djavan festival do chocolate livros do thame

FTC Itabuna promove Feira de Adoção de Animais

Acontece neste sábado (2 de Julho), das 8 às 12 horas, na Praça José Bastos, a Feira de Adoção de Animais – Caninos e Felinos – promovida pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na proteção e defesa dos animais. O evento terá ainda a participação do Centro de Controle de Zoonoses e conta com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

Na Feira, estarão sendo expostos para adoção cães e gatos provenientes das ONGs – Amigo Leal, Amigos e Protetores em Defesa dos Animais (APDA), A3 e Ronronar. Os participantes, interessados na adoção e criadores de felinos e caninos terão acesso a uma série de serviços e informações sobre cuidados e comportamento animal, vacinação e castração. A iniciativa marca o início das atividades do curso de Medicina Veterinária da FTC Itabuna.

Governador participa das comemorações do 2 de Julho

Neste sábado, 2 de Julho, o governador Rui Costa participa do desfile cívico que comemora os 193 anos de independência da Bahia. Às 9h, no Largo da Lapinha, Rui faz o hasteamento das bandeiras e, em seguida, às 9h30 tem início o desfile em direção à Praça Municipal.

Na parte da tarde, às 15h, o governador participa da homenagem aos heróis do 2 de Julho, no Comando do 2º Distrito Naval, no Comércio. Às 16h30, Rui acompanha a chegada do cortejo cívico no Campo Grande.

SBPC é aberta com participação de estudantes e professores indígenas em Teixeira de Freitas

tfsbpc 1Estudantes e professores indígenas da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (1º), da abertura oficial da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até este sábado (2), no Campos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Teixeira de Freitas, e de 3 a 9, em Porto Seguro. Em um dos mais importantes fóruns para a difusão dos avanços da Ciência, os indígenas apresentaram experiências que aliam tecnologias sociais e os saberes tradicionais nas escolas estaduais, em uma troca de conhecimentos com a comunidade científica da SBPC.

O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, que participou da abertura, destacou a importância do evento científico e da articulação que a atividade promove entre a educação básica e o ensino superior. “Este é um fórum representativo, amplo, inovador e completamente revolucionário e espero que daqui a gente tire as diretrizes para adotar uma outra prática, a da universidade indo para a Secretaria, indo para a sala de aula e a gente fazendo da educação básica o nosso principal palco de atuação”, afirmou.

+| Leia a matéria completa »

Rui autoriza recuperação de 40 km de estradas em Banzaê e Ribeira do Amparo

banzae 3

Mais 40 quilômetros de estradas serão recuperados no Vale do Itapicuru, incluindo um trecho de 28 quilômetros da BA-388, que vai de Banzaê até o entroncamento com a BR-110, e outro de 12 quilômetros do acesso de Ribeira do Amparo até a BR-110. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (1º).

banzae 1Em visita a Banzaê, Rui participou da inauguração da Escola Genilza Bitencourt de Almeida, com seis salas de aula, e autorizou quatro convênios, no âmbito do Programa Bahia Produtiva, para o desenvolvimento socioambiental e da cadeia produtiva do mel. Também foram entregues uma viatura para a Polícia Militar e 26 títulos de terras, além da pavimentação e drenagem de ruas.

Já em Ribeira do Amparo, o governador entregou um sistema simplificado de abastecimento de água para o distrito de Barrocas, uma quadra poliesportiva, uma praça de eventos e calçamentos de ruas na sede e nos distritos de Barrocas e Raspador. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (RMS) também foi autorizada a celebrar um convênio para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel.

banzae 2“Hoje eu dou a ordem de serviço para o início da estrada que dá acesso a Ribeira do Amparo e também da de Banzaê. Em breve, eu volto para dar ordem de serviço da estrada de Itapicuru. São três compromissos que estão no meu programa de governo. Orgulho também de inaugurar, em parceria com a presidente Dilma, a quadra coberta e as salas de aula. É importante cuidar das nossas crianças. Estamos plantando a semente de um Brasil melhor”, disse Rui.

 

Bailarinos ensaiam para o Pas de Cuba na Bahia

pas 2

Ensaios e mais ensaios regados a muito ballet cubano.  Este é o ritmo presente nas salas do Ballet Rosana Abubakir, sede oficial do Pas de Cuba 2016 em Salvador. Pelo segundo ano consecutivo a Perfil Produções Culturais traz a Bahia os mestres da Escola Cubana de Ballet que encantaram o público presente ao Teatro Castro Alves, em 2015, na VII Gala Pas de Cuba.

pas 4Os cubanos Idannis Perez, Luis Ruben, Miguel Gomes e Roberto Rosa apresentarão belas surpresas no espetáculo marcado para o dia 11 de julho próximo, às 20hs, no TCA – principal palco de Salvador. Cerca de cem alunos de mais de 20 academias de ballet da capital e do interior, além de outros estados, dançarão ao lado de solistas convidados, que acrescentarão ainda mais brilho ao espetáculo.

A produtora cultural Bernadete Faria, idealizadora pas 3do Pas de Cuba, ressaltou as qualidades dos estudantes que integram o elenco este ano. “Sempre chegam muito interessados e com grande dedicação realizam um bom trabalho”, explica.

Bolsas para bailarinos- Dos bairros para o palco, da valsa para o clássico. Esta é a tônica de boa parte das bolsas concedidas para este Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba, no segmento da dança clássica. Jovens da periferia, pas 1que participam dos grupos de valsa estão agora imersos no universo do ballet clássico.

A idéia foi da coreógrafa Rosana Abubakir, anfitriã do Pas de Cuba em Salvador. Quando assistiu às apresentações do Dancidade – um projeto de dança com os grupos de valsa – resolveu fazer uma audição entre os interessados e conceder parte das bolsas para os cursos do evento.

Ontem ela assistiu aos ensaios da VIII Gala Pas de Cuba e mostrou-se satisfeita. “Eles estão encantados e empolgados e isso é muito positivo para que se dediquem e apresentem bons resultados” – comentou ela.

Enquanto os mestres cubanos e seus alunos trabalham duro, o público já pode ir se preparando para momento inesquecíveis no próximo dia 11 de julho, às 20h no Teatro Castro Alves. Os ingressos, como no ano passado, terão preços populares: 10 reais a meia entrada, de acordo com a legislação vigente no Estado e 20 reais a inteira.

Diretor da Emasa acusado de corrupção é exonerado

aguadrãoO prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, exonerou hoje, dia 1º, o diretor de Planejamento e Expansão da Emasa, José Antônio dos Santos  e afastou os funcionário concursado Pedro Barreto, chefe do setor de manobras e abastecimento,  envolvidos em denuncias de corrupção, como venda de água durante o período de estiagem e superfaturamento na contratação de carros pipa,  e reafirmou seu apoio às investigações conduzidas pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA), que apuram as denúncias.

Vane disse em entrevistas que, quando esteve em assembleia dos funcionários, recebeu denúncia de supostos desvios contra o citado diretor de uma servidora da Emasa que, no entanto, não a formalizou. “Imediatamente, mandei abrir um processo administrativo para investigar o fato e chegar ao resultado. Portanto, no âmbito interno da empresa municipal de saneamento ambiental, as apurações já estão em andamento”, declarou.

José Antonio e Pedro Barreto estão detidos no Conjunto Penal de Itabuna.

Rui alcança a marca de oito cidades visitadas em cinco dias

Em Ribeira do Amparo pela manhã e em Banzaê, já na tarde desta sexta-feira (1º), o governador Rui Costa chegará à marca de oito cidades visitadas em cinco dias. “Gosto de estar junto com os baianos e ver de perto as transformações que estamos promovendo pelo interior. O mês começa com o pé direito e vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho nesse segundo semestre”, afirmou o governador, que passou por Porto Seguro na quinta-feira (30), Ipirá e Baixa Grande na quarta (29), Euclides da Cunha e Monte Santo na terça (28) e Araci na segunda (27).

Calçamento de ruas, quadra poliesportiva e praça serão entregues pela manhã em Ribeira do Amparo. Já em Banzaê, que receberá Rui a partir das 14h, serão entregues viatura, obras de pavimentação e drenagem, títulos de terra, além de autorização para a celebração de quatro convênios por meio do Programa Bahia Produtiva

Nos últimos quatro dias, o Governo do Estado entregou cisternas, títulos de terra, viaturas, obras de requalificação de ruas, ordens de serviço para restauração de rodovias, quadras poliesportivas, praças, além de ter inaugurado unidades de saúde e de ensino, e assinado convênios de apoio à agricultura.

 

Fanfarras da rede estadual se preparam para o 2 de Julho

 

fan 1

Com dois ensaios semanais durante todo o ano, a Fanfarra do Colégio Estadual Raphael Serravalle se prepara para incrementar novamente, neste  sábado (2), a trilha sonora que celebra a Independência do Brasil na Bahia. Na semana que antecede o cortejo do 2 de Julho, a preparação é intensificada para garantir que a performance com instrumentos de sopro e percussão fique impecável.

Entre os 60 jovens, alguns com anos de experiência em desfiles cívicos, há também quem vai desfilar no cortejo pela primeira vez, entre eles Bruna Martins, que, aos 13 anos, é baliza da banda. “É uma experiência legal. É bom que [a orquestra] evita de eu estar nas ruas. Ano passado, desfilei no 7 de Setembro. Estou ansiosa, nervosa, [mas] espero que dê tudo certo [no desfile do 2 de Julho]”.

Formação

Escolas intencificam Ensaios para o desfile de Fanfarras ao Dois de Julho.Foto: Carla Ornelas/GOVBA

A fanfarra vai desfilar na tarde de sábado, na segunda parte do cortejo, a partir das 14h, do Centro Histórico de Salvador (CHS) ao Campo Grande. Além de alunos do colégio, a agremiação é composta por moradores da comunidade e ex-alunos, como o professor de música Denys William, 33 anos.

20 anos de história

O Colégio Estadual Raphael Serravalle é uma das 19 instituições de ensino que irão se apresentar com fanfarra no cortejo. Na sala da banda, a presidente da fanfarra, Isa Maria Cordeiro, cuida pessoalmente dos detalhes, inclusive dos uniformes, chegando inclusive a passá-los. Ela se sente orgulhosa pelos mais de 100 troféus conquistados durante as duas décadas da agremiação e também por participar de mais um desfile que celebra a Independência do Brasil na Bahia.

“[A fanfarra] tem uma importância tão grande, que arrepia. Aqui, dentro do colégio, enquanto estamos nos arrumando para ir tocar [desfilar], eles [os integrantes da fanfarra] já sentem o maior prazer, se sentem bem porque vão mostrar lá fora o que a gente tem de melhor”, afirma Isa.  (fotos: Carla Ornelas/GOVBA)

Manda quem pode, obedece quem tem medo…

mando eu...

Campanha combate violência contra mulheres na Uesc

pareLançada na plataforma Avaaz, uma petição online colhe assinaturas numa campanha para combater a violência contra as mulheres na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. No último dia 17 uma estudante sofreu tentativa de estupro dentro da universidade.

A campanha tem três reivindicações iniciais: a criação de um núcleo interdisciplinar para acolher vítimas de abusos; a revisão da infraestrutura da universidade para torná-la mais segura; e uma reunião extraordinária do Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) para deliberar sobre medidas discutidas no Seminário em Defesa dos Direitos das Mulheres.

Clique aqui para obter mais informações e, se quiser, assinar a petição.

Governo envia à Alba projeto que garante cumprimento da lei do piso nacional do magistério público

Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino terão suas carreiras reestruturadas pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do piso nacional da educação. O projeto de lei (PL) que promove as mudanças necessárias à esta equiparação foi encaminhado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na quinta-feira (30) e vai atingir mais de 30 mil servidores (ativos, inativos e Reda).

Pelo Projeto de Lei, o ajuste concedido na remuneração inicial da carreira do magistério, agora passa a ser de R$ 2.145,36, valor pouco acima do piso nacional da categoria (2.135,00). O mesmo índice foi estendido a todos os graus e padrões subsequentes da carreira de magistério, beneficiando os servidores ativos, inativos e Reda.

“Mesmo em um contexto de crise econômica em todo país, é nossa prioridade garantir a valorização dos professores, que são peças fundamentais para desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador, que confia na aprovação do projeto de lei originado na Secretaria da Educação do Estado.

Somado à recente promoção concedida aos docentes aprovados no curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, a categoria terá um ganho salarial de cerca de 9%. O curso foi obrigatório para a promoção do magistério público dos Ensinos Fundamental e Médio do Estado da Bahia e permitiu a promoções nas carreiras de 22.853 servidores da rede estadual.

De acordo com a Secretaria da Administração (Saeb), as ações de valorização dos servidores da educação que englobam as promoções nas carreiras de professores da rede estadual de ensino e as alterações propostas no projeto de lei encaminhado hoje à Assembleia Legislativa vão gerar acréscimo na despesa de pessoal de cerca de R$ 95 milhões, em 2016. Já no ano de 2017, o impacto será de R$ 162,6 milhões. Para o governador Rui Costa, trata-se de investimento fundamental: “só podemos acreditar em um futuro melhor para todos gerando transformações pela educação, e é isso que estamos buscando”, enfatizou.

Rui Falcão: “mídia contribui com ataques contra o PT”

sede ptO presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, afirmou que o ataque à sede nacional da legenda em São Paulo (SP) foi mais um atentado contra o PT, “provocado por essa onda de intolerância que é estimulada pela grande mídia, inclusive”.

Para ele, a mídia ajuda a criar uma campanha de intolerância contra o PT. “As pessoas acabam elegendo um inimigo”.

O prédio sofreu dois ataques nesta quinta-feira. “Eles não vão nos intimidar. Nós vamos continuar com a nossa luta em defesa de um Brasil melhor e contra o golpe, contra o presidente ilegítimo Michel Temer. Eles não passarão e não nos intimidarão”, disse Rui. (Brasil 247)

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
julho 2016
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31