hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle livros do thame


Augusto Castro lança Programa Auxílio Recomeço em Itabuna

563F4772-C085-44B2-9934-5C5D97B0983C
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lançou na manhã desta quarta-feira, 26, no Grapiúna Tênis Clube (GTC), o Auxílio Recomeço Municipal, um programa da Prefeitura para ajudar as 3.500 famílias desabrigadas pelas enchentes do Rio Cachoeira e as fortes chuvas do final de dezembro do ano passado, mas que beneficiará diretamente mais de 14 mil pessoas. Atualmente, é o maior programa social do país de auxílio às vítimas das cheias.6F2247A3-56D6-4846-8951-A259AC5099FD

O cartão foi apresentado de forma simbólica aos beneficiários João Goulart de Jesus, pai de sete filhos, e Joaldo Andrade de Jesus, pai de dois filhos, ambos moradores da Rua de Palha – uma das regiões mais devastadas pelas inundações do Rio Cachoeira. Mas, a entrega dos cartões digitais somente ocorrerá nesta quinta-feira, 27, a partir das 8 horas, também no GTC. +| Leia a matéria completa »

MST recebe prêmio por apoio a vítimas das enchentes no Extremo Sul da Bahia

mst itamO Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu na noite de terça feira (25) o Prêmio Imprensa de Itamarajú pela atuação em prol da garantia a dignidade de vida, a esperança as vítimas das enchentes na região do Extremo Sul com a “cozinha e brigada Solidária de Médicos.

 
Após as enchentes, que deixaram milhares de vítimas,  foram doadas mais de 120 tonelada de alimentos, aproximadamente 13.465 de marmitas  e 17 mil cestas básicas

De acordo com o  MST,  a brigada Nacional de Médicos já atendeu mais 1.000 pessoas e continua acompanhando as famílias vítimas das enchentes

 

Itacaré: paraíso do baiano, do brasileiro e de quem mais quiser!

itacaré sbKarina Lins

Quando se fala em turismo no litoral do Sul da Bahia, Itacaré desponta como um dos lugares mais famosos e recomendadas por turistas no mundo inteiro. Hoje (26), o município comemora 290 anos de emancipação política e a gente te convida a mergulhar um pouco nessa história. Vem conosco nessa viagem!

Famosa por suas belezas naturais, a cidade de Itacaré, está situada a 75km de Ilhéus e a 450km de Salvador, possui uma grande área de preservação ambiental, em meio a um pedaço de Mata Atlântica e compõe a Costa do Cacau (trecho do litoral sul da Bahia, composta por oito municípios: Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras).

O que um dia foi uma aldeia habitada por índios Tupiniquins, tornou-se, anos mais tarde, uma cidade de destaque na produção cacau na Bahia e famosa pelos “ricos coronéis” e seus imponentes casarões coloniais. A crise econômica marcada pela “Vassoura de Bruxa” nos anos 90, deu margem a um novo ciclo para a economia da região Sul e Itacaré, como tantas outras cidades vizinhas, se reinventou e passou a ser um reduto de turismo e lazer, point de surfistas, lugar preferido de muitos estrangeiros que acabaram se estabelecendo por lá e dos amantes da natureza.

Itacare 11

Atualmente, esse paraíso, é de longe, um dos mais cobiçados destinos turísticos baianos.

Em um misto de tranquilidade e agito, Itacaré faz a alegria dos viajantes com vários pontos turísticos, pois, é um lugar repleto de opções de lazer que vão desde praias secretas, vigorosos banhos de cachoeiras, esportes radicais, trilhas, até um belo pôr do sol. Por onde você anda, sempre tem algo interessante para fazer, sem contar, que o lugar é palco dos maiores eventos de surf brasileiros e mundiais, além de festivais de música. A cidade é bem servida de hotéis, pousadas, resorts, hostels e locais para campings. Dispõe também de uma estrutura completa de bares, restaurantes cuja gastronomia possui uma variedade da comida típica baiana e da culinária internacional.

Criamos um pequeno roteiro para quem deseja curtir os melhores dias de sol em Itacaré:

-Iniciamos pela famosa Praia da Concha, a principal da orla urbana de Itacaré, do centro da cidade e das cabanas de praia. Recebe muitos visitantes diariamente e por ser uma praia de águas tranquilas,  é uma boa opção para quem chega com crianças.

-Mesmo não sendo recomendada para banho, vale a pena ir na Praia da Coroa, que serve de atracadouro de barquinhos de pescadores e é ótima para tirar fotos.

ita 1

-Para quem quer explorar outras praias, as opções são as do Resende, Tiririca, do Costa e Ribeira. Para ir caminhando gastamos 20 minutos aproximadamente, mas muitas pessoas preferem ir de carro. Lá, a concentração dos surfistas é grande e possui estrutura local para lanches e refeições.

ita 2ita 3

Uma das opções de passeios mais pedidas pelos turistas é o tour pelas praias da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Por lá também dá para fazer trilhas para praias mais distantes. O ideal é contratar um guia de turismo. Isso garante mais segurança no acesso a praias mais desertas.

ita 4

Quem ama um banho de cachoeira, o destaque é a de Tijuípe, que fica a mais ou menos 15km da cidade. O acesso é fácil pela BA-001, que segue pra Ilhéus. Para entrar é preciso pagar uma taxa, mas o local possui ótima estrutura com restaurante e banheiros.

ita 5

O pôr do sol no Mirante do Xaréu, é um espetáculo à parte. Chegamos ao local pela Praia das Conchas e todo final de tarde, os turistas se reúnem para assistir ao espetáculo. De lá, se tem uma bela vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa.

ita 6

Repleta de bares, restaurantes, cafés, lojas e artesanatos locais, a Rua da Pituba é conhecida como ponto de encontro em Itacaré. À noite é bem movimentada e dá para curtir uma música ao vivo. Os artistas de rua dão um show à parte!

Itacaré é isso tudo e um pouco mais, é um daqueles pedacinhos do Brasil que deixa qualquer “gringo” de queixo caído!

ita 7ita 8

Imagens:Karina Lins, Prefeitura de Itacaré e Ministério do Turismo

Quer saber mais sobre esse destino? Acesse os links abaixo:

https://itacare.com.br/

https://itacare.ba.gov.br/

Emasa trabalha na recuperação de adutora dos bairros Banco Raso e Conceição

adutoraA quebra de uma rede de 300 milímetros nas proximidades da ponte Francisco Lacerda, que liga o centro da cidade ao Bairro São Caetano e adjacências, na manhã de hoje, dia 26, vai atrasar o fornecimento de água ao Bairro Banco Raso e a parte baixa do Conceição. Uma equipe de operários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) está no local para realizar o reparo para restabelecer o fornecimento de água para as duas localidades.

O gerente de Distribuição de Águas, Moisés Ferreira, disse que, apesar do rompimento da adutora, o abastecimento dos dois bairros não sofrerá grande prejuízo. “Acredito que até as 15 horas o reparo esteja concluído. Dessa forma não haverá muita demora no fornecimento de água para o Banco Raso e a parte baixa do Conceição”, garante.

Devido à idade da rede de distribuição de água da cidade, são recorrentes os problemas com o rompimento de redes. Por isso, visando modernizar sua infraestrutura de redes, a concessionária municipal desenvolveu alguns projetos para captação recursos governamentais para novos investimentos no sistema de abastecimento de água de Itabuna.

Estudantes da rede estadual de ensino terão direito a cursos de idiomas por meio do Programa Outras Palavras

 

O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (26), decreto que institui o Programa Outras Palavras, de incentivo ao ensino e aperfeiçoamento dos estudantes da rede pública estadual em Língua Estrangeira, por meio da oferta de cursos de idiomas, como atividade complementar. A ação visa promover a inclusão de grupos sociais mais vulneráveis e a elevação dos indicadores sociais de comunidades em situação de exclusão e vulnerabilidade socioeconômica.

Serão beneficiados estudantes maiores de 15 (quinze) anos, que estejam regularmente matriculados na 1ª ou 2ª séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual, disponham de 05 (cinco) horas semanais, no turno oposto àquele no qual estudam, e tenham Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). +| Leia a matéria completa »

Governo realiza inscrições para cursos do Conectar – Qualificação e Trabalho

Trabalhadores de Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Itabuna, municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas do final do ano passado, podem se inscrever, até o próximo dia 31, no projeto Conectar – Qualificação e Trabalho. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece cursos na modalidade a distância com bolsa-auxílio no valor de R$ 240.

As inscrições estão sendo realizadas nas unidades do SineBahia ou nas prefeituras municipais. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovantes de residência e dados bancários.

O público-alvo do projeto é composto por pessoas com 16 anos ou mais de idade e egressos ou estudantes de escolas públicas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II. A grade de cursos contempla as áreas de Barbearia, Cabeleireiro Profissional, Chef com Ênfase em Panificação e Confeitaria, Cuidador de Idosos, Digital Influencer, Empreendedorismo, Fotografia Digital, Gastronomia com Ênfase em Culinária Vegana, Inglês EAD Básico e Pré Intermediário, Manicure Profissional & Unhas Artísticas, Maquiagem, Marketing Digital & Ecommerce, Marketing Digital para o Empreendedor, Profissional Organizer e Redes Sociais como Ferramenta de Marketing.

Vacinação do público jovem contra Covid-19 é intensificada em Itabuna

9758F206-BD5F-488C-8CD4-6630C23D422B
A Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos com ou sem comorbidades ou que tenham deficiência permanente contínua a partir desta quarta-feira, dia 26 na UniFTC de Itabuna. O atendimento será das 16 às 20 horas. Serão distribuídas 300 senhas.

Além do RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência, também será exigida a apresentação do Cartão de Vacina da Criança. Àquelas que têm comorbidade e/ou deficiência, é necessário o relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência. O relatório médico ficará retido na unidade de vacinação.   +| Leia a matéria completa »

Itacaré comemora 290 anos de história e desenvolvimento

Itacaré Trânsitto 3

O município de Itacaré está comemorando nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, 290 anos de emancipação política, sendo apontado como um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia. E esse ano, por conta do aumento de casos de Covid-19, as comemorações do Dia da Cidade seguirão todos os protocolos sanitários, evitando aglomerações, mas garantindo as homenagens a Itacaré, destacando a história, a tradição, a cultura e as belezas naturais do município.

 

Itacare 11Os festejos começam logo cedo, às 5 horas da manhã com a alvorada e queima de fogos, seguindo às 09 horas com a Missa Festiva na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, com muitas homenagens e agradecimentos. E às 17 horas será a vez da live Tributo a Itacaré, com os músicos Marcos Abaga (Meu Nobre), Marlon Moreira e Rafael Zalela. Já a rua 26 de Janeiro, o Marimbondo, fará uma comemoração simbólica pelo aniversário do bairro. O prefeito Antônio de Anízio destacou que mesmo com a pandemia, é preciso manter a programação em homenagem ao Dia da Cidade, garantindo a tradição e comemorando essa importante data para Itacaré.

 

HISTÓRIA – A cidade de Itacaré originou-se de uma aldeia habitada por índios Tupiniquins até a chegada dos europeus em 1530, quando iniciou sua colonização. Por volta do ano de 1718, o Jesuíta Luís da Grã construiu a Igreja de São Miguel às margens do Rio de Contas, quando então o povoado passou a se chamar São Miguel da Barra do Rio de Contas. Foi elevada à categoria de Município em 26 de janeiro de 1732, por ordem da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, sendo nomeada Itacaré somente em 1931. O primeiro prefeito municipal (intendente), foi Joaquim Vieira dos Santos (01/01/1890 a 31/12/1893) e o atual Antônio de Anízio, que está em seu segundo mandato.

+| Leia a matéria completa »

Sebrae inicia consultoria para crédito emergencial de empresários afetados pelas chuvas

sebbbbO Sebrae, através do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB), iniciou nesta terça-feira (25) o atendimento direcionado às micros e pequenas empresas de Ilhéus e Itabuna que tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia no final do ano passado e solicitaram crédito emergencial do Governo do Estado.

 

Os atendimentos seguirão nos dias 26 e 27 de janeiro e serão focados na orientação sobre a linha de crédito emergencial da Desenbahia. Estão sendo prestados os serviços de orientação sobre a documentação necessária e esclarecimentos sobre o passo a passo a ser para o processo de solicitação do crédito.

 

De acordo com o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, a parceria entre o Sebrae e Fieb fortalece o atendimento ao microempreendedor e contribui na tomada de decisão, especialmente nesse momento em que muitos empresários perderam tudo ou quase todo o seu negócio.

 

“Através de um processo de orientação gratuita, o núcleo está orientando o empresário, especialmente nesse momento em que ele mais precisa do crédito, através de um atendimento individualizado e personalizado, pra que ele possa chegar ao banco preparado e responder as questões essenciais, além da documentação pronta para essa viabilidade do crédito”, contou.

+| Leia a matéria completa »

Hospital Regional Costa do Cacau suspende visitas a pacientes

hrccO Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, suspendeu nesta terça-feira, dia 25, as visitas a pacientes internados nas enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Centro Cirúrgico, conforme orientação atualizada, em 21/01/2022, da Norma Técnica N° 66 emitida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

As medidas determinadas pela Sesab foram estabelecidas devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado. O HRCC organiza a adequação de suas cartilhas, materiais informativos e orientou suas equipes de profissionais para atenderem os itens da norma técnica do COES. “Vamos retomar as visitas virtuais e viabilizar todas as medidas necessárias para atender essa demanda”, assegurou Cristine Camara, diretora operacional do hospital.

A assistente social Lugiane Santana, coordenadora do Serviço Social do HRCC, confirmou que está autorizada apenas a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, menores de 18 anos. “Também a visita de um familiar aos internados sob cuidados paliativos, com acompanhamento de psicólogo. Estão estabelecidas essas e outras medidas, conforme a determinação da Sesab e a legislação que define essas questões”, afirmou.

+| Leia a matéria completa »

Mais de 200 prefeitos se reúnem na UPB para definir prioridades dos municípios baianos em 2022

upb 22A primeira reunião do ano com prefeitos e prefeitas realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta terça-feira (25), reforçou a necessidade de unidade do movimento municipalista baiano para avançar nas demandas dos municípios. O evento reuniu mais de 200 gestores na sede da entidade, em Salvador, e teve como objetivo alinhar a pauta prioritária que será defendida pela entidade junto ao governo do estado, Congresso Nacional e governo federal, com foco na melhoria da governança local e na reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas.

upb 11“A nossa palavra de ordem é união e sempre de respeito entre os prefeitos, porque é importante que a gente esteja unido, neste momento, para oxigenar a luta dos municípios e não deixar parar. Hoje, observamos pontos importantes como a questão dos pisos que podem quebrar os municípios e vamos trabalhar para buscar nossas demandas, em Brasília e com o governo do estado. Então, foi uma reunião bem debatida, fizemos questão que a maioria dos prefeitos participasse e tenho certeza que saímos com bons frutos”, avaliou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Entre os encaminhamentos das demandas no Congresso Nacional, ficou estabelecida a defesa de algumas propostas. Para a PEC da Redução da Alíquota do INSS foi criada uma comissão com cinco prefeitos para coordenar a articulação a favor da matéria. Sobre a PEC 13 dos 25% da Educação, a UPB acredita que a matéria está pacificada para aprovação. Já sobre a PEC 122, a entidade defende uma ampla mobilização dos prefeitos de todo Brasil, liderada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para pressionar o Congresso pela aprovação.

+| Leia a matéria completa »

Governo do Estado assegura destinação de R$ 15 milhões para o Fazcultura em 2022

TARDE CULTURAL - Movimentos Culturais Brasileiro (2)A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (25) publicou decreto que assegura a destinação de R$ 15 milhões em recursos para o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) no ano de 2022. O documento foi assinado pelo governador Rui Costa na segunda-feira (24).

O Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio, tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado, em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. Dessa forma, beneficia os proponentes de projetos culturais e as empresas patrocinadoras que associam a sua imagem a ações relevantes em diversos contextos culturais. A abertura das inscrições para o Fazcultura 2022 está prevista para iniciar no dia 8 de fevereiro.

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2022
D S T Q Q S S
« dez    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031