WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

dezembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




O potencial criativo de Davi Pereira

Luciane Yahweh

 

Como artista plástica e amante da arte em suas mais diversas ramificações, sem medo de errar afirmo que,  a arte tem um grande poder de cura e transformação, bem como a ativação do potencial criativo de qualquer pessoa disposta a mergulhar em seu universo. Mas na matéria desta semana quero divulgar o trabalho de um artista de apenas 14 anos, autista, que desenvolve um trabalho singular e merece todo reconhecimento por sua arte que intriga pela riqueza de detalhes.

DAVI PEREIRA

A boa notícia é que esses artistas têm saído de seu lugar solitário e se revelado, graças a trabalhos de muitas pessoas dispostas a contribuir para a inclusão desses artistas e trabalhar pelo seu reconhecimento e potencial artístico. Nomes como Maurício Moura, Theila Rosário, Lótus Gallery,  Grupo de Crescimento e pais e responsáveis com sua incansável luta por qualidade de vida para seus grandes artistas.

Segundo a matéria do site citado abaixo,

“A arte é um importante instrumento para o despertar do processo de criatividade de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O expressar artístico é capaz de ressignificar a vida de crianças, jovens e adultos que, muitas vezes, têm dificuldade de se perceberem como indivíduos. O professor Alexandre Vieira, artista plástico e especialista em educação especial, é mestre em Educação e Novas Tecnologias pela Uninter e atua com a busca da exploração tátil com os estudantes, através das mãos, com argila, papel, tintas e texturas. Desde 2006, o profissional atua como professor de educação especial na disciplina de arte, atendendo autistas moderados e severos.

Alexandre explica que, em quadros nesses estágios do TEA, normalmente as crianças não possuem a capacidade do simbolismo, o que o trouxe um “espírito muito desafiador” no primeiro contato.

(https://www.uninter.com/noticias/a-arte-no-desenvolvimento-das-percepcoes-de-autistas)

O Davi Pereira é um garoto que acaba de completar 15 anos e estuda na escola estadual Major Arcy.

Ele tem TEA – transtorno espectro autista.

Através do incentivo ao desenho e à pintura ele tem se desenvolvido de forma espetacular.

O menino que era visto como diferente pela TEA agora é reconhecido pelo talento tão precoce.

(Mauricio Moura)

“Acabo de fazer uma exposição das obras dele na biblioteca Raul Bopp que fica no parque da Aclimação.

A exposição chamada “Jardim de Cores” foi um grande sucesso com centenas de visitantes ao longo de um mês.”

(Mauricio Moura)

Isso mesmo que vocês estão vendo. A arte de DAVI PEREIRA , é tão cheia de detalhes que por vezes, uma lupa ajuda a descobrir  detalhes  e surpresas de uma mente criativa e talentosa.

“Um olhar único de um artista extraordinário que começa a despontar na história da arte.” (Mauricio Moura)

Se você gostou do trabalho de DAVI PEREIRA, as obras desse grande artista mirim estão à venda já emolduradas e com vidro por preços que vão de 150 a 200 reais.

Nessa aquisição tem arte, inclusão, educação, beleza, alegria, cores, sonhos, magia e originalidade. Adquirindo uma obra dele você estará legitimando o Davi como artista e ajudando a construir um futuro.

Agradeço a todos  que já contribuíram com essa causa.

Se você divulgar já estará ajudando.

@mauriciomoura6 (curador)

Watsapp (11) 9 7222 4640

Se gostou do trabalho de Davi Pereira, deixe um comentário no final desta matéria como incentivo a sua arte.

Este espaço é para divulgação de artistas e incentivo a arte. Aceitamos sugestões para nomes de artistas que poderiam estar aqui bem como críticas que venham acrescentar.

Gravidas podem ter contato com gatos?

 

Hannah Thame

 

Apenas se elas não quiserem.

 

Infelizmente, muitos médicos associam os gatos diretamente a toxoplasmose e acreditem, ainda existem profissionais que pedem que a gestante se desfaça do animal ao descobrir a gravidez!

Gravidinhas de plantão, você corre mais risco de contrair a toxoplasmose ao ingerir carne mal cozida do que tendo um gatinho em casa!

É isso mesmo, as chances de contaminação por convivência com o animal são pequenas e a doença pode ser evitada

Beleza Tia Haninhah, mas que doença é essa?

A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma gondii e transmitida pelas fezes dos gatos.

Como acontece a contaminação?

Os gatinhos contraem o parasita quando caçam e se alimentam de outros animais infectados, como ratos e pássaros. Assim, os “ovos” da toxoplasmose serão expelidos junto com as fezes do gato.

Esses ovos só podem infectar uma pessoa ou outro animal se eles estiverem “esporulados”, ou seja, ficarem expostos a temperaturas acima de 36°C por mais de dois dias e se forem ingeridos!

Mas ninguém come cocô de gato!

Na maioria dos casos a ingestão ocorre acidentalmente por contaminação de alimentos e utensílios que não foram bem higienizados!

Como evitar a toxoplasmose?

? Limpe a caixa de areia do seu felino diariamente;

? Se você está grávida, peça para que outra pessoa limpe a caixa de areia do seu gato;

? Caso não seja possível, utilize luvas e higienize bem as mãos após o contato;

? Cozinhe bem os alimentos;

? Mantenha seu gatinho em um ambiente controlado;

Peça ao seu médico um exame para ver se você já foi contaminada e está imunizada contra a toxoplasmose

 

Ame muuuuitoo seu pequeno!

#toxoplasmose #toxoplasmosenagestação #doençadegato #gravidez #gestante #dicadavet

Luiz Viana Neto, TV Cabralia e um ´repirror´ em Ilhéus

dr luizDaniel Thame

dthameTV Cabrália, metade da década de 1990. Depois de implantar e consolidar a emissora como a imagem e a voz do Sul da Bahia, Nestor Amazonas partiu para encarar novos desafios. Ramiro Aquino ocupava a superintendência e eu comandava o departamento de Jornalismo.

 

A liberdade que o dono da emissora, o Dr. Luiz Viana Neto, que já partiu para a Eternidade, nos dava era tamanha que perdia-se o anunciante, tipo prefeitura ou supermercado, porque uma matéria-denuncia ia ao ar, para desespero do departamento comercial.

 

No espectro político, a TV era quase um apêndice do PT e dos sindicatos, numa época em que PT e sindicatos não eram propriamente bem digeridos.

 

Mas o Dr. Luiz sabia disso e nunca partiu dele um único ato de censura.

 

Até um belo dia (sempre chega o belo dia, quase sempre prenuncio de tempestade), o Dr. Luiz convida Ramiro e a  mim para um ´rapirror´ no Hotel Jardim Atlântico, então o mais luxuoso de Ilhéus.

 

Uisque vai, uísque vem (eu odeio uísque, adoro é uma cachacinha, mas não ia fazer desfeita ao doutor Luiz), desce um camarão aqui, um peixinho ali. “Como vai a família?”, “O cacau ainda tem futuro?”, “O Rio Cachoeira está muito poluído?” e outras amenidades.

 

E  eu discretamente olho pra Ramiro como quem diz: “O Dr. Luiz não chamou a gente aqui pra comer e beber do bom e do melhor,  nem pra esse lenga-lenga”.

 

Não chamou  mesmo. Lá pelas tantas, as sutilezas foram jogadas ao mar.

 

Sem elevar o tom de voz, o Dr. Luiz se vira para mim e diz:

 

-Eu sei como você toca o jornalismo e  respeito suas posições políticas. Mas eu sou de direita e se você quiser continuar fazendo esse tipo de jornalismo compre uma televisão pra você.

 

Comprar uma televisão? Só se fosse um aparelho nas Casas Bahia (olha o jabazinho aí!) e ainda assim a perder de vista no  crediário.

 

Sejamos justos a esse extraordinário ser humano, que nem era tão de direita assim, mas um democrata conciliador que convivia bem com todas as tendências políticas.

 

O Dr. Luiz produziu uma frase de efeito, porque se dono ele era e as orientações eram claras, não foram poucas as vezes que essas ordens foram solenemente ignoradas e em vez de punição, recebi outra frase de efeito:

 

-Você tem um sério problema auditivo, só escuta o que é conveniente.

Em tempo: a TV Cabrália foi um divisor de águas na comunicação regional, mas até hoje o Dr. Luiz Viana Neto não teve o devido reconhecimento nessas quase plagas grapiunas.

 

Se eu tivesse comprado uma televisão…

“As doces vitórias”, o novo livro de Tasso Castro

Walmir Rosário

“Torcer para o Fluminense é uma maneira de você olhar para o seu vizinho e dizer: “Sou melhor que ele”. Esta é uma das tantas frases famosas escritas e ditas pelo jornalista, escritor e dramaturgo Nélson Rodrigues, sobre o tricolor das Laranjeiras, que se aplica muito bem a Tasso Castro, que lança agora o seu quinto livro sobre futebol: As doces vitórias. Não tenha dúvida, todas do Fluminense.

O livro é uma homenagem simbólica ao eterno tricolor Nélson Rodrigues, com a orelha escrita por Fábio Lopes, o prefácio de Marcos Bandeira, posfácio de Luiz Luna e um artigo de Zé Roberto, ponteiro-esquerdo que brilhou no Fluminense e que hoje desempenha o ofício de escritor. O livro estará à disposição dos aficionados futebolistas de Itabuna – em primeira mão – dentro de poucos dias.

Em “As doces vitórias”, Tasso Castro apresenta 30 conquistas distintas do Fluminense, a partir dos anos 1960, as quais ouviu pelo rádio, viu pela TV ou as assistiu nos estádios, ao lado da torcida tricolor. E nesse trabalho ele apresenta recortes dos jornais da época, com a intenção de dar mais intensidade aos relatos. No final do livro, disponibilizou páginas para que os tricolores divulguem a sua paixão, lembrando vitórias inesquecíveis. :: LEIA MAIS »

Mulheres , acolham-se !

Cleide  Léria Rodrigues

cleide leriaUma das coisas que mais digo as  minhas pacientes/ clientes  é:

“ Se acolha , olhe pra você, se ponha em primeiro lugar  , seja gentil com sua história…

Nossas ações estão baseadas nos nossos aprendizados . Desde a infância aprendemos uma forma de “ ver” a vida e lidar com situações mais diversas.

Para isso utilizamos alguns padrões comportamentais que podem ser disfuncionais…

Por meio das nossas feridas e traumas emocionais criamos defesas , pensamentos e comportamentos que podem ser distorcidos como uma forma de nos proteger da dor…

Mas ao não acessar nossas feridas e traumas , não é possível a transformação de fato da sua forma de viver a vida , de “Perceber “ a Si mesmo, aos Outros , ao Mundo !

Sendo assim! Você precisa  decidir  e olhar mais para você  mulher ! Enxergar a mulher que você é , suas potencialidades, qualidades e fortalecer sabendo que você merecer mais do que tem.

Então ! Eí mulher! Seja  livre pra ser quem você quer ser , livre pra sentir o frio na barriga, livre dos seus próprios rótulos ou dos diversos sociais que fomos impostos , livre pra se aventurar nos seus sentimentos, nos seus desejos e sonhos, nas suas ideias .

Vista suas assas de coragem, e se joga na pista da Vida !

Seja livre pra ser essa mulher incrível que tem aí dentro , não poupe o mundo da preciosidade que sua alma tem .

:: LEIA MAIS »

Bahia é líder nacional em investimentos e eficiência financeira

A Bahia destinou 15% da sua receita total para investimentos entre janeiro e agosto de 2022. Este é o maior índice do país entre os estados, de acordo com levantamento divulgado pela STN – Secretaria do Tesouro Nacional. O mesmo documento mostra ainda que a Bahia é o estado mais eficiente em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia. Os dados acumulados até o quarto bimestre do ano foram divulgados no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), publicação que apresenta as informações fiscais consolidadas dos entes da federação.

“É um resultado que coloca nosso estado em lugar de protagonismo e referência para todo o país. Não são somente números. Investir significa que estamos trabalhando para melhorar a vida dos baianos, direcionando os recursos para cuidar das pessoas. Estamos conseguindo esse volume expressivo de investimentos mesmo com os efeitos da persistente crise econômica e sem contar com a ajuda do atual governo federal. É um modelo de gestão que, com muito equilíbrio e solidez, tem dado certo”, avalia o governador Rui Costa após a divulgação do relatório.

A performance reflete o modelo de gestão adotado pela Bahia nos últimos anos, avalia o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Lançado em 2015, no primeiro mandato do governador Rui Costa, a partir de iniciativas que já vinham sendo desenvolvidas no governo anterior, de Jaques Wagner, o Modelo Bahia de Gestão “demonstra, na prática, que é possível conciliar equilíbrio fiscal e desenvolvimento”, afirma Vitório.

“Ao longo de todos estes anos de crises sucessivas na economia brasileira, a Bahia registrou queda no nível de endividamento, seguiu pagando os salários dos servidores rigorosamente em dia e cumprindo os compromissos com os fornecedores e, ao mesmo tempo, conseguiu não apenas preservar como ampliar a taxa de investimentos públicos”, afirma Vitório.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna realiza capacitação sobre a Nova Lei de Licitações

A Prefeitura de Itabuna realizou na manhã desta sexta-feira,  dia 2, no auditório das Faculdades Santo Agostinho (FASA), uma capacitação sobre a nova legislação de licitação ( Lei nº 14.133/2021). O tema  foi “Curso da Nova Lei de Licitação e Contratação Pública para Aprimoramento e Atualização de Conhecimento para Licitantes”.

Organizado pelo Comitê Técnico-Jurídico da Prefeitura de Itabuna,  o curso teve como palestrante Alessandro Prazeres Macedo, auditor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). A coordenadora do Comitê e subsecretária municipal de Gestão e Inovação, Verônica Silva Brandão, explica que o Comitê foi instituído com o intuito de promover meios para que os servidores públicos do município que trabalham diretamente com processos licitatórios possam adquirir os conhecimentos necessários sobre a nova legislação.

“A legislação concede um período de dois anos para que todos possam se adequar. Mas, optamos por nos adequar já. O trabalho do Comitê Técnico-Jurídico está focado em quatro eixos: Regulamentação da Nova Lei nº 14.133/2021, por meio de Decreto Municipal; Desenvolvimento de atos normativos e de fluxo de processos; Modelos de documentos que são necessários no processo; e o quarto eixo que são as capacitações”, esclarece a subsecretária Verônica Brandão.

Chuvas e Covid 19: reitor da Uesc estabelece aulas remotas

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, em razão das fortes chuvas que estão ocorrendo na região, considerando a segurança dos usuários do transporte dos servidores e discentes da instituição, com o risco iminente de alagamento de alguns trechos da pista da Rodovia Jorge Amado, entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, autorizou a antecipação do fim do expediente, desta sexta-feira 2 de dezembro, para  as 12h20min.

Por outro lado, em decorrência da incidência de novos casos da Covid-19 o reitor da Uesc determinou que as aulas, dos cursos de graduação, sejam efetivas através do modelo remoto, suspendendo temporariamente as presenciais. A administração superior da instituição acompanhará o desenvolvimento da situação para adotar novas medidas

 

 

OPO Sul do Hospital de Base promove palestra sobre doação de órgãos na UniFTC

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, realizou uma palestra sobre o Programa de Doação de Órgãos, em parceria com a Uni FTC Itabuna. O evento aconteceu no auditório da instituição de ensino superior.
O objetivo foi falar do Programa de Doação de Órgãos como política de saúde e o evento contou com a participação de cerca de 160 alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária e Psicologia. As professoras do curso de Farmácia da UniFTC, Dioney Guimarães e Mayara de Jesus, foram as incentivadoras da ação.
Dioney, que também é coordenadora da Farmácia Hospitalar do Hospital de Base, disse que “a ideia foi motivar os jovens a serem doadores e multiplicadores deste lindo ato de amor”. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros da OPO Sul Jadson Galvão e Jeferson Alves e integrou uma das atividades da matéria interdisciplinar de Políticas de Saúde e Saúde Coletiva da faculdade.

:: LEIA MAIS »

Polícia Militar da Bahia realiza simulado de combate a crimes contra instituições financeiras

A madrugada desta sexta-feira (2) foi movimentada em Porto Seco Pirajá, nas proximidades da agência do Banco do Brasil, com tiros e granadas de efeito moral. Três reféns ficaram sob a mira de fuzis e dois carros foram incendiados, bloqueando ruas de acesso. Após duas explosões maiores nas proximidades do caixa do banco, duas caminhonetes saíram em alta velocidade, levando malotes, perseguidas por viaturas. Foram cerca de 45 minutos de exercício para 70 policiais, durante o Simulado de Primeiras Respostas em Crimes contra Instituições Financeiras em Salvador. Outros 80 agentes participaram como espectadores.

Todas as munições usadas na ação eram de festim e as explosões coordenadas pela equipe de especialistas do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Após ser realizado nas cidades de Jequié, Jacobina, Itabuna, Itaberaba, Feira de Santana e Barreiras, a simulação na capital, que tem caráter de aprimoramento técnico e treinamento preventivo, encerra um ciclo que envolveu todas as regiões do estado.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, o treinamento reduziu em 60% o número de crimes cometidos contra instituições financeiras na Bahia este ano. “Em números absolutos são 27 ataques a menos em nosso estado. Isso se dá, sobretudo, pela presença ostensiva da Polícia Militar, pelo trabalho eficaz de inteligência e também pela integração, envolvendo todas as instituições, polícias Rodoviária Federal, Federal, Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Todo sistema de defesa está ativado para fazer frente a ocorrências desta natureza”.

  :: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia