livros do thame

Secretaria da Educação realiza Festival Anual da Canção Estudantil em Itabuna

faceO Núcleo Regional de Educação-NRE 05, da Secretaria Estadual de Educação, realizou entre os dias 27 e 28, a exposição do Projeto  ” Artes Visuais Estudantis”. São mais de quarenta (40) telas pintadas por alunos da diversas escolas  do Território Litoral Sul. Destaca-se o trabalho do aluno Agnaldo Gama, do CELEM de Ibicaraí que fez uma tela toda com pregos e linhas coloridas. Durante a exposição, serão escolhidos os quatro melhores trabalhos que irão para outra exposição em Salvador no mês de novembro.

A programação segue nesta quinta-feira (29), com realização da Etapa Regional do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do Tempo de Artes Literárias (TAL) que acontecerá às 14 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Neste evento, os alunos vencedores nas unidades escolares onde estudam apresentarão suas composições musicais, produções de poesias, contos, além da dança e do teatro. Os trabalhos  serão avaliados por um corpo de jurados formado por jornalista, professores das universidades, poetas, músicos e artistas locais, dentre eles estará o músico Pimentel, deficiente visual que avaliará as quinze canções finalistas do Face.

Justiça eleitoral baiana participa de ‘tuitaço’ pelo voto consciente

twitreCom o objetivo de divulgar informações sobre as Eleições 2016 e chamar a atenção dos eleitores para a importância do voto consciente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), realizará nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 17h, um ‘tuitaço’ no site de rede social Twitter. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também fará parte da ação utilizando a hashtag (#) #VotoConsciente.

O Tuitaço é uma forma de chamar a atenção dos usuários do Twitter acerca de um tema de grande importância para determinado público. Funciona como uma maratona de tuítes(como são conhecidos os posts na mídia social), onde os participantes utilizam uma hashtagrelacionada ao tema escolhido no intuito de colocá-la nos Trending Topics, ranking com os assuntos mais comentados em um determinado período de tempo.

Para participar do ‘tuitaço’ da Justiça Eleitoral os interessados precisam ter uma conta noTwitter e utilizar a #VotoConsciente em todas as suas postagens relacionadas ao tema.

Acesse o perfil do TRE-BA no Twitter.

Uesc terá debates e atividades culturais no Dia Nacional de Lutas

ftProfessores, estudantes, servidores técnicos e movimentos populares preparam uma grande mobilização para amanhã (29), Dia Nacional de Lutas, na Universidade Estadual de Santa Cruz. Na programação estão previstos café da manhã, debates, roda de conversa e atividades culturais.

A data também será marcada por mais um dia nacional de mobilizações rumo à Greve Geral com adesão de diversas categorias dos serviços públicos e privados, “Contra o ajuste fiscal, a retiradas de direitos e pelo Fora Temer”. Durante a manifestação, não haverá paralisação das atividades acadêmicas.

Programação:

07:30 HS – CAFÉ DA MANHÃ NOS PORTÕES DA UESC

9 HS – MESA REDONDA – FORA TEMER E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO (CEU – TÉRREO DO PAV. ADONIAS FILHO)

14 HS –   ATIVIDADE CULTURAL

15 HS – RODA DE CONVERSA – EDUCAÇÃO PARA QUEM? RUMO À GREVE GERAL

18 HS – ATIVIDADE CULTURAL

19 HS – MESA REDONDA – CONTRA O AJUSTE FISCAL E A RETIRADA DE DIREITOS

 

IFBA/Ilhéus inicia curso de Letramento Digital em Camacan e Pau Brasil

ifba-1Será realizada nesta quarta-feira, 28, na cidade de Camacan, a partir das 19 horas, na biblioteca municipal, a aula inaugural do curso de Letramento Digital,  promovido pela IFBA/Ilhéus. A aula inaugural será ministrada por Marco Antonio Tavares Goes, professor do IFBA e coordenador do projeto. O evento contará com a presença de Thiago Nascimento Barbosa, Diretor Geral do IFBA Ilhéus, de Ricardo Kalid, professor da UFSB e subcoordenador do projeto, autoridades políticas e gestores municipais da região.

As aulas serão ministradas no laboratório móvel da Rede e-Tec Brasil, um laboratório constituído de um caminhão, um baú carga geral e um contentor com avanço lateral mobiliado e equipado para ofertar cursos. O município de Pau Brasil também foi contemplado com uma turma de 25 alunos e amanhã (29) será a aula inaugural.

ifba-2O curso é de Formação Inicial e Continuada (FIC) com duração de 100 (cem) horas, visa  realizar a formação de professores na perspectiva do letramento digital para a utilização das ferramentas disponíveis na rede com foco na sua usabilidade considerando a navegação, comunicação, compartilhamento e colaboração. A iniciativa é uma parceria do IFBA Ilhéus, UFSB e CIMA – Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, junto com os municípios de Camacan e Pau Brasil.

Ibametro inicia Operação Criança Segura

brincOs brinquedos, para serem vendidos no mercado brasileiro, devem ter o selo do Inmetro, por ser um produto de certificação compulsória. O selo atesta que o produto passou por testes diversos, em laboratório, para análise de possíveis riscos às crianças e que é seguro. Mesmo assim os brinquedos respondem por 16% dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2015. Como parte do enfrentamento desta realidade, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, realiza até sexta-feira, 30, a Operação Criança Segura para fiscalização de produtos infantis.  O objetivo é retirar do mercado os produtos considerados perigosos.

A operação percorre estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas, na capital e interior do Estado. A ação integra a programação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). “Testes do Inmetro para avaliar os riscos à segurança das crianças verificaram brinquedos com a presença de metais pesados em sua composição, como chumbo e tintas tóxicas, ou contendo partes pequenas que podem ser engolidas, entre outros” alerta o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

Além de brinquedos diversos e bicicletas infantis, equipamentos utilizados para transporte de crianças tais como carrinhos de bebê e cadeirinhas de retenção utilizadas para a segurança em veículos, e ainda berços infantis. Todos esses produtos devem atender a requisitos da certificação compulsória.

Os produtos irregulares serão apreendidos e os estabelecimentos autuados terão dez dias para apresentar a defesa, estando sujeitos a multa que pode chegar a R$1,5 milhão.

Extrato de utilização será enviado por e-mail aos beneficiários do Planserv

A partir deste mês, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais enviará o extrato mensal de utilização do plano aos seus beneficiários titulares por e-mail. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento dos gastos assistenciais e fortalecer o controle dos serviços oferecidos pela rede de prestadores. Para receber o documento, o endereço eletrônico do titular precisa estar atualizado junto ao Planserv. Se preferir, o beneficiário pode conferir a utilização dos serviços no site do Planserv (seção Beneficiários – Serviços Online).

Ao acessar o extrato no e-mail ou pelo site, o beneficiário terá uma visão ampla de todos os serviços que ele, seus dependentes e agregados utilizaram, nomes dos prestadores (clínicas, hospitais), data e valor de cada serviço. “O titular tem acesso aos valores pagos por cada procedimento, além de conhecer a despesa que ele representou para a Assistência”, destacou o Coordenador de Relacionamento com os Beneficiários do Plansev, Vitório Tibiriça.

Caso o beneficiário constate o registro de procedimentos que não tenham sido realizados, ele deve fazer uma denúncia à Ouvidoria do Planserv através do 0800 56 60 66 ou registrá-la em um dos postos Planserv disponíveis na Rede SAC. “Esta denúncia é importante para que possamos identificar e sanar possíveis irregularidades”, destacou Vitório.

Segundo a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, o envio por e-mail do extrato de utilização aos beneficiários é mais uma ação de modernização e melhoria do atendimento, “que vem ampliando o portfólio de serviços oferecidos ao beneficiário através da internet”, resumiu. Para aproveitar ao máximo a iniciativa, o beneficiário deve se atentar para todas as informações contidas no extrato.

Desemprego aumenta em Itabuna e Ilhéus

desempregoOs dados apresentados para o mercado de trabalho do 5º Boletim de Conjuntura Econômica e Social, de Ilhéus e Itabuna, divulgado pelo Centro de Análise de Conjuntura Econômica e Social (CACES), do Departamento de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC), demonstraram que houve, no primeiro semestre de 2016, 2.018 desligamentos de emprego em Ilhéus e Itabuna. Ilhéus perdeu 1.083 vagas e Itabuna, 935. O quadro bem pior em relação ao mesmo período de 2015, com 777 desligamentos para os dois municípios.

Segundo o professor Sérgio Ricardo Ribeiro Lima, coordenador do projeto “para o 2º trimestre de 2016 (abril-maio-junho), Itabuna apresentou sinais de recuperação das perdas, enquanto Ilhéus vem oscilando com altas e baixas; mas, no geral, os dois municípios apresentaram saldos negativos durante todo o período. Portanto, observa-se, neste trimestre, sinais de recuperação das perdas para Itabuna. Em relação ao 2º trimestre de 2015, a situação do mercado de trabalho foi mais crítica.”

+| Leia a matéria completa »

Dilma na TVE Bahia: “fui vítima de um Golpe!”

Na primeira entrevista para a televisão após o impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff, falou à TVE da Bahia. Ela conversou com o jornalista Bob Fernandes sobre os últimos acontecimentos desenrolados no governo Temer, como a recente prisão – e soltura – do ex-Ministro da Fazenda, Guido Mantega, focando especialmente a “seletividade” que são tratadas as questões políticas no Brasil. Dilma afirmou ser a favor da investigação igual para todos, “doa a quem doer”.

Traição, democracia, impeachment, golpe e ditadura são alguns dos assuntos abordados na entrevista, na qual Dilma afirma que sofreu um golpe, aberto e confesso. Outro momento importante da entrevista é quando a ex-presidente fala sobre ódio e vingança. Dilma ainda conversa sobre família, presos políticos, o ex-presidente Lula, as mulheres, preconceito e machismo.

Veja os três blocos na entrevista:

Uesc lança festival de música

A Universidade Estadual de Santa Cruz abriu inscrições para o primeiro Festival de Música da Rádio Uesc. O projeto faz parte do programa de extensão da Rádio Experimental do Curso de Comunicação Social.

Ele visa incentivar a integração cultural da comunidade acadêmica da região e valorizar novos talentos. Outro objetivo é incentivar a criatividade, o intercambio cultural e a difusão da música regional produzida na universidade.

As inscrições vão até 30 de outubro pelo email festivalmusicauesc@gmail.com As músicas devem ser de autoria própria e em português. As letras e músicas não podem ter citação ou apologia a racismo, machismo ou preconceitos.

Weber Haus representa a cachaça brasileira em evento no Chile

Cachaçaria Weber Haus, em Ivoti-RS  FOTO: Jefferson Bernardes/ Agencia previewA Weber Haus irá representar a cachaça brasileira no Spacio Food Service, evento que começou ontem (27) no Chile. A programação, que está em sua sexta edição, é uma oportunidade da cachaçaria de Ivoti negociar a exportação de seus produtos para os chilenos. A participação foi coordenada pela Embaixada do Brasil no Chile, que irá liderar oito delegações formadas por empresas brasileiras focadas em alimentos e bebidas orgânicas. “Queremos trocar experiências e negociar futuras parcerias com esse importante país da América do Sul”, destaca o diretor da Weber Haus, Evandro Weber.

Para cair no gosto do público participante da feira, a Weber Haus irá levar suas cachaças tradicionais, envelhecidas e orgânicas, além da sua linha de licores e o já consagrado kit caipirinha. “Vamos mostrar aos visitantes o produto símbolo do Brasil através de cachaças consagradas em premiações nacionais e internacionais”, observa Evandro.

Além de Holanda e Dinamarca, mercados conquistados em 2015, hoje a Weber Haus também está presente nos Estados Unidos – seu principal mercado exportador, Alemanha, China, França, Japão, Itália, Noruega e Suécia. Em território nacional, destaque para São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Com canaviais próprios em Ivoti, interior do Rio Grande do Sul, na chamada Rota Romântica, a empresa está sediada no mesmo lote de terras onde a família de imigrantes alemães alojou-se há quatro gerações, e opera com destilaria desde 1848.

MEC libera curso de Medicina em Itabuna

Itabuna é um dos 37 municípios a contar, a partir do próximo ano, com a oferta de cursos de medicina referente ao programa Mais Médicos. O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira a lista das cidades e instituições.

Elas foram selecionadas para oferecer 2.460 vagas. A decisão está sendo comemorada pelo prefeito Claudevane Leite e pelos secretários municipais de Educação, Dinalva Melo; de Saúde, Paulo Bicalho, e de Governo, Cleide Oliveira.

med-itaO Instituto Educacional Santo Agostinho venceu a disputa para implantar o curso em Itabuna, com 85 vagas, das quais 10 serão para bolsistas. A instituição já possui faculdades em Minas Gerais e um curso de Medicina em Conquista.

No mês passado, o prefeito Claudevane Leite participou de audiência no Ministério da Educação, em Brasília, para pedir maior rapidez visando à instalação do curso de Medicina, depois que o TCU liberou os cursos, em julho..

A partir da publicação da Portaria nº 545, de 26 de setembro, as instituições que tiveram propostas selecionadas serão convocadas para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso.

Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

Vane mantém a expectativa quanto à realização do primeiro vestibular para Medicina ainda em dezembro, pelas Faculdades Santo Agostinho, com o início das aulas a partir de fevereiro.

Governo decide demolir Centro de Convenções para construção de novo equipamento

O Centro de Convenções da Bahia (CCB) será demolido por decisão do Governo do Estado em razão do desabamento de parte da estrutura na última sexta-feira (23). O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, após determinação do governador Rui Costa. “A decisão está embasada em orientações técnicas, pois o sinistro abalou algumas estruturas fundamentais daquele equipamento que impedem a continuidade das obras de recuperação”, explicou Dauster.

A perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para apurar as causas do incidente será realizada tão logo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia garanta a estabilização da estrutura e, consequentemente, a segurança dos peritos. A demolição do equipamento só poderá ser realizada após a conclusão da perícia e a elaboração de um plano de desmonte.

“Uma obra de reforma como aquela não depende da apresentação de um projeto para que o alvará seja liberado pela Prefeitura. A obra estava regular e todas as taxas para emissão do documento também tinham sido pagas ao órgão municipal competente, o que chancelou as intervenções no local”, esclareceu Dauster.

A reforma do CCB estava na segunda etapa quando aconteceu o incidente. Na primeira intervenção, que recebeu o investimento de cerca de R$ 8 milhões, foram recuperadas, por exemplo, vigas e telhas do Teatro Yemanjá e do Espaço Orlando. Pouco mais de R$ 1 milhão já havia sido destinado para a segunda etapa.

O Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (Cioba 2016), que seria realizado no Centro de Convenções em novembro, vai acontecer na Fonte Nova. “A arena já era a alternativa, caso não tivéssemos 100% de segurança para reabrir o centro”, afirmou Dauster. O secretário também garantiu que o Governo do Estado está desenvolvendo estudos que vão definir o local onde será construído um novo centro.

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
setembro 2016
D S T Q Q S S
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930