WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  






A Arte em Cartão Postal de R.F. Bongarten

Cartão postal –  uma simplificação da carta. trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem de selo, mensagem do remetente e na outra face alguma figura. Tendo sua origem na Áustria em primeiro de Outubro de 1969. A minha geração dos anos 60 teve o privilégio de conhecer a sensação de receber um postal, geralmente quando em viagem as pessoas compravam postais do local para enviar aos amigos ou familiares.

O artista, poeta, escritor, desenhista, engenheiro de produção pela Univesp, pós graduado em Artes Visuais REINALDO BONGARTEN, trás de volta o costume adormecido pelo avanço tecnológico.

Em 2017, R.F. Bongarten iniciou na Arte Gráfica, pinturas e desenhos. Um artista e escritor, sua poética vem da geometria, trabalhando com quadrado, triângulos e círculos.

“ O desafio é fazer composições que estimulem a criatividade com sentimento, gerando abstrações coloridas que faça refletir sobre o mundo,sobre a vida,sobre o que você sabe de você mesmo. Dos seus sentimentos,das suas alegrias, das suas tristezas , dos seus desafios, e dos seus momentos malucos pessoais.”

 Na arte de R.F.Bongarten existe uma representatividade nas figuras geométricas usadas.

QUADRADO – Representa a base de tudo.

TRIÂNGULO – Representa o ponto de partida de um caminho. Da base para cima buscando um caminho de evolução.

CÍRCULO – Representa a continuidade de tudo da vida: Resiliência, a constância, a motivação eterna, a aprendizagem, o entendimento.

Essas três formas juntas com o processo humano, espiritual e a   loucura artística, formam a minha poética.

As obras multicoloridas são para representar essa fase da Fábrica Poética , um momento mais lúdico, infantil, vivendo e sorrindo.

  Título: “AFROMÉRICA ”   

  Essa foi uma das primeiras obras que fiz.   Utilizo apenas triângulos, quadrados e círculos.

Título: “A VIDA SEMPRE ENCONTRA UM MEIO”
  Cada elemento dessa obra, foi feito um a um   ultrapassando 10.000 elementos.   
        Título: “CAT SKY” 
     Título: “TREPADEIRAS E FLORES

  Título: “ACHE O ERRO

  Essa obra segue uma lógica de sobreposição  do maior para o menor, e segue um caminho.

“VARETA MÁGICA”

Existem vários suportes artisticos, várias formas de se expressar artisticamente, seja no Street art (graffiti) livros, tv, cinema, artes plásticas, arte digital, NFT e tantas outras. Atualmente eu junto desenhos a mão livre digitalizando e criando obras mistas, sendo utilizado tintas, impressos, colagens, tudo para montar uma composição única. Minha vertente atual se inspira no Dadaismo, precursor da Arte Postal.

Atualmente me considero o maior produtor de Cartão Postal do Brasil. são quase 1100 cartões postais artísticos temáticos de abstrato geométrico minimalista. As obras podem ser vista no instagram: www.instagram.com/fabricapoetica

Sendo referência como artista postal, fui convidado a participar do programa Encontro com Fátima Bernardes/Rede Globo, na semana de natal, para falar de sentimento, de um pedacinho de sentimento que é enviado às pessoas que amamos, através de cartões postais. https://youtu.be/qu-E-FdzOSw

“CARTÃO POSTAL É ARTE E É SENTIMENTO. É EMOCÃO. É HUMANIDADE PURA. SE TOCAR O CORAÇÃO, ENTÃO EU JÁ CUMPRI O MEU PAPEL, QUE É FABRICAR EMOÇÕES”. (R.F. BONGARTEN)

Eu já tive o privilégio de receber inúmeros cartões postais em minha adolescência. Atualmente recebi de Bongarten lindos cartões, é realmente emocionante. Para a nova geração, conheçam o cartão postal frente e verso da Fábrica de Emoções:

Se gostou da matéria, deixe um comentário para o artista, se você é amigo da arte, compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Isso contribuirá para sempre estarmos aqui divulgando a arte e os artistas brasileiros espalhados pelo Brasil.

Faça seu gato feliz!

Hannah Thame

Quem nunca viu um vídeo na internet de um gato super feliz com uma caixa de papelão? Quase impossível não é mesmo?

Por quais motivos, os gatinhos e os tutores amam tanto caixas de papelão?

Antes de tudo, precisamos nos lembrar de que os gatos são caçadores e eles usavam esconderijos na natureza como tocas para proteção e também como estratégia para capturar presas

Vantagens da caixa de papelão:

Material barato e de fácil acesso

A fragilidade e maleabilidade do papelão propiciam um agradável arranhador para os felinos afiarem suas garras;

Versatilidade para brincadeiras;

Esconderijo agradável;

O papelão mantém a temperatura mais fresca quando está calor e mais quente quando está frio, é um ótimo isolante térmico;

Favorece o enriquecimento ambiental e evita que o animal fique estressado

A caixa de papelão une fácil acessibilidade, baixo custo, conforto, maleabilidade, incentiva os instintos naturais e ajuda a controlar a temperatura e evitar o estresse.

Quer melhor?

Que tal levar uma caixa para o seu felino hoje?

#caixadepapelao

#caixadepapelão

#caixadepapelaoparagatos

#gatonacaixadepapelão

#gatonacaixa

#dicadavet #felinos #gatos #gateirosdobrasil #dicasparagatos

500+10: o dia em que o Brasil enfrentou o Brazil

 

dt


Na foto de Lula Marques, o índio Terena no chão, cercado de policiais:

truculência que atravessa os séculos

Estava tudo devidamente acertado. Naquele 22 de abril do ano 2000, em Porto Seguro, e elite empresarial e política do Brasil faria a festa vip dos 500 anos do “descobrimento”, com direito a coquetéis em hotel de luxo, passeio pelo centro histórico e uma apresentação musical numa caravela à beira-mar.

À patuléia, índios, estudantes, trabalhadores, sem-terras, estava reservada a figuração no cenário montado para celebrar o Brasil Primeiro. Mundo, existente apenas na presunção do então presidente Fernando Cardoso. Segregado por um espantoso aparato de segurança, o povo ficaria no lugar onde sempre esteve, a senzala, enquanto as autoridades e os convidados se refestelariam na casa grande.

Se estava acertado, faltou combinar com o povo.

Que naquele dia especialmente, decidiu não concordar com o papel que lhe fora reservado. O bloqueio do acesso a Porto Seguro via Eunápolis, que tinha o objetivo de barrar os sem-terras, mas barrou mesmo foram moradores locais e turistas; somado à proibição de uma marcha entre Coroa Vermelha e Porto Seguro,  serviu como estopim de um barril de pólvora prestes a explodir. As palavras do pataxó Luiz Tiliá funcionaram como o fogo que acende o estopim e explode o barril.

-Amanhã nós vamos fazer uma caminhada até Porto Seguro e a polícia não vai deixar. Quero que cada tribo junte os dez guerreiros mais fortes. Eles vão na frente, porque nós vai passar de qualquer jeito.

Não passariam. Um vidente previu chuvas e trovoadas em Porto Seguro no dia 22 de abril do ano de 2000. Acertou na previsão do tempo e na metáfora.

A documentarista inglesa Vik Birkbeck, radicada há mais de quarenta anos no Brasil, estava em Porto Seguro e produziu imagens que foram utilizadas no documentário “500+10”.  “A imagem que ficou, que rodou o mundo, e foi estampada na capa dos jornais nacionais e internacionais como a imagem definitiva, símbólica dos 500 anos do dito descobrimento do Brasil foi a foto de Lula Marques do índio Gilson Terena sendo pisoteado pelo avanço da tropa de choque, na chuva, em meio de uma nuvem de gas lacrimogênio: o corpo quase nu, torso magro, calção preto, estendido no asfalto molhado, debaixo dos pés dos jovens sarados, armados para combate, de bota, escudo, capacete avançando no melhor estilo Robocop”, relata Vik.Para ela, “ todos os elementos do desfecho estavam já presentes. Havia indícios prévios da truculência oficial”. Faziam três anos que o índio pataxó Galdino, de Pau Brasil, havia sido queimado vivo em Brasília por rapazes de famílias de classe media, que como explicação para o assassinato alegaram tratar-se de uma brincadeira. No dia 17 de março o Governo Federal instalou uma imensa cruz de aço na aldeia dos Pataxós hã hã hãe em Coroa Vermelha. “Ao tentar erguer o seu próprio monumento aos 500 anos de resistência indígena, os Pataxós viram suas terra invadidas por 200 policiais militares que derrubarem o monumento em construção com um trator”, lembra a cineasta.

:: LEIA MAIS »

Janeiro Branco – Priorize sua saúde mental e aprenda a lidar com suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos

Cleide Léria Rodrigues

 

janeiro brancoJá parou para pensar que cuidamos da várias parte do corpo? Então a pergunta que fica é: E a mente, as emoções, estamos dando atenção necessária a nossa saúde mental e emocional?

Saúde Mental é prioridade, se a mente não estiver bem, nada mais estará.

E no momento o cenário é bastante desafiador para a mente humana e possui ingredientes propícios para o sofrimento psicológico por estarmos ainda vivenciando uma pandemia.

E o mês de janeiro está terminando, mês da conscientização do cuidar da saúde mental e emocional mas falar de um assunto  de tamanha relevância,  é muito importante. Pois muitas pessoas têm sua vida impactada severamente pela ansiedade, depressão, medo, isolamento, insegurança e , outros sentimentos ruins e acabam adoecendo psicologicamente.

E a pergunta é : você está cuidando da sua saúde mental e emocional? Você conhece suas emoções?

Todos nós temos emoções, mas algumas pessoas têm dificuldade em perceber, nomear e lembrar.

Sendo que emoções são sentimentos que tem significados para nós . Como tristeza  , ansiedade  , solidão, raiva, desesperança, alegria, ciúme e ressentimentos.

:: LEIA MAIS »

João França Santana, um exemplo de político

 

Walmir Rosário

A sabedoria popular diz – com acerto – que a cada legislatura municipal, os eleitores terão saudades da bancada anterior. De minha parte, juro que não encontro base científica para tal assertiva, mas sou obrigado a dar o braço a torcer. Antes que me tomem como ressentido, vou logo avisando que nada tenho contra os senhores edis com assento nas câmaras municipais por este Brasil afora.

Como dizem que a voz do povo é a voz de Deus, sou impelido a aceitar a sabedoria popular, mormente quando as mídias sociais deixam claro e transparente atos e fatos da vida pública de um vereador. E tomo por base os cinco mandatos do vereador itabunense João França Santana, em tempos idos, o que me dá total garantia da tese elaborada por anos pelo povão de Deus, que conhece como ninguém a política e os políticos.

Pra início de conversa, considero uma das eleições mais difíceis do poder legislativo a do vereador, haja vista a ampla e próxima base de eleitores, formada, na essência, por amigos. E aí é que a porca torce o rabo, pois essa base se torna fácil de ser minada, pois os amigos são os mesmos de mais da metade dos candidatos a vereador. E estou dizendo isso levando em consideração a Itabuna dos anos 1950/60 e 70 do século passado.

E são exatamente esses vereadores do passado os eternos lembrados por terem deixado marcas positivas em seus mandatos. Em Itabuna, políticos do naipe de José Soares Pinheiro, Paulo Ribeiro, Raimundo Lima, Pedro Lemos, Mário César, Plínio de Almeida, Titio Brandão, o próprio João França Santana, e mais recente Edmundo Dourado, Orlando Cardoso, José Japiassú, João Xavier, são vistos como referência positiva.

:: LEIA MAIS »

Santa Casa de Itabuna completa 106 anos

 

Fundada em 28 de janeiro de 1917 por um grupo de lideres locais – formado por fazendeiros, comerciantes e religiosos, dentre outros – a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) celebra, neste sábado (28), 106 anos de prestação de serviços para população da Bahia e outros estados do país. A data será lembrada com uma missa de ação de graças na Capela do Hospital Manoel Novaes, a partir das 9h.

Atualmente, os hospitais administrados pela Santa Casa de Itabuna atendem moradores de mais de 140 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no sul, extremo-sul, baixo sul e oeste da Bahia. Em Itabuna, no Hospital Calixto Midlej Filho, são realizadas cirurgias vascular, geral, otorrinolaringologia, plástica, cabeça e pescoço, aparelho geniturinário, oncológicas, cardíacas, bariátricas e torácicas.

Na unidade hospitalar são feitos também procedimentos de implantação de marca-passo, proctologia, aparelho digestivo, urologia e nefrologia, ortopedia, traumatologia, odonto trauma bucomaxilo facial, neurocirurgia, mastologia e ginecologia/histeroscopias.

:: LEIA MAIS »

Em Brasília, Jerônimo apresenta demandas da Bahia em reunião de governadores com o presidente Lula

 

Restabelecer o diálogo entre a União e os entes federados é o objetivo do Fórum Nacional de Governadores, que acontece com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília. A primeira reunião entre governadores das 27 unidades federativas e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, contou ainda com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

“Apresentamos ao presidente e aos ministros as demandas da Bahia, principalmente em relação à segurança pública, saúde, educação e infraestrutura, a construção da ponte que vai ligar Salvador e Itaparica e o desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além de uma agenda de duplicação das BR’s que passam pelo Estado. Em conjunto com os outros governadores do Nordeste, apresentamos uma demanda para que a utilização de energia renovável na rede nacional seja facilitada”, afirmou o governador.

O presidente Lula iniciou seu discurso agradecendo a presença dos gestores de Estado e destacou a importância do sentimento de civilização e receptividade para uma relação de cooperação e paz entre os poderes. “Não há por parte do presidente da República, nem do vice-presidente da República, nenhum veto a qualquer companheiro ou companheira que queira conversar. A porta deste Palácio estará aberta a todo governador, governadora que tiver uma demanda que precise ser discutida com o Governo Federal”, disse o presidente.

 

Consórcio Nordeste

O alinhamento das estratégias de gestão para os estados nordestinos tem se estabelecido pelo Consórcio Nordeste, criado em 2019, com o objetivo de ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos governos de Estado da região. No último dia 20 de janeiro, gestores das unidades federativas do nordeste do Brasil se reuniram, em João Pessoa, na Paraíba, para definir ações e políticas públicas, para garantir os investimentos para a região.  O resultado do encontro compõe o plano de ação e a lista de prioridades apresentados nesta sexta-feira (27), no Fórum Nacional de Governadores.

 

(fotos Wagner Lopes-Ascom CC)

Empório de Agricultura Familiar inaugura restaurante com pratos regionais feitos de insumos de pequena produção do Estado

O Empório de Agricultura Familiar, instalado na Ceasinha do Rio Vermelho, em Salvador, inaugurou nesta sexta-feira (27) um restaurante à la carte com insumos dos produtores familiares da Bahia. No espaço também será servido um buffet de café da manhã de terça a domingo, com funcionamento dos serviços das 8h30 às 17h30.
A primeira dama, Tatiana Velloso, e o vice-governador, Geraldo Júnior, foram convidados para o soft opening do restaurante, junto a representantes de cooperativas do estado. Para ela, o restaurante e o Empório, inaugurado em dezembro de 2022, é um resultado da confluência do Governo do Estado no compromisso com o combate à fome e o desenvolvimento rural.
“É fruto da participação das organizações, dos movimentos sociais do campo que ocupam e conjuntamente, promovem uma ação tão importante que é trazer, a partir desse espaço, alimentos saudáveis, trazendo as nossas identidades, nossa cultura, nossa ancestralidade, nossa trajetória de cultura alimentar”, disse a primeira dama.
Segundo o gestor do Empório da Agricultura Familiar, Pablo Barreto, a inauguração do espaço conta com três pratos regionais: a galinha de parida, o cordeiro atolado e o baião de fumeiro. Cardápio desenvolvido com insumos dos municípios de Itiúba, Pintadas e Maragogipe.
“Nosso desafio é trazer isso para o público soteropolitano, para que ele possa prestigiar também os pratos, para além da loja. A loja tem diversos produtos, de produtores e histórias por trás disso. E a gente consegue agora trazer para a mesa esse trabalho, essa história, que agora vai ser transformada em um prato assinado por um chef, que é o Caco Marinho”, completou.
As sobremesas, de chocolate e de licuri da costa também são produzidas a partir do chocolate 50% e 70% da Bahia Cacau e o projeto é que a confeitaria ganhe novos parceiros para a produção de doces com a identidade do estado.
Fotos: Rafael Martins/ GOVBA

 

 

 

Em Brasília, secretária Adélia Pinheiro alinha ações com UNICEF para garantir todo mundo na escola

A secretária da Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, foi à sede do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nesta sexta-feira (27), com o objetivo de ampliar a parceria do órgão com a Secretaria da Educação do Estado no Programa Busca Ativa Escolar. Isso significa potencializar as ações voltadas a identificar e trazer de volta para a escola os estudantes que, por alguma razão, ainda não se matricularam. Esta foi mais uma agenda de compromisso de Adélia como membro da comitiva do governador Jerônimo Rodrigues pela busca de investimentos para a Bahia, nesta semana, em Brasília.

A secretária falou sobre a importância do encontro com Julia Ribeiro, oficial de Educação, e Mônica Pinto, chefe de Educação, entre outras representantes do UNICEF que estiveram no encontro, realizado de forma presencial e virtual. “Estamos determinados nesta busca ativa, nesta mobilização para que nenhum estudante fique fora da escola. Neste sentido, o UNICEF é esta organização que desenvolve o Programa Busca Ativa Escolar em todo o Brasil. Na Bahia, a SEC tem essa parceria para que os municípios façam a adesão ao programa e já contamos com a adesão de 351 municípios. Mas queremos mais, queremos todos envolvidos, independentemente de suas posições político-partidárias, porque a nossa meta é todo mundo na escola”, afirmou.

:: LEIA MAIS »

TVE Bahia transmite Jacuipense x Itabuna

 

A quinta rodada do Campeonato Baiano de 2023 começa neste sábado (28) e o Jacuipense enfrenta o Itabuna, a partir das 15h45 (pré-jogo), no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Os torcedores também podem acompanhar pelo Youtube.com/tvebahia e Facebook.com/tvebahia da emissora.

O Leão do Sisal, que vem de duas vitórias consecutivas e entrou na zona de classificação após vencer o Atlético por 1 a 0, vai em busca da vitória em casa para se manter entre os líderes. Já o Dragão do Sul, após sofrer sua primeira derrota no Baianão por 2 a 1 para o Juazeirense, entra em campo atrás de um triunfo para seguir na liderança da competição.

A cobertura terá narração de Manuela Avena, com comentários de Rodrigo Araújo, e inclui ainda conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e Twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente às 12h) e TVE Notícias (diariamente às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia