hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Itabuna, Cidade Azul, unida na prevenção do diabetes

mutirão 13

Será realizada neste sábado, dia 25 de novembro, a 13ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, que faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes e é considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. O modelo do mutirão de   Itabuna já foi levado a cidades com  Joinville, Ribeirão Preto, Petrolina, Belém e Curitiba.

Promovido ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes. Na área interna do Hospital de Olhos, haverá mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético com a equipe de nefrologia da Santa Casa, coração e tratamento a laser de retina, que terá continuidade após o Mutirão.

mutirão 15Na Praça Rio Cachoeira, denominada Cidade do Diabetes, serão prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes, avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético, utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.

O espaço Diabetes Kids terá atividades recreativas, sala de leitura e  exames de detecção do diabetes em crianças. Estudantes da Uesc, Unime e FTC também atuarão como ações educativas. A Prefeitura de Itabuna, além da estrutura e logística do evento, garantiu o tratamento dos casos detectados através do SUS. O Mutirão terá ainda a presença de artistas regionais, os terapeutas do riso e transmissão ao vivo do programa Balanço Geral da TV Cabrália/Rede Record, com Tom Ribeiro.

mutirão 19Eventos como Pedalada Azul, Aulão Azul, Exposição Novembro Azul no Shopping Jequitibá e Terminal Rodoviário de Itabuna e a campanha Luz Azul mobilizaram toda a cidade.

“Itabuna está mais azul do que nunca e pretendemos bater todos os recordes de atendimento em 2017”, afirma  o  idealizador e coordenador do Mutirão do Diabetes, Dr. Rafael Andrade. “Esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação”, diz.

O Dr. Rafael lembra que as pessoas devem levar um documento de identificação com o Cartão SUS. O atendimento será das 8 às 13 horas.

Criação de policlínicas regionais deve reduzir gastos dos municípios com saúde

Visita policlínica Guanambi - Paula Fróes GOVBA

Construídas com recursos 100% do governo baiano, as novas policlínicas têm seu custeio dividido entre a administração estadual (40%)e os municípios que integram os Consórcios Regionais de Saúde (60%). Durante a vista guiada à Policlínica do Alto Sertão que será inaugurada na tarde desta sexta-feira (dia 24), em Guanambi, o governador explicou que a divisão dos valores entre os municípios é proporcional ao número de habitantes e deverá ter impacto positivo sobre suas finanças.

Policlínica Guanambi- Paula Fróes GOVBA“Com a policlínica assegurando atendimento em diversas especialidades e exames de alta complexidade, os municípios, em geral, vão acabar economizando recursos destinados ao serviço de saúde da população”, afirmou Rui, durante visita às instalações da nova unidade de saúde, na manhã desta sexta.

Um exemplo dessa perspectiva de economia vem da cidade de Feira da Mata, que tem cerca de 6.000 habitantes. Como integrante do Consórcio do Alto Sertão, o município vai pagar por mês cerca de R$ 6,5 mil para custeio da policlínica. “Isso é o que gastamos hoje só com o pagamento de exames, como ressonância magnética”, explicou o prefeito Aparecido Alves da Silva, mais conhecido como Cidim.

O governo estadual investiu R$ 25 milhões, entre obras, equipamentos e aquisição de 12 micro-ônibus para a implantação da Policlínica do Alto Sertão. A unidade vai atender moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. (fotos: Paula Froes/GOBVA)

grande final

UESC avança no ranking de universidades empreendedoras

UescA Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC que ocupava, em 2016, o 37º lugar no Índice de Universidades Empreendedoras, passou a ocupar a 33ª posição em 2017, segundo a pesquisa realizada e divulgada pela Brasil Júnior, em nível nacional. A informação, segundo  a estudante Julia Rovena, embaixatriz das empresas juniores da universidade junto ao Índice Universidades Empreendedoras e presidente do Conselho do Núcleo de Empresas Juniores da UESC (NEJ-UESC). O objetivo do Índice é mapear em cada ies os eixos cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração desse Índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades, no ano de 2017, e tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A UESC entrou para o ranking de universidades empreendedoras, em 2016, ocupando o 37º lugar, teve avanço significativo, em apenas um ano. Para dimensionar tal desempenho, “o primeiro passo foi rodar uma pesquisa de percepção para que os acadêmicos pudessem avaliar os eixos de cultura empreendedora de acordo com suas percepções”, explica Rovena.

+| Leia a matéria completa »

Rui dá início à visita guiada à Policlínica de Guanambi

O governador Rui Costa começou a participar, na manhã desta sexta-feira (23), de uma visita guiada com a imprensa à Policlínica Regional do Alto Sertão, em Guanambi , que vai atender à população de Guanambi e de outros 21 municípios, a partir da próxima segunda-feira (27).

Localizada na Avenida Messias Pereira Donato, no bairro Santa Luzia, em Guanambi, a policlínica oferecerá atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Bahia terá três mil voos extras no verão

aviãoAs principais companhias aéreas estão apostando alto na demanda turística para a Bahia na alta estação. A oferta de voos extras cresceu substancialmente em relação ao último verão, passando de 1,5 mil para mais de 3 mil, o que representa um incremento de 100%. Além do aumento de frequências nos voos domésticos, há novas rotas internacionais programadas a partir de janeiro, interligando o estado com Montevidéu, Santiago e Buenos Aires.

A estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) é que a Bahia receba 5,6 milhões de turistas nacionais e estrangeiros no verão de 2017/2018. “Fatores como a redução do valor do ICMS para o combustível, pelo Governo do Estado, e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Somente a Gol colocará à disposição mais de dois mil voos extras para atender as cidades de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. O aumento, de mais de 100% em relação ao verão passado, resulta, segundo o vice-presidente de Planejamento da companhia, Celso Ferrer, de estudos constantes para proporcionar aos clientes a melhor experiência e o menor tempo de viagem.

“Nossa operação está focada principalmente nos destinos de lazer que registram aumento na demanda por parte dos passageiros, como é o caso das cidades no Nordeste do país que são as mais procuradas”, diz Ferrer.

Rui inaugura policlínica e implanta Escola Cultural em Guanambi

O governador Rui Costa inaugura a segunda policlínica regional do Governo do Estado, na cidade de Guanambi, nesta sexta-feira (24). O primeiro compromisso do governador será às 8h, quando ele participa de uma visita guiada com a imprensa à nova unidade de saúde. As equipes de reportagem devem chegar ao local às 7h30. A Policlínica Regional do Alto Sertão, que atenderá a população de Guanambi e outros 21 municípios, a partir da próxima segunda-feira (27), está situada na Avenida Messias Pereira Donato, no bairro Santa Luzia.

Após visita guiada, que será transmitida ao vivo no Facebook do governador Rui Costa (www.facebook.com/ruicostaoficial), ele segue para a Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul, localizado na Avenida Beira Vale, no bairro Jardim Caraipe. Nesta unidade da rede estadual de ensino, Rui implantará, às 10h, a oitava Escola Cultural do Governo do Estado no interior.

À tarde, às 16h, Rui retorna à Policlínica Regional de Guanambi para o ato de inauguração da nova unidade de saúde. Os prefeitos das 22 cidades que integram o consórcio de saúde participam do evento. A Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão (nome dado ao consórcio) oferecerá atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. À noite, a partir das 21h, o governador acompanha programação musical na Praça do Feijão.

Tesouro Nacional atesta mais uma vez que Bahia cumpre Programa de Ajuste Fiscal

Ofício encaminhado ao governador Rui Costa pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, atesta que a Bahia cumpriu o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados – PAF no exercício de 2016. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, analisa anualmente o cumprimento pelos estados das metas estabelecidas no PAF, instituído pela Lei nº 9.496/97. A análise inclui itens como resultado primário, dívida, arrecadação, custeio e investimento.
Além de focar na promoção do equilíbrio fiscal das Unidades da Federação, o PAF avalia se há condições favoráveis para o pagamento da dívida pública com a União e compreende um conjunto de metas a serem repactuadas anualmente. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o governo Rui Costa fechou as contas de 2016 em equilíbrio fiscal, mantendo o nível de investimentos, o pagamento de servidores e fornecedores em dia e nível baixo de endividamento.
“A Bahia, como atesta a STN, manteve a sua dívida sob controle e está portanto apta à contratação de novas operações de crédito, mas vem enfrentando restrições nesta área impostas pela União”, observa Vitório. Ainda mais contraditório neste aspecto, enfatiza, é o atraso na liberação, pelo Banco do Brasil, do empréstimo de R$ 600 milhões cujo contrato foi assinado há três meses, em 18 de agosto.
STN aprovou empréstimo
A contratação do crédito junto ao BB foi aprovada pela própria STN, que reconheceu a capacidade fiscal do Estado, e por outra instância estratégica do Ministério da Fazenda, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que recomendou a operação e assinou, pela União, a garantia do empréstimo.
“Todo o processo exigido para a efetividade legal da operação foi cumprido”, afirma o secretário. “Após a assinatura do contrato, o banco aprovou as comprovações técnicas e documentais relativas às obras constantes no pedido de desembolso feito pelo Estado da Bahia”, lembra Vitório, observando que tudo foi feito de acordo com os requisitos técnicos estabelecidos pela instituição.
O BB, de acordo com a Secretaria da Fazenda, chegou a emitir a tarifa de contrato de contragarantia, devidamente quitada. Com o atraso atípico e injustificável na liberação dos recursos, o governo baiano acionou o banco na Justiça.

ALBA: sessão especial faz homenagem póstuma a Fidel Castro

fidelO legado deixado por Fidel Castro, morto em novembro de 2016, será reverenciado com uma sessão especial em homenagem póstuma ao líder da Revolução Cubana nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa da Bahia. A Casa Legislativa também sediou, durante esta semana, a Exposição Fidel é Fidel, com 17 registros históricos feitos pelo fotógrafo Roberto Chile.

De acordo com o proponente das atividades, deputado Marcelino Galo (PT), o “legado de uma das principais referências da Esquerda no mundo, da luta por uma sociedade mais justa, fraterna, sem desigualdades e contra a opressão capitalista, precisa ser revisitado, fortalecido e celebrado por todos aqueles que acreditam ser possível outro modelo de desenvolvimento”. Para Galo, um desses legados está na saúde, onde Cuba ostenta um dos melhores sistemas de atenção primária do mundo. Na Bahia, 843 médicos cubanos atuam em 315 municípios cuidando da atenção básica e preventiva pelo programa Mais Médicos, implementado no governo da presidente Dilma Rousseff.

“Essa será uma atividade histórica, de importante reflexão sobre a conjuntura política atual, de golpes e avanço do fascismo no Brasil e no mundo, e como o legado do líder da Revolução Cubana, o comandante Fidel Castro, que sempre cultivou muito carinho e boas relações com a Bahia, ainda é um farol a lançar luz sobre as trevas do desmonte e do capitalismo selvagem, que exclui e mata milhões de pessoas no mundo”, enfatiza o parlamentar, recordando que a Assembleia Legislativa baiana se posicionou contra o bloqueio econômico imposto à Ilha Caribenha pelos EUA em 1962.

Já confirmaram presença na solenidade Rolando Gomes Gonzáles, representante de negócios de Cuba no Brasil, Cônsules de Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Grécia, a senadora Lídice da Mata, Ivone de Sousa, da Associação José Martí, e um grupo de quinze médicos cubanos do programa Mais Médicos. Ainda são esperadas as presenças de lideranças políticas, de movimentos sociais e estudantis.

O verdadeiro ouro do cacau

Alunos de Colégio da PM em Itabuna apresentam projetos em Encontro Estudantil

2 (3)
Quais as causas do mau desempenho escolar ? Esse foi o principal questionamento que motivou as estudantes Alayne Costa, 16 anos e Raquel Mangabeira, de 15, do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Itabuna, a realizarem a pesquisa “Fatores que Influenciam no Aspecto Motivacional dos Adolescentes”, cujo resultado foi apresentado durante a 5o Encontro Estudantil da Rede Estadual, que se estende até esta quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova.

1 (3)Sob a orientação do professor João Gabriel Costa, a dupla formulou um questionário e o aplicou em duas escolas, uma particular, em Itabuna, e uma pública, em Buararema, num universo de 181 alunos.

Após a tabulação, as pesquisadoras constataram causas, como dificuldade de concentração e falta de administração do tempo. “Em cima disso, a partir do ano que vem, pretendemos dar prosseguimento ao projeto, com palestras nas escolas para debater essas causas”, afirmou Alayne Costa.

Dispostas no estande 46 da 6a Feira de Ciências Empreendedorismo e Inovação da Bahia, evento integrante do encontro, as duas estudantes, a todo tempo, davam explicações ao público. “Fizemos essa pesquisa entre abril e agosto de 2016 e contamos com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)”, explicou Raquel Mangabeira.

3Também presente na mostra, Marcelin Eugene, 16 anos, também aluno do CPM de Itabuna, representava cinco estudantes, cujo grupo realizou um experimento sobre a utilização de pó de PET em cultivo de leguminosas. “Depois de fazermos cinco amostras com variadas concentrações de pó do PET, durante oito dias, percebemos que a com 60% cresceu mais que as outras”, avaliou Eugene.

Segundo ele, com a orientação do professor de química, Danilo Teixeira, chegaram a conclusão que a terra acaba ficando mais fofa, possibilitando uma maior entrada de ar, e gerando as mesmas quantidades de nutrientes. Diminuindo assim o custo de produção das empresas e a quantidade de plásticos no meio ambiente. “A decomposição do plástico é estimada em 400 anos e com ele triturado reduz para 20 a 30 anos”, lembra o estudante.

Policlínica do Alto Sertão começa a funcionar na próxima segunda-feira e atende região de Guanambi

guana 2

Uma equipe de 24 médicos ficará responsável pelo atendimento aos pacientes da Policlínica do Alto Sertão, que será inaugurada, nesta sexta-feira (24), às 16h, em Guanambi (sudoeste), pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. A unidade, que começa a funcionar na próxima segunda-feira (27), vai oferecer consultas em 18 especialidades médicas e exames de alta complexidade gratuitos para a população dos 22 municípios que integram o Consórcio Regional que fará sua gestão.
guana 1Entre obras equipamentos e micro-ônibus para transporte dos pacientes, o Governo do Estado investiu R$ 25 milhões na policlínica. Na unidade, serão atendidos moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Os pacientes de todos os municípios que fazem parte do consórcio terão 12 micro-ônibus à disposição, cada um com capacidade para transportar até 28 pessoas.
A nova unidade faz parte de uma série de obras na área de saúde que será entregue pelo Governo do Estado, até o final deste ano. Em dezembro, serão inaugurados os hospitais de Seabra (1º) e Ilhéus (15), e também as policlínicas de Irecê (8) e Jequié (22).

 

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930