hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Artes & Artistas

 Rimaro e a simplicidade da vida no campo

Rimaro

 

Juraci Masiero Pozzobon

 

Maria das Dores Vidal seu nome artístico Rimaro, Mineira de Cajuri/MG, iniciou sua carreira no inicio de sua adolescência. Há anos ficou residência em Cuiabá/MT, onde construiu sua carreira já tem o “Titulo de Cidadã Mato Grossense”.

Rimaro artista Naif autodidata, suas criações são trabalhadas com tinta acrílica/tela, sem formação acadêmica, porém recebeu orientação do mestre Nilson Pimenta.

rimaro_2(1)

Hoje Rimaro mostra seus trabalhos ingênuo com o cotidiano simples do povo rural, suas pescarias, colheitas, carro de bois, as festas juninas e suas crenças religiosas.

danca-dos-mascarados

A artista participou de varia exposições e Bienais, coletivas e individuais. Tem recebido medalhas de prata, ouro e Menção Honrosa nacional e internacional de Artes Plásticas, participou de Congadas em Socorro, SP.

cururu-e-siriri(1)

Ilustrou os livros de contos e lendas de Mato Grosso, de Maria Antônia – Ambientando Diamantino e o Perfumista.

rimaro_soares

Rimaro tem em suas recordações de cores vibrantes e fundamenta uma estética em seus traços e com personagens de forma harmoniosa. Há ingenuidade pura na vivencia que a cerca, onde faz o público interagir nas fantasias visual e mental.

Rimari escolhe o caminho a seguir depois de tantas datas…. mostrando sua sensibilidade e delicadeza.

———————-

juraci mazieroJuraci Masiero Pozzobon, Bacharel em Artes plásticas na UNIC – Cuiabá,

Graduada em Ensino da Arte pela FASIPE e Arte Terapia pela Cândido Mendes, RJ.

Doutora em Epistemologia e História da Ciência pela Instituição Iesla/UNTREF – Buenos Aires, Argentina.

“Não vim trazer a paz, mas a divisão”

Eulina Lavigne

eulina lavigne“Não pensem que Eu vim trazer a paz para a Terra. Eu não vim trazer a paz, mas sim a espada. Eu vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe e a nora de sua sogra. E o homem terá como inimigos aqueles que moram em sua própria casa. (Matues, 10:34 a 36)

Permitam-me ter autonomia e liberdade para dar uma das possíveis  interpretações desta citação, muitas vezes desafiante com relação ao seu entendimento. E penso que cada qual deve aceitar e compreender da forma que lhe for mais conveniente.

Jung quando trouxe o conceito de individuação se referia ao processo de nos tornarmos uma personalidade unificada, um sujeito uno, indivisível e integrado. E este processo acontece ao longo da nossa vida quando aos poucos vamos integrando a nossa sombra e ampliando a nossa consciência sobre as nossas questões internas ainda mal resolvidas.

E esta tarefa é uma tarefa árdua, que exige persistência, paciência, muita resiliência, aceitação e humildade. Podemos envelhecer, sermos bem-sucedidos e ainda assim vivermos de uma forma superficial, completamente inconsciente de quem de fato somos.

Separar o filho do pai, a filha da mãe e a nora da sogra, observando do ponto de vista da psicologia, diz respeito ao processo de construção do sujeito. Cortar o cordão umbilical e se compreender como uma pessoa única com desejos, aspirações próprias, tornando-se ao longo da vida o que potencialmente é, cada vez mais de forma profunda e consciente.

+| Leia a matéria completa »

Memórias de um Dinossauro

dt

Helenilson Chaves, um Grapiúna

 

Itabuna, 1987. Recém-chegado de Osasco para Itabuna, dando os primeiros passos nessa aventura de amor e (quase)  perdição que foi o jornal A Região. Manuel Leal, o Capo, me pede para fazer uma matéria com Helenilson Chaves, já pavimentando o caminho para substituir seu pai, Manoel Chaves, no comando do então maior conglomerado econômico do sul da Bahia.

Típica matéria água com açúcar, que escrevi com dignidade, mas plenamente esquecível com o passar do tempo.

daniel e helenilson chaves 2Jornal nas bancas, Helenilson me liga pra agradecer. Afirma que o texto seguiu fielmente o que ele havia dito e não tinha os adjetivos bajulatórios que me disse desprezar. E encerrou a conversa com um vago “passe aqui no Grupo Chaves depois”.

Vago, pero no mucho. Não passei.

Um mês depois, lá estou eu com Helenilson Chaves, agora a pedido dele a Leal,  para fazer uma matéria sobre cacau, que era sua paixão por dever de ofício (o Grupo Chaves possuía inúmeras fazendas e era um dos grandes compradores de amêndoas na Bahia) e pelo prazer de ver o pai iniciar um império a partir de um modesto armazém de compra do produto, com muita propriedade chamado de fruto de ouro.

+| Leia a matéria completa »

Liberdade de Expressão x Discurso de Ódio

Débora Spganol

 

Debora Spagnol“É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”; “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

A nossa Constituição Federal, nos incisos IV e IX, do artigo 5º, garante a todo o cidadão a liberdade de expressão e de manifestação do pensamento, que possuem entre si uma relação intrínseca: somente podemos externar nossos pensamentos, projetá-los no mundo, porque a carta magna assim garante. Assim: nossa mente é livre, mas a expressão que fizemos de nossos pensamentos só é possível porque a lei permite. (1)

O direito à liberdade de expressão é considerado como sendo de primeira dimensão. Foi  essencial à redemocratização do país após os anos obscuros do regime militar instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964, que perdurou até a abertura política em 1985.

Durante o período militarizado, foram postos em prática vários Atos Institucionais suprimindo direitos. O mais grave foi o AI-5, de 1968, que suspendeu a Constituição então em vigor (de 1946), determinou a dissolução do Congresso Brasileiro, revogou liberdades individuais e criou  um Código de Processo Penal Militar, que permitiu aos militares (Exército e Polícia) a prisão de todas as pessoas consideradas “suspeitas”, além de qualquer revisão judicial.

Nessa época triste de nossa história qualquer possibilidade de expressar pensamentos era cerceada de maneira violenta: durante os chamados “anos de chumbo” a censura voltou arrasadora, desta vez reforçada por prisões, torturas e até mortes. O periódico “Tribuna de Imprensa” – um dos poucos meios de comunicação que se colocaram contra o poder – foi pressionado a encerrar as portas. Seu principal jornalista (Hélio Fernandes) foi preso juntamente com Joel Silveira, Osvaldo Peralva e Francisco Pinto, ligados ao “Correio da Manhã”.

+| Leia a matéria completa »

Câncer em cães- o que devemos saber sobre essa doença

 Hannah Thame

hannah thame Doença bastante conhecida entre os seres humanos, o câncer está sendo cada vez mais diagnosticado no meio animal, afetando cães e gatos de maneira agressiva e frequente nos dias atuais. Assim como outras enfermidades, o câncer também mostra alguns sinais, os quais devem ser observados pelos proprietários para que seja possível definir o quanto antes um diagnóstico preciso, aumentando as chances de tratamento e cura.

Embora nem sempre os cães demonstrem os sinais desta terrível doença, vale lembrar que os avanços feitos no ramo da oncologia veterinária têm sido muitos ao longo dos últimos anos e, por isso, hoje o câncer em animais já é uma enfermidade que pode ser tratada por meio de uma série de formas e técnicas.

É comum em muitos casos o animal afetado pelo câncer não demonstrar algum tipo de sintoma da doença até que o seu desenvolvimento já seja muito grande, por isso se faz necessário que os tutores tenham o hábito de levar seu animalzinho de estimação periodicamente ao Médico Veterinário para consultas de check-up, já que  uma doença desse tipo pode acabar sendo descoberta em um exame rotineiro, possibilitando que, no surgimento da doença, um tratamento seja iniciado de forma imediata.

caoAlguns sinais que podem ser observados em cães com a doença são: dor, mudança ou dificuldade em urinar ou defecar, desânimo ou depressão, dificuldade para respirar, tosses frequentes, mudança ou perda de apetite, perda de peso, diarreia, vômitos ou sangramentos, odores atípicos em regiões do corpo, inchaços em determinadas regiões, aparecimento de nódulos, episódios de rigidez ou paralisia.

Os fatores que podem levar ao câncer são diversos, no entanto, algumas condições podem aumentar a chance do animal desenvolver a doença, como idade avançada, pele despigmentada, exposição ao sol, algumas doenças virais, entre outros. Animais de qualquer idade e raça podem ser acometidos, embora relata-se que algumas raças podem estar mais predispostas que outras.

+| Leia a matéria completa »

´Uma noite em 12 anos´, imperdível

TSE abre investigações para investigar Bolsonaro por compra de mensagens contra o PT

zap(Agência Brasil)- O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Jorge Mussi abriu hoje (19) ação para investigar suspeitas de uso de sistemas de envio de mensagens em massa na plataforma WhatsApp custeados por empresas de apoiadores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). O pedido foi feito pela campanha do candidato Fernando Haddad (PT).

Mussi rejeitou, no entanto, pedido de diligências como quebra de sigilo bancário, telefônico e de prisão dos supostos envolvidos, por entender que as justificativas estão baseadas em notícias de jornal e não podem ser decididas liminarmente.

Ontem (18), o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem segundo a qual empresas de marketing digital custeadas por empresários estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo.

+| Leia a matéria completa »

Daniel Silveira lança “ Alpha Version” do Garden Paws

Bagnoregio

garden p 1 (2)A Companhia Bitten Toast Gemes, feita por brasileiros no Canadá, lança neste final de semana um “ Alpha Version”, teste preliminar com software de requisitos mínimos para que possa ser executado sua jogabilidade, em estilo RPG online e simulação, o game Garden Paws, é lançado com sua funcionalidade principal ainda incompleta.

garden p 1 (4)O desenvolvedor Daniel Silveira, o SND, aposta numa jogabilidade diferente e relaxante para entreter o jogador, Basicamente o título oferece um mapa de ilhas interligadas em que o jogador, na pele de um dos fofos animaizinhos, pode plantar, abrir uma loja, pescar, treinar animais, reconstruir a cidade e até mesmo explorar ambientes inóspitos dentro de cavernas. Os protagonistas tem roteiros, disponível apenas por enquanto em inglês. Este Alpha Version nos mostrará a vida cotidiana de moradores de ilhas que convivem com momentos Zen Esotéricos e tranquilizantes.

O jogo será lançado em dezembro de 2018 na plataforma online da STEAM e até o final de dezembro de 2019 na gigante japonesa Nintendo.

garden p 1 (1)Desde agosto deste anos temos o demo do Game Garden Paws, já nesta fase na versão demonstrativa do Game, como o próprio nome sugere já é sucesso nos quatro cantos do mundo. No meio dos games, o demo serve para oferecer um gostinho do gameplay do produto.

Com jogos eletrônicos, diferentemente de outras mídias como música ou livros, não basta ter noção da trama ou saber que alguém que você respeita trabalhou no produto. Experimentar um pouco da ambientação, das mecânicas, da sensação que o game provoca ao ser jogado pode ser crucial no momento da decisão de compra. Daí a importância de uma versão demonstrativa, Demo e posteriormente, no avançar das etapas do desenvolvimento o Alpha.

Porém, uma Demo ou Alpha também é uma forma de fazer marketing, visto que ela não deixa de ser uma “amostra grátis” do produto vendido, um “test drive”. Ela não serve para entregar a você toda a experiência do jogo, mas sim convencê-lo a jogar e se gostar comprar.

Everaldo Anunciação: “Haddad é garantia de democracia e desenvolvimento do país”

everaldo“O Brasil está diante de dois caminhos, a consolidação da democracia ou risco de mergulhar o país na violência, na extinção de direitos trabalhistas e da venda do patrimônio nacional”. Essa é a opinião do presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores. Em conversa com o Blog do Thame, na manhã de hoje em Ilhéus, Everaldo defendeu uma ampla mobilização da sociedade em torno da candidatura de Fernando Haddad.

Veja a entrevista:

Blog do Thame- Que avaliação você faz das eleições baianas e da atual conjuntura nacional?

Everaldo Anunciação-  A votação no Nordeste e na Bahia é uma demonstração de um povo consciente, determinado e comprometido com a democracia. A reeleição de Rui Costa, com uma votação extraordinária, a eleição dos dois candidatos ao Senado, com Wagner e Coronel, e da maioria dos deputados federais e estaduais, consolida a liderança de um grupo que está voltado para as políticas públicas, com foco no social e no desenvolvimento.

A nível nacional, atravessamos uma eleição muito difícil do ponto de vista da democracia. A recente denuncia de Caixa 2 do candidato Bolsonaro, a utilização de fake news de forma ostensiva e patrocinada setor privado deve ser repudiado pela sociedade brasileira e exige uma apuração rigorosa do Ministério Público, da Polícia Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, para que essa prática não se consolide.

Blog do Thame- Você entende que o Brasil está diante de dois caminhos, a consolidação da democracia ou um salto no escuro que pode desaguar no fascismo?

 

Everaldo Anunciação- As propostas que um candidato apresenta, defendendo a tortura, o desrespeito, a violência contra as minorias, a ameaça aos direitos trabalhistas, a venda do patrimônio nacional, são ameaças profundas, que quem já experimentou, viu o que aconteceu com esse país.

Esse não é o caminho. Mesmo que uma parcela do eleitorado tenha algumas restrições ao PT, não é o PT que está em jogo, o que está em jogo são questões que dizem respeito ao futuro da nação. Essa é uma decisão que cada um deve tomar.

E é lamentável que o candidato Bolsonaro se negue a participar de debates, para que os brasileiros possam conhecer suas idéias e refletir o que é melhor para o país, com a retomada do desenvolvimento, a geração de empregos e investimentos prioritários em educação.

 

Blog do Thame-Nessa reta final, mobilização total para garantir a vitória de Haddad…

Everaldo Anunciação- Vamos reforçar o debate de idéias, repudiar o ódio e a violência e dialogar intensamente com todos os segmentos da sociedade, para que possamos tomar uma decisão consciente, mostrando que Haddad é o melhor para o Brasil.

Técnicos da Seinfra visitam construção da ponte Ilhéus-Pontal

ponte ios pe (1)

A construção da ponte Ilhéus-Pontal recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), incluindo o secretário Marcus Cavalcanti, nesta sexta-feira no município do sul baiano. Uma oportunidade de acompanhar a implantação da primeira ponte estaiada da Bahia, que está com 55% de execução.

ponte ios pe (2)

Com 533 metros de comprimentos e 24,6 metros de largura, o novo equipamento terá passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos. Também está sendo feito um acesso viário com cerca de 3 quilômetros.O investimento na obra é de mais de R$ 98 milhões. Atualmente, 260 profissionais estão atuando na construção.

A ponte Ilhéus-Pontal vai atender 511 mil moradores de Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, junto com Ilhéus. Além disso, o equipamento vai contribuir para o escoamento da produção agrícola, principalmente do cacau, e no desenvolvimento turístico do litoral sul do estado.

A escolha da vaquinha

vaquinha

Operação Faro Fino da Cipe Cacaueira apreende arma e drogas em Itacaré

c 1 (1)Em Itacaré, no Sul da Bahia, uma  dupla foi flagrada com arma e drogas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, durante a Operação Faro Fino. Denúncias anônimas ajudaram as equipes a encontrarem os criminosos, na tarde de quinta-feira (18). Sem identificações, os homens são apontados por participações em tráfico de drogas, roubos e homicídios. Quando os PMs chegaram, no local indicado, eles tentaram fugir, mas estavam cercados. Com os criminosos foram apreendidos uma espingarda calibre 28 e munições. Com ajuda da cadela Íris, da raça Pastor Belga Malinois, os PMs acharam ainda um tablete de maconha prensada com aproximadamente 1,5 kg. O caso foi registrado, na Delegacia Territorial de Itacaré.
c 1 (2)

 

 

Operação nas rodovias

 

 
A Cipe Cacaueira realizou também, na tarde de quinta-feira (18), a Faro Fino, na BA-001. A rodovia está com um aumento da circulação de veículos, devido realização de evento esportivo internacional de surf, na região.  Íris, mais uma vez, entrou em ação e encontrou dentro de um veículo modelo Idea, com placa ilegível, porções de maconha. Trio que estava dentro do carro foi apresentado, na DT de Itacaré. “Temos ampliado o uso do Canil e investido também na capacitação do efetivo. O animal consegue ser preciso, aumentando a eficiência das ações operacionais”, destacou o comandante da Cipe Cacaueira, major Ricardo Souza.

 

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031