hanna thame fisioterapia animal
emasa coronavirus 155 livros do thame


Cientista cria ferramenta que promete revolucionar secagem de grãos do cacau

3O trabalho do agricultor brasileiro é de extrema importância para que os produtos cheguem com qualidade nas mãos dos comerciantes. Inovações em máquinas e métodos de trabalho são constantemente estudadas para a melhoria dessa mão de obra. Em busca de agilidade, eficiência e economia para o processo de produção e colheita do cacau, o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Jorge Sales, criou um secador para o fruto que promete revolucionar o modo com que produtores secam seus grãos. O projeto teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e em fase final de testes, o secador de grãos alternativo, movido a energia solar, é uma alternativa mais barata para os agricultores. “O nosso principal benefício é que o secador seja de fácil acesso para o agricultor carente. Assim, ele terá acesso a uma tecnologia de baixo custo, que pode aumentar a qualidade do seu produto como o cacau”, explicou o pesquisador.

+| Leia a matéria completa »

Rui entrega mais 49 viaturas para a PM e anuncia convocação de 1,7 mil policiais militares

7E141B25-64AF-47E9-B5BB-78F7689DC38D

O governador Rui Costa entregou mais 49 viaturas para a Polícia Militar da Bahia (PMBA), ampliando a frota da corporação, nesta segunda-feira (27). Ele anunciou também a blindagem dos veículos da PM baiana e a convocação de mais 1,7 mil policiais militares aprovados no último concurso. A entrega e os anúncios foram realizados em evento na Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a presença do secretário da pasta, Ricardo Mandarino, do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, e da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.E876FC1D-1827-4D0C-95EF-E533E50C7611

Rui destacou que as novas viaturas não estão substituindo outras mais antigas, mas ampliando a frota. “De 2015 até hoje, nós já entregamos, de viaturas novas, 3.269 para a Polícia Militar, 500 para o Corpo de Bombeiros, 852 para a Polícia Civil e 118 para a Polícia Técnica. Esse número representa o nosso esforço para garantir a polícia equipada com veículos novos para o enfrentamento e para o policiamento”, afirmou. +| Leia a matéria completa »

Com uma das menores taxas de mortalidade do Brasil, Hospital de Campanha de Itabuna é desmobilizado após atender 413 pacientes

hospital_itabuna1 (1)Após atender 413 pacientes, o Hospital de Campanha de Itabuna foi desmobilizado neste final de semana. A unidade, montada pela Secretaria Municipal de Saúde e administrada pela Fundação Fabamed para ser uma das referências no atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19 na região Sul, funcionou de 26 de março a 26 de setembro deste ano, com uma das menores taxas de mortalidade do Brasil.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, explica que a queda sustentada de novos casos permitiu a desmobilização do hospital. “Fazemos avaliações diárias da situação epidemiológica e verificamos que poderíamos, no momento, desmobilizar a unidade sem prejuízo para assistência ao paciente com Covid-19”, afirma Lívia Mendes.

+| Leia a matéria completa »

Prefeito e secretários de Brusque/SC debatem parcerias com o Sul da Bahia soluções

Uma comitiva composta pelo prefeito e secretários municipais de Brusque – Santa Catarina estarão participando de um encontro nesta quarta-feira, 29, das 15 às 18 horas, no auditório do hotel Tarik Fontes. Na pauta, Cinquenta parcerias municipais para o clima, desenvolvimento de polos industriais, logística e serviços.

O encontro é uma realização da Amurc, em parceria com Sebrae, CDS-LS, Cima e Prefeitura de Itabuna.

 

Casa do Boneco de Itacaré realiza Caruru de Ibeji em outubro

169Entre 13 e 17 de outubro de 2021, a Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré realizará o XX Caruru de Ibeji e as Pedagogingas em formato híbrido (presencial e online). Com o tema ‘‘Terra, água e comunicação – Quilombo D’Oiti: uma possibilidade nos dias da destruição’’, a organização convoca a comunidade negra para auto-organização em torno de um projeto político autônomo de aquilombamento diante do cenário de guerra racial enfrentado pelos povos originários, africanos e seus descendentes no Brasil.

A Casa do Boneco de Itacaré (CBI) é uma organização comunitária voltada para o afro desenvolvimento que há mais de 30 anos desenvolve programas de formação e capacitação profissional, produção e difusão cultural, empreendedorismo e sustentabilidade, comunicação e apropriação tecnológica por meio de projetos articulados e vivência contínua. A Fazenda Modelo Quilombo D’Oiti é um território autônomo autogestionado pela CBI como um centro de formação e aplicação de um modelo de Turismo Étnico de Base Comunitária localizado no solo ancestral do Quilombo do Oitizeiro, onde articulam-se saberes e fazeres tradicionais a partir da cosmovisão africana.

+| Leia a matéria completa »

Secretaria Municipal de Saúde divulga cronograma de vacinação que inclui adolescentes a partir dos 13 anos

4D8FA2CC-DCAA-47E3-A39F-C96DAEFB4074
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19, em Itabuna, que contempla nesta semana. Hoje, dia 27, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, prossegue a vacinação contra o vírus Influenza (gripe) nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante nominal de residência.

Já para a vacinação do Covid-19, também no período matutino e vespertino, acontece a vacinação da primeira dose contra o Covid-19. Da segunda-feira, dia 27 a sexta-feira, dia 1º/9, a vacinação será destinada aos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, primeira dose.

A partir de hoje serão incluídos os adolescentes sem comorbidades, com idade a partir de 13 anos gradativa e escalonada por idade.

+| Leia a matéria completa »

Novo canal de vídeos facilita acesso dos contribuintes aos serviços da Sefaz-Ba

Agora todos os vídeos voltados para o público externo da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) estão disponíveis em um novo canal no www.sefaz.ba.gov.br. Para acessar, basta entrar na página e clicar no banner “Vídeos informativos”, na lateral direta do site. No canal, o contribuinte poderá assistir a tutoriais sobre os principais serviços da Fazenda Estadual, como procedimentos envolvendo o ICMS, o IPVA e o ITD, emissão de nota fiscal avulsa, isenção de taxas e impostos, instalação de certificados digitais, entre outros.

Além disso, estão disponíveis no canal vídeos institucionais, notícias sobre ações da secretaria, entrevistas e materiais publicitários e informativos da campanha Nota Premiada Bahia e do aplicativo Preço da Hora Bahia. Os mesmos vídeos estão publicados na página da Sefaz-Ba no YouTube: https://www.youtube.com/c/SecretariadaFazendadoEstadodaBahiaSefazBa.

+| Leia a matéria completa »

Governador entrega 49 viaturas para a Polícia Militar

Nesta segunda-feira (27), às 10h, o governador Rui Costa vai fazer a entrega de 49 novas viaturas para a Polícia Militar da Bahia, no pátio da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Aproximadamente R$6,7 milhões foram empregados na aquisição dos automóveis, dando continuidade ao processo de modernização da frota. Os veículos reforçarão ações preventivas, sociais e repressivas na capital baiana.

Prefeitura de Itabuna beneficia terras agricultáveis da Agrafam

trator

A Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (Agrafam) é a primeira associação beneficiada pela Prefeitura de Itabuna com horas do trator completo doado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Nesta sexta-feira, dia 24, o equipamento estava sendo utilizado para a preparação do solo de terras agricultáveis no assentamento localizado no ramal de acesso à Mutuns.

trator 2Na localidade, os cerca de 60 integrantes da Agrafam cultivam um pouco de tudo numa área total de 45 hectares: banana, milho, feijão, hortaliças, laranja, limão, tomate, coco, aipim, dentre outros produtos hortigranjeiros. Com muita disposição para o plantio, eles comemoram a chegada do trator e dos implementos agrícolas.

“Vejo na gestão do prefeito Augusto Castro a esperança para o homem do campo. Todos os secretários, dirigentes e técnicos têm sido muito atenciosos conosco”, ressalta o presidente da Agrafam, Adauto Rocha Santos. Ele lembra que a associação conta com muitos idosos acima de 80 e até 90 anos e que, apesar da idade, permanecem no trabalho braçal.

+| Leia a matéria completa »

Live sobre produção de cacau e chocolate abre Semana Mundial do Turismo em Ilhéus

tur 2Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, entidades do terceiro setor e empresas ligadas ao setor turístico do município, a Eixo4 – Soluções Inteligentes, empresa de consultoria especializada em Turismo, realizam a   Semana Mundial do Turismo em Ilhéus, com ações pontuais, em alusão ao Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo (27 de setembro). A programação especial tem o objetivo de chamar a atenção para a relevância da atividade turística, enquanto vetor de desenvolvimento, capaz de integrar princípios da sustentabilidade, crescimento econômico, responsabilidade e inserção social.

De acordo com a Eixo4, a iniciativa também visa divulgar patrimônios naturais, históricos e culturais da cidade. As ações previstas consistem na geração de conteúdos relevantes para o desenvolvimento e gestão do Turismo, incluindo temas como sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania, história e atratividade de pontos turísticos da cidade. Na programação também estão incluídas lives diárias; oficinas com a comunidade e oficinas técnicas no Sebrae, discussão sobre políticas públicas, lançamento de livro e tour virtual no Centro Histórico de Ilhéus.

cacau e chocolate

Todo o conteúdo gerado durante a semana do evento, será publicado na página oficial do Instagram (@semanadoturismoemilheus), espaço virtual onde também acontecerão os sorteios e as lives diárias.

Programação:

+| Leia a matéria completa »

Estado destina 14 milhões para obras no Complexo Integrado de Educação em Itabuna

1E4CCAD2-2483-4141-8F92-1F7CB1A937F8

O governo do Estado destinou R$ 14.073.987,46 milhões para a contratação de empresa especializada para a execução da obra de ampliação e conclusão do Campus Integrado de Educação, no município de Itabuna. O resumo de contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado (25). Também no diário foi publicado o aviso de licitação para a construção de três escolas em Tempo Integral, localizadas nos municípios de Igaporã, Piatã e Pindaí.

Ao todo, mais de R$ 2 bilhões estão sendo investidos na ampla requalificação da rede física das escolas estaduais e na construção de novas escolas e dos Complexos Poliesportivos Educacionais.

Com as obras de requalificação, as escolas existentes passam por reformas e modernização e novas unidades estão sendo construídas em alto padrão de engenharia, ofertando aos estudantes e à comunidade local quadra poliesportiva coberta, campo society, auditório, refeitório, biblioteca e laboratórios, entre outros equipamentos para fortalecer a aprendizagem. +| Leia a matéria completa »

Itabuna e Ilheus tem casos confirmados da variante Delta

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25), a detecção por meio de sequenciamento genético de mais 58 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 72 casos da variante, com dois óbitos.

Estes novos casos foram identificados em pacientes residentes nos municípios de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha. , Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda. +| Leia a matéria completa »

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
setembro 2021
D S T Q Q S S
« ago    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930