WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

universidade lasalle livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  


Lazzo Matumbi visita Centro de Triagem e Econegócios do Programa Lixão Nunca Mais em Itacaré

 

O cantor  Lazzo Matumbi,  um dos expoentes da Banda Ilê Aiyê., conheceu  no Programa Lixão Nunca Mais em Itacaré e visitou as instalações do Centro de Triagem e Econegócios, onde os catadores atuam em condições dignas, após a  desativação do lixão e a implantação do projeto de coleta seletiva.

Na oportunidade, Lazzo,  que esteve acompanhado do secretário de Meio Ambiente Marcos Luedy, pode conhecer todo o programa, a importância e potência dessa iniciativa. Ele pode se encantar também com cada história de vida dos catadores, e vibrou com a produção das vassouras ecológicas.

O cantor esteve na cidade há alguns dias, curtindo esse paraíso baiano que recebe turistas de todo o mundo e aproveitou para conhecer de perto este programa que já é referência nacional e conhecido internacionalmente. Segundo relatou o cantor, ele já tinha conhecimento do programa e das ações socioambientais realizadas no município e teve agora a oportunidade de visitar pessoalmente.

Com a desativação do lixão, os resíduos sólidos não aproveitáveis para reciclagem são encaminhados a uma Estação de Transbordo e de lá depositados na CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Ibama e Inema para o armazenamento correto desses resíduos.

Fraternidade Feminina cria área de reflorestamento no Malhado com apoio do GAP

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Regeneração Sul Bahiana realizou plantio de mudas na área ao lado da Escola Profissional de Adolescentes, no bairro do Malhado, no último sábado (24). A iniciativa contou com apoio do Grupo de Amigos da Praia (GAP) e do Horto Florestal da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e presença de professores, alunos, pais e voluntários do GAP. Foram plantadas 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e árvores frutíferas.

Com essa ação conjunta, o GAP ampliou o projeto de reflorestamento urbano de Ilhéus, que já plantou mais de 1.200 árvores na Área de Preservação Permanente (APP) do bairro São Miguel e 23 mudas no Jardim Ranitla Scaramussa Bonella, na zona sul. Conforme ressalta o fundador do grupo e ativista socioambiental, Vinícius Alcântara, a cultura do plantio é muito importante para a cidade, pois traz sombra e frutos, ajuda a retirar gás carbônico da atmosfera e cria ambientes mais humanizados. “Temos um desafio enorme de fazer com que mais pessoas participem desses eventos, se interessem pela causa ambiental e multipliquem as áreas arborizadas de Ilhéus, cidade tão linda mas muito mal cuidada”.

Além de abrir as covas, forrar com substrato e cuidar das mudas, os técnicos do GAP orientaram as crianças e adultos presentes sobre como cuidar das plantas, a fim de garantir o crescimento saudável. “O manejo é a parte mais difícil e que nos propomos a fazer de forma eficaz”, destaca Vinícius Alcântara. Ele também incentiva a prática de plantio como uma ação de desenvolvimento social. “Quem dera, as pessoas tivessem o hábito de plantar árvores em qualquer espaço da cidade onde fosse possível florescer esses seres tão maravilhosos da natureza”, estimula.

“Demonstra a força do 13, de Lula e do nosso projeto”, afirma Éden sobre pesquisa que aponta novo crescimento de Jerônimo

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comentou o resultado da pesquisa AtlasIntel, do jornal A Tarde, que aponta novo crescimento de Jerônimo Rodrigues. Divulgado nesta terça-feira, 27, o levantamento mostra que o candidato do PT ao Governo do Estado cresceu dois pontos e chegou a 46,5% das intenções de voto, enquanto ACM Neto, do União Brasil, caiu mais uma vez e aparece com 39,6%.

“O resultado da pesquisa demonstra a força do 13, de Lula e do nosso projeto. Temos a melhor chapa, com um candidato preparado, que conhece a Bahia e que está pronto para ser o próximo governador para fazer ainda mais pelo nosso estado ao lado de Lula presidente”, afirmou o presidente do PT Bahia, ao destacar que quando considerados os votos válidos da pesquisa, Jerônimo vai a 47,6%, chegando muito próximo de sair vitorioso já no primeiro turno.

Éden atribuiu o resultado também ao trabalho realizado pelo PT no estado nas gestões de Jaques Wagner e Rui Costa. “Foi uma verdadeira revolução na saúde, com mais de 2.500 postos de saúde, 26 policlínicas; 18 mil km de estrada; cinco universidades federais; o programa Água para Todos; investimentos de mais de 3,5 bilhões na educação somente nos últimos três anos, na infraestrutura de escolas e em programas importantes para auxiliar e estimular os jovens a continuar estudando, como o Bolsa Auxílio, o Bolsa Presença e o Partiu Estágio, dentre outros”.

:: LEIA MAIS »

Hospital de Base de Itabuna completa 24 anos com nova fase de avanços e conquistas


Nesta terça-feira, 27, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), completa 24 anos de existência com uma programação no auditório da unidade hospitalar, a partir das 09h.
A solenidade de abertura, terá a execução do Hino Nacional, formação da mesa, momento religioso, a apresentação do relatório de gestão de 2022 e projetos do HBLEM, seguido do discurso das autoridades presentes.
Muitas conquistas alcançadas no HBLEM no último ano, foram destacadas pelo diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr. A humanização, com foco na qualificação profissional, através de treinamentos das equipes assistenciais, foi uma delas.

 

O Projeto LEAN na Emergência, trouxe ferramentas de gestão que vêm reduzindo o tempo de espera no atendimento do Pronto Socorro. Iniciativas que visam a prática compartilhada, como a Roda de Gestão, também estão sendo trabalhadas com encontros semanais, promovendo a construção coletiva, na busca pela qualidade nos serviços de saúde.

 

O Huddle, uma espécie de reunião rápida duas vezes ao dia, é outra importante ferramenta incorporada à rotina da equipe assistencial nos últimos meses, que vem surtindo efeitos positivos.
Serviços como o mutirão de cirurgias eletivas que visa reduzir a fila na procura de serviços como histerectomia e a abertura de 10 novos leitos de UTI geral, também são algumas das conquistas no HBLEM. “A gente precisa dar ao Hospital de Base o tamanho que ele merece”, frisa Roberto.

 

:: LEIA MAIS »

Consultorias melhoram rotinas e aumentam faturamento das empresas

Modificar as rotinas internas, com foco na necessidade de cada empresa, seja nas finanças, planejamento, marketing digital, vendas, inovação e atendimento ao cliente fazem parte das consultorias oferecidas pelo Sebrae, que são práticas e visam atender a demanda de cada cliente com soluções assertivas. O empresário interessado pode agendar uma consultoria presencial acessando o site Sebrae na sua Empresa ou por meio da Central de Relacionamento (0800 570 0800).

Foi pensando em melhorar o faturamento que o empreendedor de Ilhéus, Harley Oliveira buscou a consultoria e melhorou a gestão da empresa HD Toldos e Coberturas. “Apesar de ser formado em administração, precisava de alguém para me ajudar com estratégias para facilitar o meu trabalho e a consultoria do Sebrae me auxiliou e conseguiu apresentar um sistema de gestão que mudou completamente a minha rotina facilitando todo o processo”, declarou.

O gestor do Sebrae regional de Ilhéus, Silvio Viana reforçou que ao solicitar uma consultoria, o empresário recebe gratuitamente a visita presencial de um profissional especializado, que vai “analisar junto com gestor as principais dificuldades, preocupações e desafios da área definida como prioridade e recomendar as ações práticas para serem implantadas no dia a dia do negócio”, disse.

:: LEIA MAIS »

Casamentos na Bahia crescem quase 5% com lei que reduziu os prazos em Cartório

(foto PixaBay)

A Bahia registrou um aumento de quase 5% no número de casamentos civis um mês após a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.382/22, que reduziu os prazos de habilitação e celebração do matrimônio. O novo texto legal também possibilitou que 60 pessoas no estado modificassem seu primeiro nome diretamente em Cartório de Registro Civil, de forma imotivada e em qualquer idade, sem a necessidade de entrar com ação judicial.

 

Segundo os dados apurados pela Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), entidade que reúne os Cartórios de Registro Civil, responsáveis pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos em todo o estado, no mês de julho deste ano, primeiro desde a vigência da nova legislação federal, a Bahia registrou um total de 4.120 casamentos, 4,96% a mais que o verificado em junho, quando foram realizadas 3.925 celebrações.

 

No acumulado do ano, incluindo o mês de agosto, a Bahia registrou um total de 32.567 casamentos, número 7,6% menor que o verificado no mesmo período de 2021, quando foram realizados 35.249 matrimônios. Em contrapartida, se comparados com o auge da pandemia em 2020, quando as celebrações caíram drasticamente e foram registradas 25.432 celebrações, o aumento no ano foi de 38,6%.

:: LEIA MAIS »

“É hora de eleger um governador que vive as mesmas lutas do povo negro e batalhador”, diz Lula

A última semana de campanha eleitoral tem início com uma mensagem de Lula aos eleitores baianos. “É hora de a gente mostrar que a Bahia tem lado e eleger um governador que respeita os baianos, que entende e vive as mesmas lutas do povo negro e batalhador”, diz o candidato à presidência, no programa eleitoral de Jerônimo desta segunda-feira (26). “Em 2 de outubro, vamos juntos com o time do 13.”

No episódio, o senador Jaques Wagner ressalta a importância da parceria entre governos federal e estadual para que a Bahia e o Brasil possam vencer os desafios. “Para quem vai votar em Lula, a escolha natural é Jerônimo no governo do estado e Otto no Senado”, afirma. “O Brasil e a Bahia têm grandes desafios. Portanto, não adianta apenas eleger o craque do time. É preciso entrar em campo com o time completo. Com o mesmo projeto, a mesma camisa.”

Ao agradecer o carinho e as manifestações de apoio que recebeu durante a campanha, Jerônimo conta, no programa, que as muitas viagens pelo interior baiano nas últimas semanas foram um “reencontro com as origens”. “Andei por toda a Bahia minha vida inteira: primeiro como estudante, em busca de formação; depois como educador e gestor, organizando movimentos sociais, levando conhecimento e oportunidades para quem mais precisa”, lembrou. “Percorrer nosso estado inteiro como candidato não foi o começo da nossa caminhada, foi um encontro com as minhas origens e a minha história. Foi um encontro renovado com esta Bahia que mudou e quer seguir avançando.”

Acelen tem recorde de produção de asfalto e amplia share nacional

À frente da Refinaria de Mataripe há menos de um ano, a Acelen anuncia mais um recorde na produção e comercialização de produtos. Desta vez, o feito foi com o asfalto. No mês de agosto, a empresa alcançou mais de 20 mil toneladas produzidas e distribuídas do produto em todo o território nacional, um crescimento de 87% em relação à média de 2021. O incremento significativo levou a Acelen a elevar seu market share, passando a responder pelo abastecimento de 40% do mercado do Nordeste e 7% do Brasil.

O produto tem utilidade específica. É usado como impermeabilizante e na pavimentação de ruas e estradas. Apesar da demanda regular no primeiro semestre desse ano, a partir de julho, houve aumento em diversas regiões do país. Um dos exemplos foi o Pará, a quase 3.700km da Refinaria de Mataripe, que precisou de suprimento emergencial devido à falta do asfalto na região.

:: LEIA MAIS »

Aulas suspensas no ABC da Noite. Agora, só depois das eleições

Walmir Rosário

Do presidente da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., (Alambique), o jornalista Daniel Thame, recebo a fatídica informação. Foi difícil acreditar, mas constatei que era verdade. Após a reabertura do ABC da Noite, recebida com festa em grandioso estilo, a diretoria resolveu dar mais um tempo e cerrar suas duas portas até passar as eleições de 2 de outubro.

A notícia pegou todos de surpresa, já que o professor Caboclo Alencar e sua inseparável companheira, dona Neusa, deliberaram, em sessão extraordinária, a suspensão da prestação dos serviços etílicos na sua sede, no Beco do Fuxico. Mas como não existe nada ruim que não possa piorar, como garante em sua tese o tal de Murphy, num conceito que se transformou em lei sem que fosse aprovada por parlamento algum.

Esse já é o segundo choque sentido pelos boêmios itabunenses, que ficaram órfãos das deliciosas batidas do Caboclo Alencar durante esses anos em que a pandemia resolveu assolar o Brasil e o mundo. A primeira decepção sentida foi a drástica redução nos dias de funcionamento, que caiu do tradicional segunda a sábado, em dois expedientes, e que passaria apenas aos sábados.

Pois bem, se não bastassem os torturantes 30 meses em que esteve fechado, o primeiro decreto editado pelo Caboclo Alencar e dona Neusa, restringiu a abertura, em desconformidade à placa de bronze afixada na parede proclama os horários de abertura e fechamento do régio expediente: De segunda a sexta-feira: das 11 às 12h30min e das 17 às 19 horas; aos sábados, das 11 às 12h30min; sem expediente aos domingos.

:: LEIA MAIS »

Técnicos da Sudesb vistoriam Vila Olímpica de Itabuna

Acompanhados do secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itabuna, Alcântara Pelegrini, o secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, juntamente com engenheiros e diretores estaduais e municipais fizeram uma vistoria na manhã desta segunda-feira 26, às novas instalações da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso.


Eles vieram garantir que o novo equipamento esportivo atende as exigências da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que financiou a obra, cuja inauguração está prevista para o próximo sábado dia 1º/10. O secretário Davidson Magalhães reafirmou o compromisso do Governo do Estado, em trabalhar pela Bahia, e o esporte, segundo ele, não poderia ficar de fora.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia