hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Professores e estudantes da rede estadual participam de formação em Educação Científica

nte

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão participando de uma capacitação em Práticas Educativas Inovadoras de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM). A atividade, que começou nesta segunda-feira (13) e segue até quinta-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, visa implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas escolas estaduais e esta formação tem como foco a organização e a realização de feiras regionais nos Núcleos Territórios de Educação (NTE), buscando inovar os ambientes de aprendizagem.

A iniciativa é um desdobramento do edital submetido e selecionado pela TechCamp 2018, pela coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, e o professor de História, Delmaci Ribeiro de Jesus, que leciona no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu (91 km de Salvador). O STEM TechCamp Brasil é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em STEM, com potencial para implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de Educação Básica de todo o Brasil.

+| Leia a matéria completa »

Prefeitura de Itabuna confirma apoio ao Mutirão do Diabetes 2018

pmi mutirão 2

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Dr. Rafael Andrade, participou de um encontro com o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, em que ficou definido o apoio da prefeitura ao Mutirão do Diabetes 2018, considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. A reunião também contou com as presenças da diretora da ONG, Rose Cordeiro, e do secretário municipal de saúde, Dr. Isaac Nery.

A Prefeitura de Itabuna estará engajada no apoio ao Novembro Azul, que além do Mutirão do Diabetes envolve a iluminação de espaços públicos com a cor da campanha, incluindo a infraestrutura do evento e cessão de profissionais de saúde. A rede básica de saúde também estará engajada na campanha, com atendimento multidisciplinar aos pacientes com diabetes.

pmi mutirão 1

“O Mutirão do Diabetes é uma campanha que mobiliza toda a cidade, daí a importância de apoiar esse evento de grande alcance social, que orgulha Itabuna e o seu povo”, afirmou o secretário de saúde, Dr. Isaac Nery.

O prefeito Fernando Gomes também destacou “esse é um evento muito importante pra Itabuna e está entre nossas prioridades.”

O Dr. Rafael Andrade, idealizador e coordenador do Mutirão, afirmou que “a Prefeitura de Itabuna é uma parceira importante, contribuindo para ampliar as ações de prevenção e tratamento da doença, atendendo milhares de pessoas”.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna, em sua 14ª. edição, acontece no dia 10 de novembro.

Jaques Wagner assume a coordenação da campanha de Lula na Bahia

Everaldo e Wagner 14

O ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner é o coordenador geral da campanha de Lula na Bahia e o presidente do PT/Bahia Everaldo Anunciação é o coordenador executivo. A escolha dos dois petistas teve o aval dos partidos aliados. Nesta quarta-feira (15) Wagner e Everaldo participam do ato de registro da candidatura do ex-presidente Lula em Brasília.

Também estarão presentes no ato o governador Rui Costa, parlamentares, associações de moradores (as) movimentos sociais e sindicais. Segundo Everaldo, “cerca de 20 ônibus saem da Bahia com destino à Brasília para o grande ato de registro da candidatura do melhor presidente da história do Brasil.”

dia do advogado palestra

Lula no NY Times: “eu quero Democracia, não impunidade”

lula nyt

Lula é destaque nesta terça (14) no mais importante jornal do planeta, o The New York Times. O jornal publicou artigo de Lula com a a seguinte advertência aos leitores: “O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva escreveu este artigo de opinião da prisão”. O NYT deu como título: “Lula: Eu quero democracia, não impunidade” e destacou: “Há um golpe de direita em andamento no Brasil, mas a justiça prevalecerá”

A íntegra do artigo:

Lula: Eu quero democracia, não impunidade

Há um golpe de direita em andamento no Brasil, mas a justiça prevalecerá

By Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva escreveu este artigo de opinião da prisão.

CURITIBA, Brasil – Dezesseis anos atrás, o Brasil estava em crise; seu futuro incerto. Nossos sonhos de nos transformarmos em um dos países mais prósperos e democráticos do mundo pareciam ameaçados. A ideia de que um dia nossos cidadãos poderiam desfrutar dos padrões de vida confortáveis de nossos colegas na Europa ou em outras democracias ocidentais parecia estar desaparecendo. Menos de duas décadas após o fim da ditadura, algumas feridas daquele período ainda estavam cruas.

O Partido dos Trabalhadores ofereceu esperança, uma alternativa que poderia mudar essas tendências. Por essa razão, mais que qualquer outra, vencemos nas urnas em 2002. Tornei-me o primeiro líder trabalhista a ser eleito presidente do Brasil. Inicialmente, o mercado financeiro se abalou; mas o crescimento econômico que seguiu tranquilizou o mercado. Nos anos seguintes, os governos do Partido dos Trabalhadores que chefiei reduziram a pobreza em mais da metade em apenas oito anos. Nos meus dois mandatos, o salário mínimo aumentou 50%. Nosso programa Bolsa Família, que auxiliou famílias pobres ao mesmo tempo em que garantiu que as crianças recebessem educação de qualidade, ganhou renome internacional. Nós provamos que combater a pobreza era uma boa política econômica.

Então este progresso foi interrompido. Não através das urnas, embora o Brasil tenha eleições livres e justas. Em vez disso, a presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment e foi destituída do cargo por uma ação que até mesmo seus oponentes admitiram não ser uma ofensa imputável. Depois, eu fui mandado para a prisão, por um julgamento questionável de acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.

Começa a demolição da obra do Shopping Popular

pop 2

A Prefeitura de Itabuna iniciou a demolição parcial do prédio onde funcionaria o Shopping Popular, que já sofreu dois desabamentos e foi condenado pela Defesa Civil em função de graves falhas estruturais.  Cumprindo determinação judicial, a demolição inclui apenas o terceiro andar a as varandas.

A energia elétrica foi desligada e o trânsito bloqueado na avenida Inácio Tosta Filho, a partir da esquina da FTC com a rua Adolfo Maron.

pop 1

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, os trabalhos devem estar concluídos até amanhã. A prefeitura solicitou à Justiça a demolição total da estrutura.

 

Trabalhadores já podem sacar cotas do Pis/Pasep

Trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem sacar seus recursos a partir de hoje (14). O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir desta terça-feira, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. Já a partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

+| Leia a matéria completa »

Em carta aos baianos, Rui propõe colaboração e cobrança mútuas entre governo e sociedade

Rui PGP(1)

Quando envolvemos as pessoas, as instituições, seja no que for, fica mais fácil governar. A premissa é defendida pelo candidato à reeleição ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), na carta em que apresenta aos baianos o conjunto de diretrizes e propostas de construção coletiva, que culminaram no Programa de Governo Participativo – PGP 2018. O documento de 60 páginas é fruto do esforço realizado por mais de 40 mil pessoas de todos os cantos do estado, empenhadas em pensar a Bahia mais inclusiva, competitiva e eficiente. “Chegamos até aqui mais unidos e isso já é uma vitória. Depois desse PGP, estamos melhores do que em 2014, com boas propostas para trabalhar mais quatro anos”, garante o candidato.
carta ruiO PGP 2018 repete a experiência exitosa do primeiro mandato, que ostenta o crédito de ter sido o governo que mais cumpriu promessas no Brasil, segundo o maior portal de notícias do país. Traduz o compromisso de manter alinhamento com o conjunto de princípios que fundamentam a trajetória da democracia nas políticas públicas. Avança no combate à pobreza, no acesso à educação, na regionalização da saúde, no enfrentamento à violência, além da promoção da igualdade racial e autonomia das mulheres. Na carta aos baianos, Rui firma o pacto de ainda mais seriedade, dedicação e competência, com colaboração e cobrança mútuas entre governo e sociedade. “Não criamos este método por uma gentileza ou um gesto educado de escuta, mas por termos a participação como um princípio, um alicerce, um norte”, sintetiza.

LEIA ABAIXO A CARTA NA ÍNTEGRA:

+| Leia a matéria completa »

Prazo para agendamento de perícia médica no INSS termina hoje

inssTermina hoje (13) o prazo para que mais de 178 mil segurados do auxílio-doença e aposentados por invalidez agendem as perícias médicas de revisão dos benefícios. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o agendamento pode ser marcado pelo telefone 135 até às 22h, último horário de funcionamento do serviço. Não haverá prorrogação desse prazo, segundo o governo. O edital com a lista das pessoas que ainda não fizeram a revisão e não foram localizadas foi publicado no Diário Oficial da União no dia 20 de julho.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, os beneficiários listados são aqueles que não foram localizados pelo INSS por meio de correspondência, por causa de uma mudança de endereço ou devido ao cadastro estar incompleto. Também estão na lista aqueles segurados que não agendaram a perícia no prazo determinado.

+| Leia a matéria completa »

Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e exploração de mina de ferro

chineses 1Os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração para a exploração da mina de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) participaram de reunião com o governador Rui Costa, no final da manhã desta segunda-feira (13), na Governadoria, em Salvador. Esta é a primeira vez que os presidentes visitam a capital baiana para discutir o andamento dos três projetos que são desenvolvidos em parceria com a Bahia Mineração (Bamin).

Na reunião foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação do projetos tanto no Brasil quanto na China. O governador Rui Costa destacou a contribuição dos projetos para o desenvolvimento econômico e social para o estado. “Temos avanços em três projetos que são importantes para o estado. Neste momento a mineração servirá como alavancagem inicial para essa grande obra de infraestrutura que envolve a ferrovia e o porto. Nós vamos integrar diversas regiões do estão garantindo a chegada de empresas, empregos e renda para a população”, argumenta.

chineses 2 O presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, destacou que a reunião com os presidentes das empresas chinesas representa o interesse de que os projetos sejam iniciados o mais breve possível. “Estamos recebendo hoje os principais executivos do Consórcio Chinês que junto com a Bamin estão desenvolvendo uma parceria para implantação do projeto Pedra de Ferro. A presença dos executivos em seguida da aprovação do estudo econômico da Fiol pelo ministro dos Transportes, na última semana, fortalece a parceria e é uma demonstração clara do consórcio em acelerar a implantação do projeto”.

No último domingo (12), o grupo de chineses, acompanhado por representantes do Governo do Estado, Bahia Mineração, e da ERG, controladora da Bamin, sobrevoou a mina de minério, localizada em Caetité, no sudoeste do estado, e trechos da Fiol. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade do minério de ferro, bem como a extensão da mina.

 

Porto Sul e Fiol

porto sulO Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,7 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia. A ferrovia terá capacidade para transporte de 60 milhões de toneladas por ano.

Ponte Salvador –Itaparica

 

Após discutir os investimentos nas obras da Fiol e Porto Sul, outra reunião foi realizada com os representantes da empresa chinesa CREC para discutir exclusivamente a construção da ponte Salvador-Itaparica. A previsão é de que o equipamentos tenha 13 quilômetros de extensão e investimento de R$ 7 bilhões. O governador afirmou que a expectativa é de que o edital de licitação para o projeto seja lançado até o final do ano. “ Este investimento deve ser feito por meio de parceria público-privada e por isso quem vai colocar o dinheiro busca ter todas as garantias possíveis de que o negócio é viável com garantia do retorno financeiro. Estamos chegando a um ponto de entendimento com diversas empresas chinesas e europeias que buscam a Bahia para se informar sobre este projeto. Assim que tivermos a confirmação do interesse das empresas, iremos publicar o edital de licitação da obra”.  (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

Francisco Américo Neves assume presidência da FLEM

flemO Conselho de Administração (CONAD) aprovou por unanimidade o nome do economista Francisco Américo Neves para presidir a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) em substituição a Maria Quiteria que saiu para cuidar da candidatura a deputada federal pelo partido Avante..

Professor no início da carreira, Américo Neves é pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios, atuou na área administrativa e financeira de empresas privadas, foi dirigente da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) por oito anos e esteve à frente da liquidação extrajudicial da Bahiatursa de 2015 a 2017.

Em discurso aos conselheiros, Américo falou da responsabilidade de assumir a direção da FLEM. “Sei da competência da equipe da Fundação e minha presença será de mais um técnico, com o objetivo de somar e procurar agregar mais valor a essa instituição”.

Rui Costa registra candidatura no TRE e entrega o PGP 2018

rui tre 2

O candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), registrou na manhã desta segunda-feira (13), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no CAB, a chapa majoritária da coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, e entregou o Programa de Governo Participativo – PGP 2018. Construção coletiva da população, representada nas organizações sociais, culturais, partidárias, religiosas, acadêmicas e econômicas, o documento consolida a política participativa e descentralizadora na elaboração de políticas públicas.

 

 
Ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), Rui Costa apresentou o documento como fruto do esforço realizado por mais de 40 mil pessoas de todas as regiões do estado, empenhadas em pensar a Bahia mais inclusiva, competitiva e eficiente. “O PGP 2018 traduz a expectativa dos baianos, que participaram ativamente da construção desse programa. Os compromissos firmados em 2014 nortearam nosso trabalho e nos tornamos o Governo que mais cumpriu promessas no Brasil, segundo o maior portal de notícias do País. Agora, vamos repetir essa fórmula”, afirmou o candidato à reeleição.

 

Mais sobre o PGP

 

rui tre 1O documento, com cerca de 80 páginas, está estruturado em três eixos: “desenvolvimento com igualdade, equidade e justiça social. Por uma Bahia mais feliz”; “desenvolvimento econômico com ciência, tecnologia, inovação e gestão do conhecimento. Por uma Bahia mais forte”; e “participação popular, controle social e gestão pública eficiente”.

 

 

O PGP 2018 tem estrutura formada como uma exposição transparente e objetiva das proposições programáticas, considerando as escolhas estratégicas e responsáveis diante do cenário político e econômico para o próximo quadriênio. Após quatro anos de elaboração do primeiro programa de governo, a Caravana pela Bahia circulou pelo estado, mobilizando e escutando proposições para a construção de um novo cenário. Entre os dias 7 de julho e 2 de agosto, foram percorridos mais de 6,5 mil quilômetros. Nesse período, Rui reuniu cerca de 40 mil pessoas em 18 cidades: Lauro de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Miguel Calmon, Itaberaba, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Jequié, Salvador, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Barreiras.

 

 

O conteúdo ganhou forma pelas mãos do povo dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que ofereceu contribuições a partir de redes sociais, do site (www.pgpbahia.com.br), em colaboração programática dos partidos da coligação, plenárias nos territórios das caravanas e reuniões setoriais realizadas em Salvador, com grupos focais nas diversas dimensões do desenvolvimento.
Participaram representações dos partidos políticos da coligação, da sociedade civil, empresários, comerciantes, gestores públicos, dirigentes de organizações, movimentos sociais e sindicais, dirigentes de colegiados territoriais, consórcios públicos, lideranças políticas, parlamentares e público em geral.

Coligação

Quatorze partidos compõem a coligação da chapa majoritária: PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros. Os números dos candidatos serão 13 para Rui Costa e João Leão, 130 para Jaques Wagner e 555 para Angelo Coronel.  (Fotos: Ulisses Dumas/ Divulgação)

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
agosto 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031