau e da Costa do Dendê. Os 118 quilômetros da rodovia entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, vão ser recuperados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), através do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas (Premar). O aviso de licitação da obra saiu no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta quarta-feira (28).

ba 001 2A Costa do Cacau e a Costa do Dendê são regiões que atraem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Juntas chegam a receber cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A recuperação da BA-001 vai contribuir para o desenvolvimento do turismo em ambas as regiões. As cidades de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Itacaré serão beneficiadas com a obra. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços está prevista para 30 de novembro, por meio de videoconferência.

“Mais de 1 mil km de rodovias estão passando por obras na Bahia. Estamos restaurando importantes trechos como a BA-160, entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, e a BA-142, do entroncamento da BR-242 até o distrito de Sussuarana. Além disso, o processo de licitação para a recuperação da BA-131, de Senhor do Bonfim até o entroncamento da BR-324, passando por Saúde e Caém, está em andamento”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

Outras obras estão sendo realizadas pela Seinfra na região. A recuperação do acesso à Jaguaripe, na BA-883, se encontra com 14% de execução. A previsão de conclusão é em maio de 2021. A via com 14,4 km faz a ligação do entroncamento da BA-001 com Jaguaripe. Os serviços de manutenção estão em andamento na BA-001, que liga Valença a Camamu, que passa por Taperoá, Nilo Peçanha e Ituberá. Atualmente, a conservação é feita na rodovia entre Valença e Nilo Peçanha.

Para o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, as obras nas rodovias baianas vão ser imprescindíveis para impulsionar o turismo nesta retomada, considerando que todas as pesquisas apontam para um recomeço através de viagens de carro, para destinos mais próximos de casa, que ofereçam opções de lazer junto à natureza, ao ar livre, evitando aglomeração. “Tudo que nosso estado tem a oferecer a seus visitantes, pois são mais de 1000 quilômetros de belas praias, além de rios, cachoeiras, cânions, trilhas, turismo de aventura, turismo rural, dentre outros”, conclui Franco.

Live discute a arte de cantar

cantar faz bem“Cantar faz bem” é o tema da live com a professora Solange Skromov, regente do Coral da Uesc  e o professor Antônio Merlo, regente do Coral Mokiti Okada, de Ilhéus, através do instagran @coraluesc, nesta quarta-feira(28), às 17 horas

De acordo com a regente Solange Skromov será uma conversa informal, juntando a parte técnica de cantar e exemplificando atitudes simples no cantar.

O objetivo é mostrar os benefícios que o ato de cantar proporciona a saúde física e mental das pessoas, além das vantagens psicológicas.

Ela explica que “cantar é um ato simples. É como respirar corretamente que nós desaprendemos medida que agente cresce, enquanto o bebê respira corretamente quando nasce”.

A live vai estar aberta a participação e perguntas do público em geral. Por decisão do Grupo Coral da Uesc, toda última quarta-feira do mês será realizada uma live com um convidado diferente.

Projeto vai capacitar catadores de materiais recicláveis no Sul da Bahia

visita aterro sanitário Porto SeguroO Pró-Catador Rede Sul será executado em Itabuna e outros seis municípios da região Sul da Bahia. O projeto prevê capacitações para catadores de materiais recicláveis fornecendo-lhes apoio teórico técnico – tanto aos catadores organizados, quanto aos não organizados. Com a chancela da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), a ação tem apoio da Associação Beneficente Josué de Castro e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul.

Uma equipe multiprofissional de biólogos, assistente social, educador físico e técnicos de ensino médio integra o projeto que será realizado nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Os recursos para a execução do Pró-Catador Rede Sul são do Ministério da Cidadania e da Setre.

Será feito um trabalho de acompanhamento e auxílio para valorização dos profissionais que atuam com resíduos recicláveis – monitoramento fundamental para o tripé da sustentabilidade que considera o caráter social, econômico e ambiental. O trabalho de acompanhamento é semelhante ao que já é desenvolvido pelo Cesol Litoral Sul que já atende e acompanha associados da região gerando renda e condições dignas de trabalho.

Ao longo da execução – que vai até dezembro de 2020 – serão realizadas formações, capacitações com profissionais, distribuição de kits de apoio, distribuição de EPIs (calda de brim, camisa de brim, bota, luvas, máscaras com filtros, bonés e Big bags ) para catadores dos municípios envolvidos no projeto. Além disso, haverá também transferência de maquinários para cidades com cooperativas consolidadas.

+| Leia a matéria completa »

Servidores estaduais da saúde se destacam em ano de pandemia

Dra. Karine Araujo

Dra. Karine Araujo

Neste ano atípico para todos os servidores, dos quais muitos precisaram adequar a rotina à produção em home-office por causa da Covid-19, alguns se destacaram na coragem e no empenho em seus postos de trabalho: os profissionais lotados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). São mais de 30 mil servidores atuando pela Sesab em todas as regiões da Bahia.

ser1Boa parte deles precisou aprender novas práticas, readequar horários e ficar longe da família, colocando, muitas vezes, a própria vida em risco. Tudo isso para salvar a vida dos baianos. Nesta quarta-feira (28), Dia do Servidor, a importância dos profissionais da saúde é evidente, como destaca o secretário da Sesab, Fábio Vilas-Boas.

“Ao longo deste ano de 2020, vocês demonstraram como é importante trabalhar com amor, com carinho e com dedicação. E como é relevante o SUS para a sobrevivência do povo brasileiro. Eu quero deixar o meu reconhecimento, o meu apreço, a minha estima a esses servidores que se mostraram destemidos, inabaláveis, comprometidos com a população baiana, com a sobrevivência e com o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde”, afirma Vilas-Boas.

A Bahia possui 160 mil servidores ativos e 110 mil inativos. Para preservar a vida dos servidores que atuam na linha de frente contra a Covid-19, o secretário ressalta que o Estado apoia não somente os profissionais da Sesab, “mas de todas as prefeituras, de todos os hospitais particulares. Garantimos pronto-atendimento para todos os profissionais da saúde que apresentassem sintoma de Covid. Oferecemos hotéis exclusivos para que profissionais infectados pudessem passar o período de infecção longe das suas famílias. Garantimos também um seguro de vida e um seguro de perda de renda para os profissionais que fossem contaminados e para aqueles que viessem a falecer. O nosso compromisso está sempre presente, estamos ao lado do servidor da saúde, independentemente de seu vínculo de trabalho”.

+| Leia a matéria completa »

Vale-alimentação estudantil reforça a segurança alimentar da rede estadual

vale eOs estudantes da rede estadual de ensino da capital e do interior já estão realizando as suas compras com o benefício de R$ 55, referente à quarta parcela do vale-alimentação estudantil. Entre os diversos itens disponíveis nos mais de 18 mil pontos de venda localizados em todo o Estado, eles estão optando por alimentos de grande valor nutricional, como feijão, arroz, leite, frutas e legumes. A ação do Governo da Bahia, para a qual foram destinados mais R$ 44 milhões, totalizando um investimento de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado, tem o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes, neste período de suspensão das aulas, devido à pandemia do novo Coronavírus.

 

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, destacou quais alimentos os estudantes devem priorizar nas compras com o vale. “Feijão, arroz, leite, ovos, frango, frutas e legumes estão entre os itens que são priorizados pelas famílias e estudantes com o auxílio. São alimentos nutritivos, saudáveis e menos perecíveis, que vão reforçar ainda mais a segurança alimentar de todos os beneficiados”.

 

A estudante Kelle Teles, 19, 2º ano, que estuda no Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, em Salvador, falou sobre a importância do vale concedido pelo governo para a sua família. “Minha mãe é autônoma e com esta pandemia está sendo complicado manter as despesas de casa e este benefício veio em um bom momento. Já utilizei o meu vale e comprei alimentos, como feijão, arroz e carne”.

+| Leia a matéria completa »

Prefeitura de Itabuna transfere para sexta-feira feriado do Dia do Servidor Público

A Prefeitura de Itabuna transferiu do dia 28 de outubro, para o dia 30 de outubro (sexta-feira), o feriado do Dia do Servidor Público. A alteração foi publicada no Decreto de nº 13.859, de 26 de Setembro de 2020, assinado pelo Prefeito Fernando Gomes. Vale ressaltar que esta medida não se aplica às repartições públicas do município cujos serviços são considerados essenciais, e não podem sofrer interrupção.

Faculdade em Itabuna oferece atendimento psicológico gratuito à população

unimeMedo de contrair a Covid. Tensão diante das notícias. Ansiedade motivada pelo distanciamento social. Esses são só alguns dos sentimentos vivenciados na pandemia que mostram a importância dos cuidados com a saúde mental. Em Itabuna, para ajudar a lidar com as emoções neste período, a Unime está com atendimentos psicológicos gratuitos, de forma online.

 

Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas de segunda a sexta-feira em horários previamente agendados. Para marcar, os interessados devem entrar em contato pelo perfil @psiunime.itabuna no Instagram, informando na caixa de mensagens seu nome e telefone para agendamento, ou preencher o formulário disponível neste link.

 

Os serviços, que incluem psicoterapia breve e psicodiagnóstico para posterior encaminhamento à rede de saúde, são prestados por estudantes do 8º ao 10º semestre do curso de Psicologia da faculdade. Ao todo, 80 alunos da Unime Itabuna estão envolvidos nesses atendimentos.

+| Leia a matéria completa »

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2020
D S T Q Q S S
« set    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031