djavan festival do chocolate livros do thame

Veículos de imprensa terão que firmar parceria com TSE para divulgação de resultados

eleições 2016Os veículos de imprensa têm até quarta-feira (3/8) para efetivar parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação dos resultados das Eleições Municipais 2016. O cadastro, aberto desde o início de julho, é feito por meio do Portal do TSE, na internet. O objetivo da parceria é fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o tratamento dessas informações.

A parceria é um acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e empresas provedoras de acesso à internet, telecomunicação, veículos de imprensa ou partidos políticos com representação na Câmara Federal e prevê que as entidades possam   instalar em suas bases o sistema criado pelo TSE para divulgar em tempo real a apuração do resultado das eleições. Prazos e regras foram discutidos em reunião, realizada no dia 4 de julho, na sede do Órgão, em Brasília.

As normas para a parceria são definidas pela Resolução nº 23.456/2015. A intenção é facilitar a divulgação dos resultados, dando mais agilidade à distribuição dos dados. Cada veículo parceiro poderá criar uma solução própria com os dados da divulgação disponibilizados pelo TSE e, assim, qualquer cidadão poderá acessar os resultados, de forma rápida e segura, de seu computador pessoal, tablet ou smartphone. O fornecimento dos dados ocorre no dia das eleições (2 de outubro) a partir das 17h de cada município, após o encerramento da votação e o início da totalização dos votos.

A inscrição ocorre por meio do Portal do TSE na Internet, bastando que o interessado clique, no menu principal, em Eleições > Eleições 2016. Na página atribuída ao pleito deste ano, será necessário acessar o link Parceria para divulgação de resultados. Em seguida, basta clicar em Formulário de cadastramento de parceiros para preenchimento dos dados solicitados. Submetido o formulário, as informações serão analisadas e, em caso de aprovação do pedido, o nome da entidade será publicado na página destinada à parceria.

Ações de segurança, saúde, turismo e mobilidade para Jogos Olímpicos são divulgadas

Balanço Final para Olimpíadas 2016

Balanço Final para Olimpíadas 2016

A Bahia está preparada para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As principais ações do planejamento operacional, que envolve as áreas da saúde, segurança, mobilidade urbana e turismo foram divulgadas, na tarde desta sexta-feira (29), no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Com investimento de quase R$ 7 milhões e a participação de 3,5 mil policiais, a segurança pública deve repetir o sucesso obtido nas Copas do Mundo e das Confederações,em 2014, quando teve destaque nacional.
Balanço Final para Olimpíadas 2016

O Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, inaugurado no início do mês, é a mais nova aposta para prevenir atentados e garantir a ordem no estado durante a competição. Para o coordenador de ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Marcos Oliveira, a ampla capacidade de monitoramento proporcionada pela unidade contribui para uma integração ainda mais eficiente.

“Com o Centro é possível ter grande e constante troca de informações importante para agir de maneira rápida e assertiva em situações complexas. As informações chegam em tempo real e são fundamentais para ações integradas de inteligência”, explica Oliveira.

Estão sob a responsabilidade da Segurança Pública o policiamento nos pontos turísticos da capital baiana, a escolta das delegações, as estradas, a proteção à rede hoteleira onde os atletas ficarão abrigados, o aeroporto, e os locais de exibição dos jogos, incluindo os estádios.

+| Leia a matéria completa »

Governo do Estado leva dessalinizadores para Itabuna

 

dessalEm meio à crise hídrica enfrentada em Itabuna, que envolve a salinidade elevada da água distribuída, o Governo do Estrado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs), sensível ao problema que atinge milhares de famílias, contrata empresa para  a locação, instalação e operação de dessalinizadores com vazão de 200 mil litros  l/h para a melhoria da qualidade da água.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, “esta ação trata-se de mais uma que envolve a força-tarefa estabelecida para ajudar aos itabunenses, que além da falta d’água se queixam da chamada água salgada vinda de suas torneiras nos poucos momentos que as possuem”.

Conforme o secretário explica, a elevação dos teores de cloretos da água (salinização) é proveniente da captação de Castelo Novo, no rio Almada, que em função da estiagem e o exaurimento das águas do rio e a proximidade da captação com o mar, resultou no avanço dessas águas na calha do rio vindo a salinizar toda a água captada. “E a alternativa para a redução dos teores de cloretos da água é a utilização de membranas filtrantes pelo processo de osmose reversa, que são os dessalinizadores e nós não poderíamos fechar os olhos para mais esse problema”.

Por fim, Peixoto destaca que essa medida aumentará ainda a oferta de água através dos carros-pipas, considerando que hoje o abastecimento realizado através do convênio firmado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) só fornece 9,66 litros/pessoa/dia.

  +| Leia a matéria completa »

UFSB inaugura Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais

A Universidade Federal do Sul da Bahia começa a estreitar ainda mais a sua parceria com a CEPLAC a partir do dia 03 de agosto, com a inauguração do  Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais, implantado na sede regional da instituição, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

A criação do Centro de Formação tem o objetivo de fortalecer o contato entre a academia e os produtores rurais. Estão previstos programas de residência em propriedades rurais da região para estudantes da UFSB, bem como parcerias com instituições públicas, da sociedade civil e privadas para transferência de tecnologias e conhecimento gerados.

O decano do Centro de Formação, Daniel Piotto, acrescenta: “Através da construção de parceria com o Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC-CEPLAC), espera-se uma rápida expansão de atividades de pesquisa na região, abrindo a possibilidade de colocar o Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais como um centro de excelência nacional e internacional”.

A solenidade ocorrerá às 14:30 no Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais, localizado na CEPLAC.

Itabuna recebe a Caravana da Justiça Social

caravana 1

No aniversário de 106 anos de emancipação de Itabuna, a Caravana da Justiça Social ofertou à comunidade um grande mutirão de cidadania. Em sua sexta edição, a Caravana da Justiça Social desembarcou no Litoral Sul, em Itabuna, no início da semana, e desde a segunda-feira (25) vem realizando cursos de qualificação para os Conselheiros Tutelares dos municípios que compõem o Território de identidade do Litoral Sul, Monitoramento para os gestores e técnicos do Sistema único da Assistência Social (SUAS), e realizou cerca de 100 procedimentos odontológicos por dia, no Odontomóvel. Hoje foi o dia D das ações da Caravana, com um grande mutirão no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Sarinha, e as atividades seguem até amanhã (29), com o encerramento do curso de qualificação dos Conselheiros Tutelares.

Mais de mil pessoas da comunidade do Sarinha e região acessaram serviços de saúde – como testes de HIV, glicemia, aferimento de pressão e atendimento odontológico, no Odontomóvel; além de orientação jurídica, com a equipe da Defensoria Pública do Estado, informações sobre direitos do consumidor, com o Procon Móvel, orientações para retirar a carteira do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, apresentações culturais, entre outras atividades.

caravana 3Para o secretário Geraldo Reis, a parceria da administração municipal é fundamental para garantir o sucesso das Caravanas. “Agradeço a receptividade e a parceria da administração municipal de Itabuna  para realização da sexta edição da Caravana da Justiça Social. Uma orientação do governador Rui Costa, no âmbito do Pacto pela Vida, de fortalecer as ações sociais para a defesa e garantia de direitos das pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário, acrescentando que “além dos serviços ofertados, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento de vínculos entre a comunidade, incentivando a ocupação dos equipamentos da área social, como este CSU, que oferece diariamente diversos serviços de cultura, arte e lazer para a comunidade local, a exemplo da FICC”, finalizou Reis, fazendo referência à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, que oferece atividades como balé, capoeira, dança afro, violão, violino, para cerca de 2 mil pessoas, no CSU do Sarinha.
caravana 2Dona Marici Ferreira Santiago, moradora do bairro do Sarinha, foi ao mutirão retirar a segunda via da certidão de nascimento para a filha e aprovou o serviço: “O atendimento aqui está muito bom, as pessoas orientam a gente, minha sobrinha também fez o agendamento para retirada da segunda via da certidão de nascimento. A gente precisa disso, é uma maneira de acolhimento”, disse. Já Elenildes de Souza, além de retirar a segunda via da certidão de nascimento, também aproveitou para pegar orientações no Procon: “Eu comprei um celular e eles me ofereceram um seguro contra perda ou roubo. Quando precisei do seguro eles não garantiram. Agora, com as orientações que recebi, sei que tenho direitos e como fazer para registrar minha queixa”, afirmou.

Porque Cuba é uma potência olímpica?

cuba rv 2

Reportagem do UOL Esporte mostra porque mesmo em meio a uma crise econômica que dura décadas  por conta do embargo pelos Estados Unidos após a revolução comandada por Fidel Castro e se agravou com o fim da União Soviética, Cuba se mantém, como potência olímpica.

Veja a reportagem no link abaixo.

http://www.uol/olimpiadas/especiais/cuba

 

44,3% das famílias brasileiras possuem pelo menos um cachorro e 17,7%, um gato

ernest mesa

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP e encomendada pela fabricante de alimentos para animais Mars Brasil traçou o perfil de comportamento dos donos de pets e apontou as principais diferenças entre proprietários de cães e gatos. No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e 17,7% ao menos um gato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, há no total 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos no país. 

Voluntárias realizam inserção de DIU para mulheres de baixa renda

Mulheres de baixa renda em idade fértil tiveram, nesta quinta-feira (28), a chance de prevenir a gravidez indesejada, a partir da colocação gratuita de dispositivos intrauterinos, conhecidos como DIU, no Hospital Professor Eládio Lasserre, no bairro de Cajazeiras II, em Salvador.

diu 1A ação faz parte do Projeto Saúde da Mulher, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) com o objetivo de conscientizar o público feminino sobre o uso de métodos contraceptivos. “Fazemos todo o acompanhamento prévio para saber se a mulheres está em condições de utilizar o dispositivo. Analisamos diversos exames preventivos até as ações de colocação do DIU”, explica a coordenadora do projeto, Viviane Bastos.

diu 2A gerente comercial Regiane Pinheiro, 43 anos, já tem dois filhos adultos e não quer mais engravidar. Ela foi uma das primeiras a chegar ao hospital para realizar o procedimento. “Hoje em dia está tudo muito difícil. Sei do sacrifício que fiz para criar meus dois filhos e já encerrei a minha cota. Quero ter a segurança de não engravidar sem querer”, enfatiza Regiane.

Para Vanessa Sena, 19, a inserção gratuita do DIU dá tranquilidade. A jovem ressalta que não quer ser mãe sem se planejar. “Me considero muito nova para ter filho e ainda nem comecei a cursar a faculdade. Quero me formar no curso de farmácia e me estruturar financeiramente antes de ficar gestante”, explica.

Na rede privada, cada mulher teria que desembolsar, em média, R$ 600 para realizar os exames e o procedimento. De acordo com a ginecologista Nádia Tiúba, qualquer mulher em idade fértil pode fazer uso do DIU, a única restrição é estar grávida. Por esta razão, além dos exames preventivos e a ultrassom, as mulheres passaram pelo Beta HCG (teste de gravidez).

 

“Esse é um procedimento para evitar uma gravidez acidental, mas não substitui o uso da camisinha, que tem entre suas funções evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis“, destaca Nadja

A defesa de Dilma contra o Golpe

dilma 2(Brasil 247)- A defesa da presidente eleita Dilma Rousseff entregou, nesta quinta-feira (28), na Comissão Processante do Impeachment no Senado, os documentos com as alegações finais do processo. A peça, com cerca de 500 páginas, foi entregue pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, um dos advogados da defesa de Dilma.

“É uma peça que sintetiza todas as provas que foram reunidas ao longo desse período: testemunhas, perícias, prova documental. Tudo aquilo está sintetizado, e é feita uma análise das duas denúncias”, explicou Cardozo. Segundo o advogado, na peça da defesa também foram abordados vários fatos que surgiram ao longo desse processo. “Um deles, muito importante, foi a proposta de arquivamento que o Ministério Público Federal fez relativamente ao inquérito que tratava das pedaladas.”

Cardozo mostrou-se confiante na possibilidade de os senadores absolverem Dilma.

“Se for um julgamento justo, mesmo político, a absolvição é clara, não há prova nenhuma”, afirmou o advogado.

Ele acrescentou que há a possibilidade de a presidente fazer sua própria defesa no julgamento final do processo de impeachment, que ocorrerá no Plenário do Senado, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

“Eu só acho que o relator, o senador Anastasia, vai ter muita dificuldade em cumprir a ordem do partido dele, talvez ele cumpra. Mas vai ter muita dificuldade, porque é difícil dizer que exista alguma situação que permita a sustentação, com validade, desse impeachment”, disse.

As alegações finais da defesa de Dilma serão agora analisadas pelo relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que deverá apresentar seu parecer sobre o processo até o dia 2 de agosto, quando o relatório será lido na comissão processante.

Acesse aqui a íntegra das alegações finais.

EM DEFESA DA GRATUIDADE DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, entidade que congrega 45 instituições públicas de ensino superior, vem a público formalizar veemente repúdio ao teor do Editorial veiculado pelo Jornal “O Globo” de 24 de julho do corrente que propõe o fim da gratuidade no ensino superior público no Brasil.

Equivocadamente apresentada como possível solução para a crise fiscal que se abate sobre o País, a proposta afronta o princípio constitucional consagrado pelo Inciso IV do Art. 206 da Constituição Federal, rompendo com uma conquista do conjunto da população brasileira, além de se apresentar ancorada na falsa premissa de que a gratuidade seria causadora de concentração de renda.

Respaldadas por seu sólido histórico de ações voltadas ao enfrentamento das graves distorções sociais em nosso País, o conjunto das Universidades Públicas Estaduais e Municipais filiadas à ABRUEM reafirmam a defesa intransigente da gratuidade de ensino como instrumento efetivo de democratização do acesso ao ensino superior de qualidade.

Brasília, 27 de julho de 2016.

Reitora

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

Presidente

Uma cidade de portas e de braços abertos

itabuna aerea (2)

Daniel Thame

No princípio eram os sergipanos e os árabes (aqui chamados de turcos, embora fossem majoritariamente libaneses). Uns fugindo da seca e da fome, outros fugindo da fome e de guerras tribais e/ou religiosas no Império Otomano.

Ambos em busca de um Eldorado localizado nas matas do litoral sul da Bahia, em cujas árvores brotavam frutos de ouro. Tudo ao alcance das mãos e do trabalho árduo, posto que mesmo árvores carregadas de ouro não brotam do chão, assim sem mais nem menos.

Quis o destino, Deus ou Alah. a depender da fé da cada um, ou simplesmente o destino, para os que não professassem fé alguma, que sertanejos e árabes se encontrassem num arraial localizado algumas léguas acima de Ilhéus, já então uma cidade com ares de metrópole, dominada por coronéis de romance e povoadas de senhoras castas e damas dadivosas, que um certo Jorge Amado iria eternizar poucas décadas depois.

O arraial, às margens de um rio tão caudaloso que recebeu o nome de Cachoeira, atendia pelo singelo nome de Tabocas.

Severinos e Kalids, Teixeiras e Marons, Alves e Berberts, Oliveiras e Kruschewskys, Silvas  e Lavinskys, Bastos e Chaloubs, Leones e Midlejs, Barretos e Wenses, Dantas e Laythnners.

Todos eles recebidos de braços abertos para que fizessem fama e fortuna Uns fizeram fama, outros fizeram fortuna. Uns poucos fizeram ambas as coisas.

Mas todos, indistintamente, fizeram deste pedaço de chão a sua pátria definitiva, porque pátria não é necessariamente um espaço delimitado por fronteiras, mas a terra que se escolhe para viver.

E então, antes mesmo de Itabuna ser Itabuna, já era uma cidade com essa característica de abrigar todos aqueles que chegam em busca de uma oportunidade para começar ou recomeçar a vida.

Dizem os estudiosos da formação de cidades que toda localidade cortada por uma grande rodovia – no caso de Itabuna a BR 101, que liga o Sul/Sudeste com o Nordeste do Brasil – é naturalmente aberta ou receptiva.

Faz sentido, mas quando nem havia BR-101 e nem havia propriamente Itabuna, a efervescente Tabocas já era assim, como bem demonstraram os já citados sergipanos e árabes.

Está no DNA de Itabuna.

A essecódigo – digamos “genético” -, soma-se outro não menos fundamental para explicar uma cidade com uma capacidade absurda de driblar as crises provocadas pelo fruto que era mesmo de ouro, mas não era imune às pragas e, bem mais tarde, quase na virada do século XX, a bruxarias: o espírito empreendedor.

Baianos do sertão, sergipanos, capixabas, paulistas, mineiros gaúchos.

Aqui chegaram e plantaram sementes que frutificaram.

Manoel Chaves, um modesto comerciante vindo do sudoeste baiano, que aqui construiu um império e que seu filho, Helenilson Chaves, personificou na construção do Shopping Jequitibá, talvez seja o maior exemplo dessa saga empreendedora.

Mas há outros, como José Soares Pinheiro, José Oduque Teixeira, Edmar Margotto, Ervino Binow, Ailton Messias, Nicodemos Barreto, Oscar Marinho Falcão, Hugo Kaufmann e Valtério Teixeira. Visionários em seu tempo, transformadores de sonhos em  realidade.

Nestas primeiras duas décadas  do século XXI, uma nova geração dá sequência a essa chama empreendedora que não se apaga.

Estão aí os novos empreendimentos, desafiando a crise.
O ciclo do cacau se foi, mas Itabuna se reinventa como o maior polo regional de comércio, prestação de serviços, ensino superior, saúde privada e lazer/entretenimento.

E honrando a sua tradição e sua história continua de portas e braços abertos, recebendo com o carinho de cidade-mãe os novos filhos que aqui chegam e que, em pouco tempo, se convertem em legítimos itabunenses,  com muito orgulho.

Do sertanejo (sempre um forte), do árabe (sempre um obstinado) e dessa mistura de origens e raças surgiu uma raça única, especial: os grapiúnas.

Que, afinal de contas, somos todos nós, nesse chão adubado ao longos de décadas com sonhos, suor, esperança,  empreendedorismo, trabalho e uma confiança inabalável no futuro.

Itabuna sempre e para sempre!

(*) Daniel Thame é paulista por acaso do destino,
baiano por opção e grapiúna de alma e coração

TCM entrega lista dos “fichas sujas” ao TRE

 

tcmO presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou na tarde de quarta-feira (27/07) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios.

Faem parte da lista dos pre-candidatos a prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, do DEM, e Capitao Azevedo, do PTB.
Da lista a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e portanto são inelegíveis nas próximas eleições. Ao entregar a relação de gestores municipais que tiveram contas rejeitadas o presidente do TCM cumpriu dever imposto por lei a todos os órgãos de controle externo de contas públicas.

Lista de prefeitos com contas rejeitadas.

+| Leia a matéria completa »

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
julho 2016
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31